Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conflitos sociais podem ganhar, na escola, duas feições distintas: a da rebeldia e a do ressentimento. Em ambos os casos, para combatê-los, os professores precisam assegurar aos alunos

  • A.

    o sucesso profissional que vem em decorrência do sucesso acadêmico, de modo a beneficiar a sociedade como um todo, social e economicamente.

  • B.

    o ingresso e a permanência bem sucedida na escola, combatendo a exclusão e possibilitando a apropriação/ produção de conhecimentos significativos.

  • C.

    a possibilidade de obterem estabilidade econômica e justiça social, de modo a contornar os efeitos perversos do individualismo e do desrespeito à diversidade.

  • D.

    a oferta de condições para que seus pais retornem à escola, pois isso promoverá a inserção da família na cultura letrada e o resgate de sua autoestima.

  • E.

    a construção de valores eternos e universalmente aceitos, sem os quais se perpetua a prática de atos violentos contra si e contra seus semelhantes.

Juca é um menino de 10 anos, que está no 4o ano do Ensino Fundamental. A professora está convencida de que ele tem muitos problemas cognitivos, pois ele simplesmente não consegue entender o que ela diz. Por exemplo, se todos os alunos identificam facilmente, a partir da posição de bolinhas em um aquário (uma flutuando na superfície da água, outra situada no meio do aquário e, por fim, uma colada ao seu fundo), qual é a mais pesada, Juca responde que a mais pesada é a que boiava. Indagado sobre essa resposta, o menino disse que a bolinha flutuante era pesadíssima, porque a lei da gravidade não tinha conseguido puxá-la para baixo. Essa resposta de Juca mostra que ele está

  • A.

    aferrado a seu próprio ponto de vista, o que dificulta em muito que ele entenda as aulas e acompanhe as atividades propostas.

  • B.

    apresentando um pensamento messiânico típico, pouco operante, no qual tudo é possível porque o real e suas restrições não são considerados.

  • C.

    sinalizando a presença de um déficit cognitivo, que explica a razão pela qual lhe é tão difícil acompanhar a classe.

  • D.

    lidando com hipóteses, afastando-se, segundo Piaget, do estádio operatório concreto e encaminhando- se para o operatório formal.

  • E.

    dando sinais de que precisa de acompanhamento especial, pois suas respostas não evidenciam domínio daquilo que lhe é ensinado.

Sofia briga constantemente com os colegas, rasga os trabalhos de seu grupo e não aceita a autoridade dos adultos presentes na escola. Já foi muitas vezes alertada de que seria preciso mudar seu comportamento. Uma boa estratégia para lidar com essa menina é

  • A.

    desfocar a atenção de Sofia, para que ela perceba que seu comportamento causa o afastamento das pessoas que são importantes para ela.

  • B.

    dar muitas atividades individuais para Sofia, de modo que ela não se envolva em disputas com seus colegas e nem destrua o trabalho do grupo.

  • C.

    enviar a menina, assim que começar a causar problemas, para a diretoria, avisando-a de que seus pais serão notificados sobre sua conduta.

  • D.

    discutir com a classe, na ausência de Sofia, como lidar de maneira adequada com os comportamentos agressivos que ela manifesta, ajudando-a a superá-los.

  • E.

    prestar mais atenção em Sofia, motivando-a para as mudanças pretendidas e elogiando todo e qualquer esforço nessa direção.

Em um grupo de estudos, um professor comenta que está em crise: acha até que vai abandonar o magistério porque só consegue ensinar alguns alunos. Uns, segundo ele, não conseguem acompanhar a classe, enquanto outros já conhecem o conteúdo trabalhado e se entediam nas aulas. Um colega sugere, acertadamente, que ele

  • A.

    reconheça que a construção do conhecimento é uma tarefa pessoal e intransferível, que requer um nível de desenvolvimento prévio dos alunos, sem o qual não é possível aprender.

  • B.

    verifique o que cada aluno sabe e, com base nisso, forme grupos heterogêneos, que realizem diferentes tarefas, uns ajudando os outros, recorrendo ao auxílio do professor quando necessário.

  • C.

    tente uma abordagem mais motivadora, na qual, de comum acordo com a classe, sejam combinados prêmios para quem se envolver nas atividades pedagógicas.

  • D.

    fique mais atento para questões que asseguram a sistematização dos conhecimentos apresentados, insistindo em atividades mnemônicas e de fixação.

  • E.

    proponha mais atividades mentais, que exijam menos conhecimentos, para que possa dar a devida valorização às habilidades e competências que quer alcançar.

Na mediação transformativa, a atenção do mediador se concentra nas necessidades dos disputantes e em sua relação. Os mediadores facilitam um processo pelo qual os próprios disputantes determinam o rumo e o resultado da

  • A.

    lide e investem em obrigatoriamente obter um acordo, já que este é o objetivo primeiro do processo.

  • B.

    mediação, não importando se isto acabará levando a um acordo ou não.

  • C.

    disputa, em que quem tiver a opção mais aplicável ganhará prioridade no acordo urgente.

  • D.

    solução, sendo que não é objetivo, neste momento, desenvolver a consciência social de que conflito e resultados precisam ser em consenso.

  • E.

    resolução do conflito, sem que se precise considerar que cada um tem seus motivos, pois o que importa é a assunção de um encaminhamento transformativo.

O treinamento na empresa pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local. Quanto à finalidade, o treinamento pode voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza-se a

  • A.

    melhoria nos relacionamentos interpessoais.

  • B.

    mudança de atitudes.

  • C.

    mudança de comportamentos.

  • D.

    mudança de valores.

  • E.

    aquisão de conhecimento.

Autoavaliação; avaliações psicológicas; administração por objetivos e centro de avaliações são técnicas de avaliação orientadas para

  • A.

    a ação imediata.

  • B.

    o passado.

  • C.

    o desempenho.

  • D.

    o futuro.

  • E.

    o presente.

A aplicação do coaching tem foco

  • A.

    na percepção positiva dos clientes externos; maior visibilidade no mercado e elevada produtividade.

  • B.

    na formação e aperfeiçoamento de competências; fortalecimento da confiança, via parceria, e o desenvolvimento integrado das pessoas da organização e na organização.

  • C.

    no aumento dos recursos materiais; percepção positiva dos clientes externos e aumento da maturidade das equipes.

  • D.

    na diminuição com gastos em treinamento e desenvolvimento; maior objetividade para com os processos de recursos humanos e aceitação da diversidade.

  • E.

    no aumento dos recursos financeiros; aceitação da diversidade e integração das equipes para o alcance de resultados diferenciados.

Balanced Scoprecard (BSC) é um sistema que surgiu com o intuito de avaliar o desempenho sob quatro perspectivas:

  • A.

    financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

  • B.

    recursos, competências, desempenho e resultados.

  • C.

    competências, desempenho, produtividade e resultados.

  • D.

    fatores de desempenho, objetivos pré-definidos, competências e resultados.

  • E.

    dos clientes internos, dos clientes externos, do desempenho percebido pelo colaborador e dos resultados.

Os grupos informais surgem da interação entre os membros da organização. A participação é voluntária e baseiase com mais ênfase na

  • A.

    organização do trabalho.

  • B.

    projeção.

  • C.

    atração pessoal.

  • D.

    relativa identificação pessoal.

  • E.

    reação positiva dos participantes para eventos considerados conflitantes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...