Questões sobre NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Lista completa de Questões sobre NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A elaboração do mapa de riscos é uma atribuição da(o)

  • A. SESMT, com auxílio dos membros da CIPA.
  • B. CIPA, com auxílio dos trabalhadores e do SESMT.
  • C. SESMT, com auxílio dos trabalhadores.
  • D. médico coordenador do PCMSO.
  • E. responsável pelo PPRA, pois o mapa é parte integrante deste.

A CIPA tem dentre seus objetivos relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho dos empregados e solicitar medidas para reduzir ou até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizá-los. Em relação à CIPA, considere as afirmativas a seguir.

I - A CIPA deverá ter mandato de um ano, e ser constituída por 1/3 de representantes do empregador (indicados pela empresa) e por 2/3 de representantes dos empregados (eleitos).

II - A CIPA é um órgão supracorporativo e independente, não estando subordinado a nenhuma área da empresa nem a nenhum funcionário desta.

III - O papel mais importante da CIPA é o de estabelecer uma relação de diálogo e de conscientização entre patrões e empregados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas
  • C. I e III, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III

No funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), conforme a Norma Regulamentadora n o 5, ocorrerão reuniões ordinárias de acordo com o calendário preestabelecido. Em relação a essas reuniões, é correto afirmar que elas serão

  • A. semanais.
  • B. quinzenais.
  • C. bimestrais.
  • D. mensais.
  • E. trimestrais.

No que diz respeito à saúde ocupacional, julgue os itens subsecutivos. A comissão interna de prevenção de acidentes tem, entre outras, a atribuição de elaborar um plano de trabalho que possibilite ações preventivas na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mapa de riscos ambientais é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. O mapa de riscos ambientais deve ser elaborado anualmente pelas empesas, conforme recomendado na Portaria SSST-Mtb nº 25/1994, sendo sua elaboração de competência:

  • A. Dos auditores do Ministério do Trabalho.
  • B. Do departamento de Recursos Humanos da empresa.
  • C. Do SESMT da empresa.
  • D. Dos membros da CIPA.

Acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Estamos tratando de:

  • A. Acidente de trabalho.
  • B. Injúria laboral.
  • C. Desatenção.
  • D. Acidente de percurso.

Dentre outros membros, conforme estabelece a NR-5 e considerando que não há outros atos normativos relacionados à constituição da CIPA para os setores específicos das referidas empresas, a CIPA para cada estabelecimento deverá ser composta por

  • A. 3 membros efetivos eleitos pelos empregados e 3 membros efetivos indicados pelo empregador, para a empresa GAMA, no centro comercial ROMANO.
  • B. 4 membros efetivos obrigatoriamente eleitos, para a empresa BETA, no centro comercial GREGO.
  • C. 2 membros efetivos obrigatoriamente eleitos, representantes do empregador, para a empresa BETA, no centro comercial GREGO.
  • D. 3 membros suplentes, obrigatoriamente eleitos pelo empregador em escrutínio secreto, para a empresa GAMA, no centro comercial ROMANO.
  • E. 2 membros efetivos obrigatoriamente indicados pelo Sindicato de Classe para a empresa ALFA, no centro comercial GREGO.

Considerando as disposições das NRs 5 e 18, a empresa ALFA deverá ter sua CIPA − Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

  • A. constituída por dois membros efetivos e dois membros suplentes eleitos pelos trabalhadores, para o estabelecimento do centro comercial GREGO.
  • B. organizada de forma centralizada para o estabelecimento do centro comercial GREGO.
  • C. constituída por quatro membros efetivos e quatro membros suplentes para o estabelecimento do centro comercial GREGO.
  • D. organizada de forma centralizada para o estabelecimento do centro comercial ROMANO.
  • E. constituída de forma centralizada para os dois estabelecimentos.

Na gestão e atuação do técnico de segurança junto à CIPA, ele deve garantir que

  • A. o treinamento seja ministrado pelo SESMT da empresa.
  • B. o treinamento, em primeiro mandato, seja realizado no prazo máximo de trinta dias contados a partir da posse.
  • C. os votos sempre sejam apurados nas eleições.
  • D. o(s) secretário(s) seja(m) indicado(s) dentre os membros eleitos.
  • E. as reuniões ordinárias sejam bimensais, conforme calendário preestabelecido.

A CIPA é composta, necessariamente, de

  • A. representantes da empresa e dos empregados.
  • B. representantes da diretoria da empresa.
  • C. técnico em segurança do trabalho e representante da empresa.
  • D. engenheiro em segurança do trabalho e representante dos empregados.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...