Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A visão interacionista considera que o conflito é

  • A.

    inevitável e poderá ser ou não gerenciado.

  • B.

    contraproducente e deve ser evitado.

  • C.

    uma ocorrência natural nos grupos e nas organizações e devem ser aceitos.

  • D.

    necessário para o desempenho eficaz de um grupo.

  • E.

    sinônimo de irracionalidade e causa prejuízos a organização.

Likert definiu quatro perfis organizacionais, considerando variáveis como processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Um desses perfis é o consultivo. Nas organizações que adotam esse sistema administrativo, as decisões são

  • A.

    delegadas para a base e em situações de emergência a cúpula assume as consequências da decisão tomada.

  • B.

    participativas, a opinião das pessoas é considerada na definição das políticas e diretrizes da organização, e certas decisões específicas são delegadas e depois submetidas a aprovação.

  • C.

    centralizadas na cúpula, mas há a possibilidade de delegar decisões de caráter rotineiro e repetitivo e sujeitas a aprovação posterior, prevalecendo o aspecto centralizador.

  • D.

    realizadas em sistema de colegiado, sendo que as ocorrências imprevistas e não rotineiras devem ser levadas à cúpula para resolução.

  • E.

    delegadas parcialmente para o nível gerencial, que deve centralizar as decisões de caráter rotineiro e repetitivo, e levar à cúpula situações que fogem ao padrão.

Uma equipe multifuncional é formada por profissionais

  • A.

    de diferentes níveis hierárquicos, que se reúnem para uma tomada de decisão estratégica.

  • B.

    que utilizam a tecnologia de informação para reunir membros fisicamente dispersos, para atingir objetivos comuns.

  • C.

    de igual nível hierárquico, mas oriundos de diferentes setores da organização, que se reúnem para cumprir uma tarefa.

  • D.

    que se reúnem para discutir meios de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.

  • E.

    com atividades muito relacionadas e interdependentes, que assumem responsabilidades de supervisão mútua.

As teorias cognitivistas sobre motivação, pressupõem que os indivíduos

  • A.

    procurem liberar suas tensões, evitando punições.

  • B.

    respondem no presente de acordo com respostas aprendidas no passado.

  • C.

    possuem representações internalizadas de seu ambiente.

  • D.

    possuem comportamento não direcionado.

  • E.

    são estimulados somente por recompensas financeiras.

Várias perspectivas são consideradas para o estudo e compreensão da liderança. A abordagem do comportamento pressume que

  • A.

    certos comportamentos do líder serão eficientes não importando qual a situação.

  • B.

    certas características das pessoas farão delas bons líderes.

  • C.

    certos comportamentos do líder definem sua estrutura motivacional.

  • D.

    certas características das pessoas possibilitam o controle de situações junto à equipe.

  • E.

    certos comportamentos do líder facilitam o alcance dos objetivos.

O poder de liderança pode ter origem em duas fontes: o poder de posição e o poder pessoal. O poder de posição pode ser dividido em três subtipos: o poder

  • A.

    de realização, de decisão e motivacional.

  • B.

    de especialização, de referência e de influência.

  • C.

    técnico, carismático e de empowerment.

  • D.

    de transformação, de mando e de comunicação.

  • E.

    legítimo, de recompensa e coercitivo.

A segurança no trabalho é definida como: uma série de medidas técnicas, médicas e psicológicas, destinadas a prevenir os acidentes profissionais, educando os trabalhadores de maneira a evitá-los, como também procedimentos

  • A.

    para aumentar a lucratividade da empresa, por meio da diminuição de gastos com despesas médicas.

  • B.

    capazes de eliminar as condições inseguras do ambiente de trabalho.

  • C.

    que exerçam o poder de inibir os trabalhadores a adotarem comportamentos de risco no ambiente de trabalho.

  • D.

    rígidos para inibir condutas inadequadas dos trabalhadores na execução do trabalho.

  • E.

    ergonômicos que viabilizem o alcance de resultados diferenciados para a empresa.

As equipes de trabalho, após seu nascimento ou sua formação, passam por diferentes fases até atingir o estágio em que o desempenho das tarefas é favorecido. Tais fases são: formação, conflito, normatização, desempenho e desintegração. A fase de normatização se caracteriza

  • A.

    pela efetiva execução das atividades.

  • B.

    pelo início do processo de ajuste ou negociação entre os membros da equipe.

  • C.

    pela necessidade dos membros da equipe de realizarem contatos com vistas à realização do trabalho.

  • D.

    pela coesão e identificação dos membros da equipe.

  • E.

    pela definição clara dos papéis, responsabilidades, metodologias de trabalho e processo de relacionamento interpessoal.

Justifica-se a atenção dada à infância e à adolescência pelo fato de crianças e jovens serem pessoas

  • A.

    perigosas, cabendo monitorá-las para que não exerçam violência sobre suas famílias e comunidades.

  • B.

    fragilizadas, sujeitas a todas as modalidades de escravidão, tais como trabalho forçado, exploração sexual e tráfico de drogas.

  • C.

    indefesas, tanto que podem ser recrutadas e forçadas a participar de conflitos armados.

  • D.

    imaturas para lutar e garantir seus direitos por estarem em desenvolvimento, merecendo proteção especial.

  • E.

    manipuláveis para exercer trabalhos em atividades que requeiram posições político partidárias.

Distinguem-se atualmente em psicodinâmica do trabalho dois tipos de julgamento (Dejours, 1993b):

  • A.

    percepção e sensação.

  • B.

    conformidade e rejeição.

  • C.

    utilidade e beleza.

  • D.

    conformidade e percepção.

  • E.

    aceitação e rejeição.

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