Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A cooperação é, segundo Piaget, uma das condições necessárias para o desenvolvimento cognitivo e moral das crianças, justamente por permitir que elas

  • A.

    vivenciem uma relação hierárquica entre pares, apreendida como igual à mantida com o adulto.

  • B.

    explorem reações emocionais, notadamente quando em interação com parceiros de outro sexo.

  • C.

    se coloquem no ponto de vista do outro, algo que exige a descentração do pensamento.

  • D.

    lidem com situações de dominação e submissão próprias da heteronomia para construir sua autonomia.

  • E.

    experimentem situações coletivas centrais e importantes para a trajetória escolar de sucesso.

A Psicopatologia do Trabalho é levada a pesquisar em primeiro lugar o que, no Trabalho, está dialeticamente oposto

  • A.

    à motivação.

  • B.

    à sobrevivência.

  • C.

    à necessidade.

  • D.

    ao desejo.

  • E.

    à organização.

Há dois grupos de indicadores de reações de estresse no trabalho. Os relacionados com

  • A.

    os fatores negativos diagnosticados na pesquisa de clima organizacional e aqueles associados à utilização dos programas de qualidade de vida.

  • B.

    as condições materiais e aqueles associados às condições financeiras oferecidas ao trabalhador na empresa.

  • C.

    o estilo de gerenciamento oferecido e aqueles associados às políticas de motivação e remuneração.

  • D.

    fatores negativos diagnosticados na pesquisa de clima organizacional e aqueles associados ao índice de afastamento por doenças crônicas.

  • E.

    as condições de saúde e aqueles associados ao desempenho do trabalhador na empresa.

Freudenberger criou a expressão Staff Burnout para descrever uma síndrome composta por

  • A.

    estresse, dissociação psíquica e paranoia em trabalhadores da saúde mental.

  • B.

    exaustão, desilusão e isolamento em trabalhadores da saúde mental.

  • C.

    alucinações (auditivas e visuais), dissociação psíquica e fobia em trabalhadores da saúde mental.

  • D.

    fuga, pânico e dissociação psíquica em trabalhadores da saúde mental.

  • E.

    alucinações (auditivas e visuais), sentimento de perseguição e pânico em trabalhadores da saúde mental.

O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social, e os seus impactos e prejuízos são arcados ou imputados em diferentes graus sobrepostos. No nível organizacional podem-se citar os seguintes efeitos nocivos:

  • A.

    afastamento de pessoal por doenças e acidentes de trabalho; aumento dos casos de estresse e depressão; turnover com custo de reposição e custos de imagem para os clientes.

  • B.

    perda do emprego; sentimento de nulidade e de injustiça; alcoolismo e agressividade.

  • C.

    afastamento dos familiares; alcoolismo; descrença e apatia.

  • D.

    perda do emprego; sentimento de nulidade e de injustiça; descrença e apatia.

  • E.

    sentimento de inutilidade; desprezo social; afastamento familiar e perda de clientes.

Fromm examinou documentos históricos para esboçar um retrato psicológico de uma pessoa de destaque, uma técnica denominada psico-história ou psicobiografia. O objeto do estudo psicobiográfico mais completo de Fromm foi Freud, mas ele também escreveu um extenso texto sobre a vida de Adolf Hitler. Fromm referia-se a Hitler como o exemplo mais notável de pessoa com síndrome

  • A.

    de desconexão.

  • B.

    da decomposição.

  • C.

    do narcisismo.

  • D.

    da alienação.

  • E.

    da falta de rigor.

Segundo Vygotski, o desenvolvimento e a aprendizagem

  • A.

    mantêm uma relação hierárquica entre si, na medida em que é o nível de maturação biológica que expande, consideravelmente, a capacidade de aprender.

  • B.

    são fenômenos isolados: aprendizagem segue o desenvolvimento, pois não se pode ensinar algo sem que haja o nível de desenvolvimento necessário para tal.

  • C.

    são processos equivalentes: sempre que se ensina algo para alguém e esse alguém aprende, é possível dizer que ocorreram, também, processos de desenvolvimento.

  • D.

    mantêm relações descontínuas entre si, pois em determinados momentos a predominância é do desenvolvimento e, em outros, da aprendizagem.

  • E.

    mantêm entre si relações recíprocas e contínuas: aprendizagem converte-se em desenvolvimento, o qual, por sua vez, cria novos patamares de aprendizagem.

O vetor − ou a direção − do desenvolvimento vai, para Vygotski,

  • A.

    do real para o proximal.

  • B.

    da periferia para o centro.

  • C.

    do social para o individual.

  • D.

    do centro para a periferia.

  • E.

    do individual para o social.

Na perspectiva vygotskiana, as funções psicológicas superiores são:

  • A.

    sígnicas, filogenéticas e discordantes.

  • B.

    instrumentais, biológicas e consensuais.

  • C.

    imediatas, biológicas e involuntárias.

  • D.

    mediadas, sociais e voluntárias.

  • E.

    peculiares, idiossincráticas e multiculturais.

As principais funções da linguagem, de acordo com Vygotski, são:

  • A.

    intercâmbio social, mediação e dialogia interativa.

  • B.

    socialização, expressão motriz e denotação conotativa.

  • C.

    comunicação, planejamento e autorregulação da conduta.

  • D.

    representação, sentidos orais e significados escritos.

  • E.

    interpretação, formação de conceitos e organização mental.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...