Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A distância metafórica entre o que somos capazes de fazer sozinhos e o que somos capazes de fazer com a ajuda dos outros é denominada

  • A.

    zona de desenvolvimento real.

  • B.

    nível de desenvolvimento real.

  • C.

    nível de desenvolvimento próximo.

  • D.

    zona de desenvolvimento próximo.

  • E.

    nível de desenvolvimento retrospectivo.

O princípio de que as características de um objeto permanecem estáveis a despeito de mudanças na aparência recebe, nos estudos de Piaget, o nome de

  • A.

    simbolismo.

  • B.

    egocentrismo.

  • C.

    reversibilidade.

  • D.

    conservação.

  • E.

    majoração.

Para Piaget, quando as pessoas se dão conta de que aquilo que fizeram pode ser desfeito, ou seja, são capazes de pensar tanto do começo para o fim quanto do fim para o começo, elas adquiriram

  • A.

    assimilação reversa.

  • B.

    conservação de substância.

  • C.

    egocentrismo dialógico.

  • D.

    função simbólica.

  • E.

    pensamento reversível.

Na proposta piagetiana, a ação mental recebe o nome de

  • A.

    associação.

  • B.

    operação.

  • C.

    enunciação.

  • D.

    imitação.

  • E.

    assimilação.

Para Piaget, desequilíbrio refere-se a um estado de

  • A.

    instabilidade, no qual o modo atual de agir e de pensar não permite mais a solução de problemas.

  • B.

    insatisfação com a forma de se comportar, que leva à inadequação da conduta no meio social.

  • C.

    alteração emocional forte, ocasionada por conflitos nas estruturas que marcam os estágios operatórios.

  • D.

    falta de domínio das operações mentais lógicas, implicando desajustes sociais e emocionais.

  • E.

    descontrole da atividade motora, com claro prejuízo para as noções básicas de tempo e causalidade.

Para Piaget, um reflexo transforma-se em esquema de ação quando, por exemplo, o bebê

  • A.

    faz uso da chupeta.

  • B.

    coordena os membros inferiores.

  • C.

    engatinha com destreza.

  • D.

    chora quando a mãe se ausenta.

  • E.

    domina a noção de espaço.

Adaptação, na teoria piagetiana, refere-se ao estado provisório em que os organismos ou pessoas

  • A.

    articulam estruturas formais, criando uma forma de pensar menos dissociada da cultura.

  • B.

    classificam e organizam seus processos de pensamento em esquemas psicomotrizes amplos.

  • C.

    empregam a assimilação para atribuir significado aos eventos de sua experiência física.

  • D.

    estão em equilíbrio com o meio, efetuando trocas contínuas e sem ruptura com o meio físico e social.

  • E.

    apresentam um comportamento messiânico, em razão da descoberta do poder do pensamento.

De acordo com Piaget, cada estádio de desenvolvimento sinaliza

  • A.

    o advento de um novo equilíbrio que reorganiza as ações e/ou operações do sujeito.

  • B.

    a elaboração de uma ‘crise’ gerada por conflitos vividos pelos alunos na interação com a família.

  • C.

    a construção de funções psicológicas que se articulam com esquemas já construídos.

  • D.

    o equilíbrio elaborado na experiência dos sujeitos com os conhecimentos escolares.

  • E.

    a solução dada ao empírico, pelos diferentes sujeitos, no decorrer de sua experiência.

Em algumas escolas verifica-se a prática de recompensar ou enaltecer os alunos que obtiveram os melhores resultados. Estratégias desse tipo

  • A.

    Em algumas escolas verifica-se a prática de recompensar ou enaltecer os alunos que obtiveram os melhores resultados. Estratégias desse tipo

  • B.

    favorecem a competição, que estimula todos os alunos, igualmente, a apresentar seu melhor desempenho.

  • C.

    valorizam o desenvolvimento e o emprego adequado de diferentes estratégias de aprendizagem.

  • D.

    prestigiam os alunos disciplinados, automotivados e os ensinam a estabelecer metas de aprendizagem.

  • E.

    desconsideram o esforço e desmotivam aqueles que podem não ter as mesmas condições que os demais.

De acordo com Telma Weisz (2002), quando, numa atividade para verificar uma aprendizagem determinada, a maioria dos alunos vai mal, é certo que o professor não está acertando e precisa rever o seu encaminhamento. E, no caso da maioria dos alunos ir bem e alguns não, a conduta esperada da escola é

  • A.

    separar esses alunos do restante da classe, de modo que possam se estimular mutuamente sem a imposição do ritmo dos outros.

  • B.

    oferecer aos alunos outras atividades específicas, em classe ou em espaços alternativos, que possibilitem a superação de suas dificuldades.

  • C.

    deslocar esse professor para o atendimento especial a estes alunos que demonstram maior dificuldade de aprendizagem.

  • D.

    cuidar para que os mais lentos não atrapalhem o ritmo de aprendizagem dos mais rápidos, causando um prejuízo para toda a classe.

  • E.

    estipular um prazo para o professor trabalhar novamente com todos e propor uma atividade semelhante, verificando como vão os alunos.

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