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Os três elementos para análise da complexidade de uma organização mais comumente identificados são: diferenciação horizontal, diferenciação vertical ou hierárquica e dispersão geográfica. A diferenciação horizontal refere-se
à quantidade de escritórios e filiais de vendas.
ao número de níveis hierárquicos existentes.
ao modo como são subdivididas as tarefas desempenhadas pela organização.
à forma como a autoridade é distribuída entre os diversos níveis da organização.
ao modo como a comunicação se processa entre as diversas equipes de trabalho.
As técnicas de classe, utilizadas para desenvolver habilidades sociais, podem incluir atividades como
estudos de caso e rotação de cargos.
atribuição de projetos e rotação de cargos.
instrução programada e rotação de cargos.
leituras dirigidas e instruções programadas.
dramatização e jogos de negócios.
As provas situacionais aplicadas nos processos de seleção estão relacionadas
aos resultados do trabalho.
à avaliação da personalidade do candidato.
à solução de conflitos entre os candidatos.
às tarefas do cargo.
à avaliação de estilo de liderança.
Há pelo menos três conjuntos de objetivos adotados pelas organizações no gerenciamento do estresse e de seus efeitos na saúde. São eles: prevenção, reação oportuna e reabilitação. A reação oportuna é frequentemente baseada
no gerenciamento e na solução de problemas em grupo, a fim de melhorar a habilidade da organização de reconhecer os problemas, conforme surgem, e lidar com eles.
na oferta de apoio para ajudar os trabalhadores a enfrentar os problemas de segurança existentes no ambiente de trabalho.
no controle dos riscos e exposições decorrentes de desenho inadequado do cargo e do treinamento realizado nos diferentes grupos.
nos conceitos da ergonomia que prevêem que os movimentos dos colaboradores na operação de suas tarefas devem respeitar a compleição física de cada um.
na ação de se reduzir todas as variáveis externas ao trabalho que possam provocar reações que levem ao estresse.
A teoria segundo a qual a motivação é baseada na avaliação feita por uma pessoa sobre a proporção de resultados ou recompensas, comparada com a mesma proporção referente a uma outra pessoa utilizada como paradigma, é denominada teoria
bifatorial.
da semelhança.
da equidade.
da expectativa.
da fixação de objetivos.
A teoria desenvolvida por Clayton Alderfer sustenta que as pessoas são motivadas por três tipos hierarquicamente dispostos de necessidades:
compreensão, aceitação e realização.
existência, relacionamento e crescimento.
realização, afiliação e poder.
separação, integração e realização.
autoestima, segurança e poder.
Na abordagem do Grid Gerencial, desenvolvida por Blake e Mouton (1976), o líder 9,9 é considerado como sendo o tipo mais eficaz, pois se preocupa com
os resultados e a definição de critérios de qualidade para com o trabalho que deve ser apresentado pelo colaborador.
a definição de metas específicas para cada colaborador e com a técnica de trabalho a ser praticada.
o nível de maturidade emocional de cada colaborador e com a prática da melhor técnica de influência para alcançar resultados.
as pessoas e a produção ao mesmo tempo.
o índice de satisfação nas pesquisas de clima organizacional e com os resultados.
A entrevista de avaliação de desempenho constitui-se numa série de técnicas e procedimentos destinados a dinamizar o diálogo entre avaliador e avaliado. Entre estas técnicas está a entrevista positiva, em que o avaliador
utiliza muito pouco suas observações ou inferências pessoais, já que dispõe de muitas informações sobre o avaliado, permitindo-lhe uma avaliação mais objetiva e imparcial.
defronta-se com poucas e quase sempre imprecisas informações acerca do avaliado, razão pela qual deve inferir um juízo de valor sobre o desempenho apresentado.
possui informações de várias pessoas que fazem o uso do trabalho do avaliado, o que lhe possibilita uma visão mais imparcial sobre o desempenho apresentado.
obtém a sua opinião e revela a opinião do revisor da avaliação (chefe mediato do avaliado), gerando desta forma uma noção mais clara do impacto do desempenho do avaliado em relação às suas oportunidades de carreiras.
utiliza uma grande gama de informações obtidas por várias fontes da empresa, com a intenção de conscientizar o avaliado sobre seus pontos positivos e sobre o desenvolvimento em sua atual função.
A premissa inicial de Freud era de que há conexões entre todos os eventos mentais. Quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estão
no pré-consciente.
na consciência.
no subconsciente.
no prazer.
no inconsciente.
Freud acreditava que os sonhos e os atos falhos são meios disfarçados de expressar
impulsos inconscientes.
pulsões conscientes.
energia psíquica.
um elo de comunicação entre consciente e inconsciente.
os desejos sexuais reprimidos.
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