Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de escolha na captação de pessoas em uma abordagem tradicional, é realizada observando-se a adequação da pessoa para o cargo. Na abordagem por competências observa-se a adequação para

  • A.

    com as metas financeiras da empresa.

  • B.

    as tarefas a serem executadas.

  • C.

    uma trajetória específica.

  • D.

    atingir os objetivos esperados.

  • E.

    as funções exigidas.

Para Carl G. Jung, as funções sensação e intuição são classificadas juntas, como formas de

  • A.

    ordenar ideias.

  • B.

    tomar decisões.

  • C.

    compreender o mundo.

  • D.

    expressar sentimentos.

  • E.

    apreender informações.

As provas de conhecimentos são utilizadas nos processos de seleção de pessoal para avaliar o nível de conhecimentos gerais e específicos dos candidatos exigidos para o cargo ao qual se candidatam. Ao classificá-las pela sua forma de aplicação, elas podem ser provas

  • A.

    gerais, específicas ou de conhecimentos técnicos.

  • B.

    orais, escritas ou de realização.

  • C.

    tradicionais, objetivas ou de alternativas simples.

  • D.

    múltipla escolha, ordenação ou dissertativa.

  • E.

    abertas, de habilidades ou de conhecimentos gerais.

A entrevista comportamental com foco em competências é estrategicamente estruturada para

  • A.

    pesquisar momentos na vida da pessoa no qual ela apresentou dificuldades para concluir tarefas.

  • B.

    investigar o conhecimento técnico da pessoa na resolução de uma situação-problema.

  • C.

    pesquisar a estrutura de aprendizagem que irá possibilitar o desenvolvimento de competências.

  • D.

    analisar situações onde a pessoa demonstrou elevada motivação para lidar com as relações interpessoais.

  • E.

    investigar o comportamento passado da pessoa em uma situação similar da competência a ser investigada.

Ao se estabelecer um sistema de competências, elas podem ser hierarquizadas da seguinte maneira: competências essenciais à organização, competências funcionais, competências gerenciais e competências individuais. As competências funcionais se referem a competências que

  • A.

    cada área ou departamento precisa construir e que são próprias de sua atividade especializada.

  • B.

    cada função ou cargo deve possuir para atingir os objetivos individuais estabelecidos.

  • C.

    cada profissional deve possuir para atuar em determinada organização.

  • D.

    a organização precisa construir para manter vantagem competitiva e sustentabilidade.

  • E.

    os executivos devem construir para exercer a liderança.

Com a adoção da gestão por competências, foi possível as organizações integrar a esse sistema o conceito de complexidade, que permite estabelecer diferentes níveis de desempenho para uma determinada competência. Para auxiliar no estabelecimento desses níveis pode-se utilizar os estágios de desenvolvimento de Dalton e Thompson (1993) descritos como

  • A.

    executor, analítico, supervisor e aconselhador.

  • B.

    iniciante, profissional dependente, influenciador e criador.

  • C.

    aprendiz, profissional independente, integrador e estrategista.

  • D.

    trainee, profissional de nível médio, profissional de nível superior e gestor.

  • E.

    operacional, tático, multifuncional e estratégico.

Tradicionalmente, competência é definida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que as pessoas desenvolvam seu trabalho. Atualmente, esse enfoque tem se mostrado pouco instrumental e discussões mais recentes consideram um quarto elemento, que se refere ao conceito de

  • A.

    expectativa.

  • B.

    entrega.

  • C.

    motivação.

  • D.

    personalidade.

  • E.

    adequação.

Existem quatro modos distintos de administrar conflitos: acomodação, dominação, compromisso e solução integrativa de problemas. Na solução integrativa de problemas busca-se

  • A.

    encontrar uma solução que atenda aos interesses de todas as partes envolvidas.

  • B.

    encobrir o conflito, diminuindo sua importância e aguardando que ele se resolva por si só.

  • C.

    impor uma solução considerada a mais adequada para resolver de forma rápida e precisa o conflito.

  • D.

    encontrar uma solução que satisfaça parcialmente aos envolvidos.

  • E.

    rejeitar discussões que não se baseiem em dados e fatos mensuráveis.

O treinamento de instruções no cargo utiliza quatro passos designados:

  • A.

    instruir, observar, retornar e liberar.

  • B.

    experimentar, ajustar, supervisionar e avaliar.

  • C.

    explorar, executar, refazer e testar.

  • D.

    dizer, mostrar, fazer e rever.

  • E.

    sistematizar, opinar, desempenhar e generalizar.

Os programas de treinamento devem ser avaliados em quatro níveis:

  • A.

    assimilação, percepção, repetição e aplicação.

  • B.

    compreensão, percepção, atitude e aplicação.

  • C.

    aplicação, percepção, repetição e atitude.

  • D.

    compreensão, percepção, aplicação e repetição.

  • E.

    reação, aprendizagem, comportamento e resultados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...