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O processo de escolha na captação de pessoas em uma abordagem tradicional, é realizada observando-se a adequação da pessoa para o cargo. Na abordagem por competências observa-se a adequação para
com as metas financeiras da empresa.
as tarefas a serem executadas.
uma trajetória específica.
atingir os objetivos esperados.
as funções exigidas.
Para Carl G. Jung, as funções sensação e intuição são classificadas juntas, como formas de
ordenar ideias.
tomar decisões.
compreender o mundo.
expressar sentimentos.
apreender informações.
As provas de conhecimentos são utilizadas nos processos de seleção de pessoal para avaliar o nível de conhecimentos gerais e específicos dos candidatos exigidos para o cargo ao qual se candidatam. Ao classificá-las pela sua forma de aplicação, elas podem ser provas
gerais, específicas ou de conhecimentos técnicos.
orais, escritas ou de realização.
tradicionais, objetivas ou de alternativas simples.
múltipla escolha, ordenação ou dissertativa.
abertas, de habilidades ou de conhecimentos gerais.
A entrevista comportamental com foco em competências é estrategicamente estruturada para
pesquisar momentos na vida da pessoa no qual ela apresentou dificuldades para concluir tarefas.
investigar o conhecimento técnico da pessoa na resolução de uma situação-problema.
pesquisar a estrutura de aprendizagem que irá possibilitar o desenvolvimento de competências.
analisar situações onde a pessoa demonstrou elevada motivação para lidar com as relações interpessoais.
investigar o comportamento passado da pessoa em uma situação similar da competência a ser investigada.
Ao se estabelecer um sistema de competências, elas podem ser hierarquizadas da seguinte maneira: competências essenciais à organização, competências funcionais, competências gerenciais e competências individuais. As competências funcionais se referem a competências que
cada área ou departamento precisa construir e que são próprias de sua atividade especializada.
cada função ou cargo deve possuir para atingir os objetivos individuais estabelecidos.
cada profissional deve possuir para atuar em determinada organização.
a organização precisa construir para manter vantagem competitiva e sustentabilidade.
os executivos devem construir para exercer a liderança.
Com a adoção da gestão por competências, foi possível as organizações integrar a esse sistema o conceito de complexidade, que permite estabelecer diferentes níveis de desempenho para uma determinada competência. Para auxiliar no estabelecimento desses níveis pode-se utilizar os estágios de desenvolvimento de Dalton e Thompson (1993) descritos como
executor, analítico, supervisor e aconselhador.
iniciante, profissional dependente, influenciador e criador.
aprendiz, profissional independente, integrador e estrategista.
trainee, profissional de nível médio, profissional de nível superior e gestor.
operacional, tático, multifuncional e estratégico.
Tradicionalmente, competência é definida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que as pessoas desenvolvam seu trabalho. Atualmente, esse enfoque tem se mostrado pouco instrumental e discussões mais recentes consideram um quarto elemento, que se refere ao conceito de
expectativa.
entrega.
motivação.
personalidade.
adequação.
Existem quatro modos distintos de administrar conflitos: acomodação, dominação, compromisso e solução integrativa de problemas. Na solução integrativa de problemas busca-se
encontrar uma solução que atenda aos interesses de todas as partes envolvidas.
encobrir o conflito, diminuindo sua importância e aguardando que ele se resolva por si só.
impor uma solução considerada a mais adequada para resolver de forma rápida e precisa o conflito.
encontrar uma solução que satisfaça parcialmente aos envolvidos.
rejeitar discussões que não se baseiem em dados e fatos mensuráveis.
O treinamento de instruções no cargo utiliza quatro passos designados:
instruir, observar, retornar e liberar.
experimentar, ajustar, supervisionar e avaliar.
explorar, executar, refazer e testar.
dizer, mostrar, fazer e rever.
sistematizar, opinar, desempenhar e generalizar.
Os programas de treinamento devem ser avaliados em quatro níveis:
assimilação, percepção, repetição e aplicação.
compreensão, percepção, atitude e aplicação.
aplicação, percepção, repetição e atitude.
compreensão, percepção, aplicação e repetição.
reação, aprendizagem, comportamento e resultados.
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