Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A cooperação é, segundo Piaget, uma das condições necessárias para o desenvolvimento cognitivo e moral das crianças, justamente por permitir que elas
vivenciem uma relação hierárquica entre pares, apreendida como igual à mantida com o adulto.
explorem reações emocionais, notadamente quando em interação com parceiros de outro sexo.
se coloquem no ponto de vista do outro, algo que exige a descentração do pensamento.
lidem com situações de dominação e submissão próprias da heteronomia para construir sua autonomia.
experimentem situações coletivas centrais e importantes para a trajetória escolar de sucesso.
A Psicopatologia do Trabalho é levada a pesquisar em primeiro lugar o que, no Trabalho, está dialeticamente oposto
à motivação.
à sobrevivência.
à necessidade.
ao desejo.
à organização.
Há dois grupos de indicadores de reações de estresse no trabalho. Os relacionados com
os fatores negativos diagnosticados na pesquisa de clima organizacional e aqueles associados à utilização dos programas de qualidade de vida.
as condições materiais e aqueles associados às condições financeiras oferecidas ao trabalhador na empresa.
o estilo de gerenciamento oferecido e aqueles associados às políticas de motivação e remuneração.
fatores negativos diagnosticados na pesquisa de clima organizacional e aqueles associados ao índice de afastamento por doenças crônicas.
as condições de saúde e aqueles associados ao desempenho do trabalhador na empresa.
Freudenberger criou a expressão Staff Burnout para descrever uma síndrome composta por
estresse, dissociação psíquica e paranoia em trabalhadores da saúde mental.
exaustão, desilusão e isolamento em trabalhadores da saúde mental.
alucinações (auditivas e visuais), dissociação psíquica e fobia em trabalhadores da saúde mental.
fuga, pânico e dissociação psíquica em trabalhadores da saúde mental.
alucinações (auditivas e visuais), sentimento de perseguição e pânico em trabalhadores da saúde mental.
O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social, e os seus impactos e prejuízos são arcados ou imputados em diferentes graus sobrepostos. No nível organizacional podem-se citar os seguintes efeitos nocivos:
afastamento de pessoal por doenças e acidentes de trabalho; aumento dos casos de estresse e depressão; turnover com custo de reposição e custos de imagem para os clientes.
perda do emprego; sentimento de nulidade e de injustiça; alcoolismo e agressividade.
afastamento dos familiares; alcoolismo; descrença e apatia.
perda do emprego; sentimento de nulidade e de injustiça; descrença e apatia.
sentimento de inutilidade; desprezo social; afastamento familiar e perda de clientes.
Fromm examinou documentos históricos para esboçar um retrato psicológico de uma pessoa de destaque, uma técnica denominada psico-história ou psicobiografia. O objeto do estudo psicobiográfico mais completo de Fromm foi Freud, mas ele também escreveu um extenso texto sobre a vida de Adolf Hitler. Fromm referia-se a Hitler como o exemplo mais notável de pessoa com síndrome
de desconexão.
da decomposição.
do narcisismo.
da alienação.
da falta de rigor.
Segundo Vygotski, o desenvolvimento e a aprendizagem
mantêm uma relação hierárquica entre si, na medida em que é o nível de maturação biológica que expande, consideravelmente, a capacidade de aprender.
são fenômenos isolados: aprendizagem segue o desenvolvimento, pois não se pode ensinar algo sem que haja o nível de desenvolvimento necessário para tal.
são processos equivalentes: sempre que se ensina algo para alguém e esse alguém aprende, é possível dizer que ocorreram, também, processos de desenvolvimento.
mantêm relações descontínuas entre si, pois em determinados momentos a predominância é do desenvolvimento e, em outros, da aprendizagem.
mantêm entre si relações recíprocas e contínuas: aprendizagem converte-se em desenvolvimento, o qual, por sua vez, cria novos patamares de aprendizagem.
O vetor − ou a direção − do desenvolvimento vai, para Vygotski,
do real para o proximal.
da periferia para o centro.
do social para o individual.
do centro para a periferia.
do individual para o social.
Na perspectiva vygotskiana, as funções psicológicas superiores são:
sígnicas, filogenéticas e discordantes.
instrumentais, biológicas e consensuais.
imediatas, biológicas e involuntárias.
mediadas, sociais e voluntárias.
peculiares, idiossincráticas e multiculturais.
As principais funções da linguagem, de acordo com Vygotski, são:
intercâmbio social, mediação e dialogia interativa.
socialização, expressão motriz e denotação conotativa.
comunicação, planejamento e autorregulação da conduta.
representação, sentidos orais e significados escritos.
interpretação, formação de conceitos e organização mental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...