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Conflitos sociais podem ganhar, na escola, duas feições distintas: a da rebeldia e a do ressentimento. Em ambos os casos, para combatê-los, os professores precisam assegurar aos alunos
o sucesso profissional que vem em decorrência do sucesso acadêmico, de modo a beneficiar a sociedade como um todo, social e economicamente.
o ingresso e a permanência bem sucedida na escola, combatendo a exclusão e possibilitando a apropriação/ produção de conhecimentos significativos.
a possibilidade de obterem estabilidade econômica e justiça social, de modo a contornar os efeitos perversos do individualismo e do desrespeito à diversidade.
a oferta de condições para que seus pais retornem à escola, pois isso promoverá a inserção da família na cultura letrada e o resgate de sua autoestima.
a construção de valores eternos e universalmente aceitos, sem os quais se perpetua a prática de atos violentos contra si e contra seus semelhantes.
Juca é um menino de 10 anos, que está no 4o ano do Ensino Fundamental. A professora está convencida de que ele tem muitos problemas cognitivos, pois ele simplesmente não consegue entender o que ela diz. Por exemplo, se todos os alunos identificam facilmente, a partir da posição de bolinhas em um aquário (uma flutuando na superfície da água, outra situada no meio do aquário e, por fim, uma colada ao seu fundo), qual é a mais pesada, Juca responde que a mais pesada é a que boiava. Indagado sobre essa resposta, o menino disse que a bolinha flutuante era pesadíssima, porque a lei da gravidade não tinha conseguido puxá-la para baixo. Essa resposta de Juca mostra que ele está
aferrado a seu próprio ponto de vista, o que dificulta em muito que ele entenda as aulas e acompanhe as atividades propostas.
apresentando um pensamento messiânico típico, pouco operante, no qual tudo é possível porque o real e suas restrições não são considerados.
sinalizando a presença de um déficit cognitivo, que explica a razão pela qual lhe é tão difícil acompanhar a classe.
lidando com hipóteses, afastando-se, segundo Piaget, do estádio operatório concreto e encaminhando- se para o operatório formal.
dando sinais de que precisa de acompanhamento especial, pois suas respostas não evidenciam domínio daquilo que lhe é ensinado.
Sofia briga constantemente com os colegas, rasga os trabalhos de seu grupo e não aceita a autoridade dos adultos presentes na escola. Já foi muitas vezes alertada de que seria preciso mudar seu comportamento. Uma boa estratégia para lidar com essa menina é
desfocar a atenção de Sofia, para que ela perceba que seu comportamento causa o afastamento das pessoas que são importantes para ela.
dar muitas atividades individuais para Sofia, de modo que ela não se envolva em disputas com seus colegas e nem destrua o trabalho do grupo.
enviar a menina, assim que começar a causar problemas, para a diretoria, avisando-a de que seus pais serão notificados sobre sua conduta.
discutir com a classe, na ausência de Sofia, como lidar de maneira adequada com os comportamentos agressivos que ela manifesta, ajudando-a a superá-los.
prestar mais atenção em Sofia, motivando-a para as mudanças pretendidas e elogiando todo e qualquer esforço nessa direção.
Em um grupo de estudos, um professor comenta que está em crise: acha até que vai abandonar o magistério porque só consegue ensinar alguns alunos. Uns, segundo ele, não conseguem acompanhar a classe, enquanto outros já conhecem o conteúdo trabalhado e se entediam nas aulas. Um colega sugere, acertadamente, que ele
reconheça que a construção do conhecimento é uma tarefa pessoal e intransferível, que requer um nível de desenvolvimento prévio dos alunos, sem o qual não é possível aprender.
verifique o que cada aluno sabe e, com base nisso, forme grupos heterogêneos, que realizem diferentes tarefas, uns ajudando os outros, recorrendo ao auxílio do professor quando necessário.
tente uma abordagem mais motivadora, na qual, de comum acordo com a classe, sejam combinados prêmios para quem se envolver nas atividades pedagógicas.
fique mais atento para questões que asseguram a sistematização dos conhecimentos apresentados, insistindo em atividades mnemônicas e de fixação.
proponha mais atividades mentais, que exijam menos conhecimentos, para que possa dar a devida valorização às habilidades e competências que quer alcançar.
Na mediação transformativa, a atenção do mediador se concentra nas necessidades dos disputantes e em sua relação. Os mediadores facilitam um processo pelo qual os próprios disputantes determinam o rumo e o resultado da
lide e investem em obrigatoriamente obter um acordo, já que este é o objetivo primeiro do processo.
mediação, não importando se isto acabará levando a um acordo ou não.
disputa, em que quem tiver a opção mais aplicável ganhará prioridade no acordo urgente.
solução, sendo que não é objetivo, neste momento, desenvolver a consciência social de que conflito e resultados precisam ser em consenso.
resolução do conflito, sem que se precise considerar que cada um tem seus motivos, pois o que importa é a assunção de um encaminhamento transformativo.
O treinamento na empresa pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local. Quanto à finalidade, o treinamento pode voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza-se a
melhoria nos relacionamentos interpessoais.
mudança de atitudes.
mudança de comportamentos.
mudança de valores.
aquisão de conhecimento.
Autoavaliação; avaliações psicológicas; administração por objetivos e centro de avaliações são técnicas de avaliação orientadas para
a ação imediata.
o passado.
o desempenho.
o futuro.
o presente.
A aplicação do coaching tem foco
na percepção positiva dos clientes externos; maior visibilidade no mercado e elevada produtividade.
na formação e aperfeiçoamento de competências; fortalecimento da confiança, via parceria, e o desenvolvimento integrado das pessoas da organização e na organização.
no aumento dos recursos materiais; percepção positiva dos clientes externos e aumento da maturidade das equipes.
na diminuição com gastos em treinamento e desenvolvimento; maior objetividade para com os processos de recursos humanos e aceitação da diversidade.
no aumento dos recursos financeiros; aceitação da diversidade e integração das equipes para o alcance de resultados diferenciados.
Balanced Scoprecard (BSC) é um sistema que surgiu com o intuito de avaliar o desempenho sob quatro perspectivas:
financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
recursos, competências, desempenho e resultados.
competências, desempenho, produtividade e resultados.
fatores de desempenho, objetivos pré-definidos, competências e resultados.
dos clientes internos, dos clientes externos, do desempenho percebido pelo colaborador e dos resultados.
Os grupos informais surgem da interação entre os membros da organização. A participação é voluntária e baseiase com mais ênfase na
organização do trabalho.
projeção.
atração pessoal.
relativa identificação pessoal.
reação positiva dos participantes para eventos considerados conflitantes.
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