Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Os três elementos para análise da complexidade de uma organização mais comumente identificados são: diferenciação horizontal, diferenciação vertical ou hierárquica e dispersão geográfica. A diferenciação horizontal refere-se

  • A.

    à quantidade de escritórios e filiais de vendas.

  • B.

    ao número de níveis hierárquicos existentes.

  • C.

    ao modo como são subdivididas as tarefas desempenhadas pela organização.

  • D.

    à forma como a autoridade é distribuída entre os diversos níveis da organização.

  • E.

    ao modo como a comunicação se processa entre as diversas equipes de trabalho.

As técnicas de classe, utilizadas para desenvolver habilidades sociais, podem incluir atividades como

  • A.

    estudos de caso e rotação de cargos.

  • B.

    atribuição de projetos e rotação de cargos.

  • C.

    instrução programada e rotação de cargos.

  • D.

    leituras dirigidas e instruções programadas.

  • E.

    dramatização e jogos de negócios.

As provas situacionais aplicadas nos processos de seleção estão relacionadas

  • A.

    aos resultados do trabalho.

  • B.

    à avaliação da personalidade do candidato.

  • C.

    à solução de conflitos entre os candidatos.

  • D.

    às tarefas do cargo.

  • E.

    à avaliação de estilo de liderança.

Há pelo menos três conjuntos de objetivos adotados pelas organizações no gerenciamento do estresse e de seus efeitos na saúde. São eles: prevenção, reação oportuna e reabilitação. A reação oportuna é frequentemente baseada

  • A.

    no gerenciamento e na solução de problemas em grupo, a fim de melhorar a habilidade da organização de reconhecer os problemas, conforme surgem, e lidar com eles.

  • B.

    na oferta de apoio para ajudar os trabalhadores a enfrentar os problemas de segurança existentes no ambiente de trabalho.

  • C.

    no controle dos riscos e exposições decorrentes de desenho inadequado do cargo e do treinamento realizado nos diferentes grupos.

  • D.

    nos conceitos da ergonomia que prevêem que os movimentos dos colaboradores na operação de suas tarefas devem respeitar a compleição física de cada um.

  • E.

    na ação de se reduzir todas as variáveis externas ao trabalho que possam provocar reações que levem ao estresse.

A teoria segundo a qual a motivação é baseada na avaliação feita por uma pessoa sobre a proporção de resultados ou recompensas, comparada com a mesma proporção referente a uma outra pessoa utilizada como paradigma, é denominada teoria

  • A.

    bifatorial.

  • B.

    da semelhança.

  • C.

    da equidade.

  • D.

    da expectativa.

  • E.

    da fixação de objetivos.

A teoria desenvolvida por Clayton Alderfer sustenta que as pessoas são motivadas por três tipos hierarquicamente dispostos de necessidades:

  • A.

    compreensão, aceitação e realização.

  • B.

    existência, relacionamento e crescimento.

  • C.

    realização, afiliação e poder.

  • D.

    separação, integração e realização.

  • E.

    autoestima, segurança e poder.

Na abordagem do Grid Gerencial, desenvolvida por Blake e Mouton (1976), o líder 9,9 é considerado como sendo o tipo mais eficaz, pois se preocupa com

  • A.

    os resultados e a definição de critérios de qualidade para com o trabalho que deve ser apresentado pelo colaborador.

  • B.

    a definição de metas específicas para cada colaborador e com a técnica de trabalho a ser praticada.

  • C.

    o nível de maturidade emocional de cada colaborador e com a prática da melhor técnica de influência para alcançar resultados.

  • D.

    as pessoas e a produção ao mesmo tempo.

  • E.

    o índice de satisfação nas pesquisas de clima organizacional e com os resultados.

A entrevista de avaliação de desempenho constitui-se numa série de técnicas e procedimentos destinados a dinamizar o diálogo entre avaliador e avaliado. Entre estas técnicas está a entrevista positiva, em que o avaliador

  • A.

    utiliza muito pouco suas observações ou inferências pessoais, já que dispõe de muitas informações sobre o avaliado, permitindo-lhe uma avaliação mais objetiva e imparcial.

  • B.

    defronta-se com poucas e quase sempre imprecisas informações acerca do avaliado, razão pela qual deve inferir um juízo de valor sobre o desempenho apresentado.

  • C.

    possui informações de várias pessoas que fazem o uso do trabalho do avaliado, o que lhe possibilita uma visão mais imparcial sobre o desempenho apresentado.

  • D.

    obtém a sua opinião e revela a opinião do revisor da avaliação (chefe mediato do avaliado), gerando desta forma uma noção mais clara do impacto do desempenho do avaliado em relação às suas oportunidades de carreiras.

  • E.

    utiliza uma grande gama de informações obtidas por várias fontes da empresa, com a intenção de conscientizar o avaliado sobre seus pontos positivos e sobre o desenvolvimento em sua atual função.

A premissa inicial de Freud era de que há conexões entre todos os eventos mentais. Quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estão

  • A.

    no pré-consciente.

  • B.

    na consciência.

  • C.

    no subconsciente.

  • D.

    no prazer.

  • E.

    no inconsciente.

Freud acreditava que os sonhos e os atos falhos são meios disfarçados de expressar

  • A.

    impulsos inconscientes.

  • B.

    pulsões conscientes.

  • C.

    energia psíquica.

  • D.

    um elo de comunicação entre consciente e inconsciente.

  • E.

    os desejos sexuais reprimidos.

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