Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A distância metafórica entre o que somos capazes de fazer sozinhos e o que somos capazes de fazer com a ajuda dos outros é denominada
zona de desenvolvimento real.
nível de desenvolvimento real.
nível de desenvolvimento próximo.
zona de desenvolvimento próximo.
nível de desenvolvimento retrospectivo.
O princípio de que as características de um objeto permanecem estáveis a despeito de mudanças na aparência recebe, nos estudos de Piaget, o nome de
simbolismo.
egocentrismo.
reversibilidade.
conservação.
majoração.
Para Piaget, quando as pessoas se dão conta de que aquilo que fizeram pode ser desfeito, ou seja, são capazes de pensar tanto do começo para o fim quanto do fim para o começo, elas adquiriram
assimilação reversa.
conservação de substância.
egocentrismo dialógico.
função simbólica.
pensamento reversível.
Na proposta piagetiana, a ação mental recebe o nome de
associação.
operação.
enunciação.
imitação.
assimilação.
Para Piaget, desequilíbrio refere-se a um estado de
instabilidade, no qual o modo atual de agir e de pensar não permite mais a solução de problemas.
insatisfação com a forma de se comportar, que leva à inadequação da conduta no meio social.
alteração emocional forte, ocasionada por conflitos nas estruturas que marcam os estágios operatórios.
falta de domínio das operações mentais lógicas, implicando desajustes sociais e emocionais.
descontrole da atividade motora, com claro prejuízo para as noções básicas de tempo e causalidade.
Para Piaget, um reflexo transforma-se em esquema de ação quando, por exemplo, o bebê
faz uso da chupeta.
coordena os membros inferiores.
engatinha com destreza.
chora quando a mãe se ausenta.
domina a noção de espaço.
Adaptação, na teoria piagetiana, refere-se ao estado provisório em que os organismos ou pessoas
articulam estruturas formais, criando uma forma de pensar menos dissociada da cultura.
classificam e organizam seus processos de pensamento em esquemas psicomotrizes amplos.
empregam a assimilação para atribuir significado aos eventos de sua experiência física.
estão em equilíbrio com o meio, efetuando trocas contínuas e sem ruptura com o meio físico e social.
apresentam um comportamento messiânico, em razão da descoberta do poder do pensamento.
De acordo com Piaget, cada estádio de desenvolvimento sinaliza
o advento de um novo equilíbrio que reorganiza as ações e/ou operações do sujeito.
a elaboração de uma crise gerada por conflitos vividos pelos alunos na interação com a família.
a construção de funções psicológicas que se articulam com esquemas já construídos.
o equilíbrio elaborado na experiência dos sujeitos com os conhecimentos escolares.
a solução dada ao empírico, pelos diferentes sujeitos, no decorrer de sua experiência.
Em algumas escolas verifica-se a prática de recompensar ou enaltecer os alunos que obtiveram os melhores resultados. Estratégias desse tipo
Em algumas escolas verifica-se a prática de recompensar ou enaltecer os alunos que obtiveram os melhores resultados. Estratégias desse tipo
favorecem a competição, que estimula todos os alunos, igualmente, a apresentar seu melhor desempenho.
valorizam o desenvolvimento e o emprego adequado de diferentes estratégias de aprendizagem.
prestigiam os alunos disciplinados, automotivados e os ensinam a estabelecer metas de aprendizagem.
desconsideram o esforço e desmotivam aqueles que podem não ter as mesmas condições que os demais.
De acordo com Telma Weisz (2002), quando, numa atividade para verificar uma aprendizagem determinada, a maioria dos alunos vai mal, é certo que o professor não está acertando e precisa rever o seu encaminhamento. E, no caso da maioria dos alunos ir bem e alguns não, a conduta esperada da escola é
separar esses alunos do restante da classe, de modo que possam se estimular mutuamente sem a imposição do ritmo dos outros.
oferecer aos alunos outras atividades específicas, em classe ou em espaços alternativos, que possibilitem a superação de suas dificuldades.
deslocar esse professor para o atendimento especial a estes alunos que demonstram maior dificuldade de aprendizagem.
cuidar para que os mais lentos não atrapalhem o ritmo de aprendizagem dos mais rápidos, causando um prejuízo para toda a classe.
estipular um prazo para o professor trabalhar novamente com todos e propor uma atividade semelhante, verificando como vão os alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...