Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2007
Assinale a opção correta.
As despesas públicas são aplicações em dinheiro de recursos arrecadados pelo Estado com o objetivo de prover os serviços de ordem pública ou atender ao próprio desenvolvimento econômico do Estado. Elas, segundo o ordenamento doutrinário jurídico, obedecem a determinados requisitos, a saber:
generalidade, impessoalidade, aprovação pelo Poder Executivo, razoabilidade, proporcionalidade, discricionariedade e controle interno.
utilidade, legitimidade, discussão pública, possibilidade contributiva, oportunidade, hierarquia de gastos e estipulação por lei.
pessoalidade, eficiência, publicidade, controle externo, sociabilidade, praticidade e progressividade.
transparência, autorização, praticidade, operosidade, ética, impulso oficial e sociabilidade.
veracidade, ética, impulso oficial, verdade real, moralidade, controle externo e adequabilidade.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção correta.
Por meio do orçamento participativo,
o governo estabelece mecanismos de auto-gestão pública.
compatibizam-se as relações entre União, Estados, DF e Municípios.
cria-se um processo contínuo de ajuste crítico, baseado no princípio da auto-regulação.
os governantes lutam pelos seus interesses individuais.
o cidadão atende às suas demandas por serviços de qualidade.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Princípios - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
No que diz respeito ao conceito de orçamento público e princípios orçamentários, identifique a opção incorreta.
O orçamento público deve manter o equilíbrio entre as receitas fixadas e as despesas estimadas.
São impositivos nos orçamentos públicos os princípios orçamentários.
Segundo o princípio da unidade, o orçamento público deve constituir uma única peça, indicando as receitas e os programas de trabalho a serem desenvolvidos pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O orçamento público é uma lei de iniciativa do Poder Executivo, que estabelece as políticas públicas para o exercício a que se referir.
O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um exercício financeiro, coincidente com o ano civil.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Entre as características do orçamento-programa, há uma opção falsa. Aponte-a.
Orçamento é o instrumento de ligação entre o planejamento e as funções executivas da organização.
As decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técnicas das alternativas possíveis.
Na elaboração do orçamento, são considerados todos os custos do programa, inclusive os que extrapolam o exercício.
O principal critério de classificação é o institucional.
Há utilização sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e dos resultados.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção correta.
São elementos constitutivos do Estado: administração pública, bens econômicos e dinheiro, território.
São elementos constitutivos do mercado: pessoas, território e independência
São elementos constitutivos da sociedade: grupamento de vendedores e compradores vivendo em um esforço cooperativo de sobrevivência.
São elementos constitutivos do mercado: fluxo de produtos, serviços e/ou dinheiro, vendedores e compradores, preço.
São elementos constitutivos do Estado: agregado de pessoas, instituições e cultura mais ou menos distintos.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Receita - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A receita pública flui para os cofres públicos dentro de uma sistemática evolutiva, tendo em vista a seqüência operacional de que resulta seu recebimento. Com relação ao estágio da receita denominado arrecadação, assinale a opção falsa.
A arrecadação é o ato pelo qual o Estado recebe os tributos, multas e demais créditos a ele devidos.
Os agentes da arrecadação podem ser agentes públicos e agentes privados.
A arrecadação direta é realizada pelo próprio Estado ou por agentes credenciados.
Na arrecadação por via bancária, o Estado credencia os estabelecimentos bancários para receber os tributos e outras receitas.
Na arrecadação por coleta, o contribuinte comparece às repartições fiscais para efetuar o pagamento das obrigações fiscais.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
O demonstrativo da execução orçamentária do Setor Público, em um determinado exercício, apresentou o seguinte resultado em unidades monetárias:
Identifi que, nas opções abaixo, o montante que corresponda ao resultado primário desse exercício.
$ 1.050.000
$ 550.000
$ 700.000
$ 500.000
$ 200.000
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com relação ao histórico das atividades orçamentárias no Brasil, identifique a opção falsa.
As primeiras Constituições Federais, de 1824 e 1891, não tratavam diretamente da questão orçamentária.
Foi a Lei de Responsabilidade Fiscal, de 4/5/2000, que estabeleceu pela primeira vez, os princípios de transparência orçamentária.
Foi criado em 1964, o cargo de Ministro Extraordinário do Planejamento e Coordenação Econômica, com atribuição, entre outras, de coordenar a elaboração e execução do Orçamento Geral da União e dos orçamentos dos órgãos e entidades subvencionadas, harmonizando-os com o plano nacional de desenvolvimento econômico.
É de 1964 a Lei n. 4.320 que traçou os princípios orçamentários no Brasil e é ainda hoje, a principal diretriz para a elaboração do Orçamento Geral da União.
Em 1926, por meio de uma reforma na Constituição, foi realizada a transferência da elaboração da proposta orçamentária para o Poder Executivo.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
No Brasil, o Plano Plurianual (PPA) é componente básico do planejamento estratégico governamental. Na definição do objetivo e da natureza específicos da planificação estratégica, o governo deve por em realce quatro elementos principais. Identifique a opção que não é pertinente.
A importância da reflexão, essencialmente qualitativa, no futuro a longo prazo.
A concentração da análise dos fatores essenciais das atividades-fins da administração pública.
O predomínio do processo sobre os planos que dele derivam.
A natureza estratégica das decisões a tomar, decisões que comprometem de modo quase irreversível o futuro da Nação.
O melhoramento do desempenho gerencial da administração pública.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
No que se refere à matéria orçamentária, a Constituição de 1988, em seu artigo 165, determina que leis de iniciativa do Poder Executivo estabeleçam o Plano Plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. Identifique a opção falsa com relação ao tema.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) consiste na lei que norteia a elaboração dos orçamentos anuais, compreendidos o orçamento fiscal, o orçamento de investimento das empresas estatais e o orçamento da seguridade social.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) objetiva viabilizar a realização das ações planejadas no Plano Plurianual e transformá-las em realidade.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), sob forma de projeto, deve ser encaminhada pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo, na esfera federal, até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro (15 de abril) e devolvida para sanção até o final do primeiro período da sessão legislativa (30 de junho).
O Plano Plurianual corresponde a um plano, por meio do qual se procura ordenar as ações do governo que levem ao alcance dos objetivos e das metas fixados para um período de três anos.
A Lei do Orçamento, sob forma de projeto, deve ser encaminhada, no âmbito federal, até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro (31 de agosto) e devolvida para sanção até o final da sessão legislativa.
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