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Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estrutura do Código Orçamentário - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A classificação administrativa legal da despesa pública no Brasil, sob a ótica do programa de trabalho da entidade, não inclui
o órgão.
a função.
o projeto.
a origem dos recursos.
a atividade.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estrutura do Código Orçamentário - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A Portaria n. 42/99 atualizou a discriminação de despesas por funções e estabeleceu os conceitos de função, programa, projeto, atividade e operações especiais. Com base na referida lei, identifique a Função que corresponde à Subfunção.
Função Defesa Nacional: Subfunção Informação e Inteligência.
Função Previdência Social: Subfunção Assistência ao Idoso.
Função Saúde: Subfunção Alimentação e Nutrição.
Função Agricultura: Subfunção Reforma Agrária.
Função Administração: Subfunção Transferências.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção correta.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Despesas Correntes segundo a classificação orçamentária brasileira são aquelas efetuadas para a manutenção dos serviços anteriormente criados na Administração Pública. Aponte a única despesa que não pertence a esse grupo.
Pessoal e encargos sociais.
Conservação e adaptação de bens imóveis.
Subvenções sociais.
Salário família.
Aquisição de instalações.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A classificação institucional da despesa é um critério indispensável para a fixação de responsabilidades e os conseqüentes controles e avaliações. Aponte a única opção que não pode ser considerada vantagem do critério institucional.
Permite comparar imediatamente os vários órgãos, em termos de dotações recebidas.
Usado de forma predominante, impede que se tenha uma visão global das finalidades dos gastos do governo, em termos das funções precípuas que deve cumprir.
Permite identificar o agente responsável pelas dotações autorizadas pelo Legislativo, para dado programa.
Serve como ponto de partida para o estabelecimento de um programa de contabilização de custos dos vários serviços ou unidades administrativas.
Quando combinado com a classificação funcional, permite focalizar num único ponto a responsabilidade pela execução de determinado programa.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Na execução orçamentária e financeira, as decisões e as escolhas expressas na lei orçamentária assumem natureza financeira na forma de fluxos de recursos que entram e saem do Tesouro governamental. Com relação à execução da despesa não se pode dizer que
a lei orçamentária é organizada na forma de créditos orçamentários, aos quais estão consignadas dotações.
no âmbito do orçamento federal brasileiro, a partir do exercício de 2000, o crédito orçamentário individualizado compreende o seguinte conjunto de categorias classifi catórias presentes na lei orçamentária: Grupo de Despesa, Identificador de Uso, Fonte de Recursos, Modalidade de Aplicação, Categoria Econômica, Subtítulo, Projeto ou Atividade ou Operação Especial, Programa, Função, Unidade Orçamentária e Órgão.
após a observância do processo licitatório, a despesa orçamentária será efetivada por meio do cumprimento de três estágios: empenho, subempenho e liquidação.
a norma brasileira determina que o Poder Executivo, no prazo de até 30 dias após a publicação da lei orçamentária, estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolsos.
A realização das despesas no âmbito da administração pública, particularmente com a aquisição de bens e a contratação de serviços e obras, depende do cumprimento das regras de licitação.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Na classificação da despesa pública segundo a natureza, no Brasil, um Grupo de Natureza da Despesa agrega os elementos de despesa com a mesma característica quanto ao objeto de gasto. Identifique qual despesa não pertence a esse grupo.
Pessoal e encargos sociais.
Investimentos.
Amortização de empréstimos.
Inversões financeiras.
Juros e encargos da dívida.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A despesa orçamentária será efetivada por meio do cumprimento de estágios. Com relação aos estágios da despesa pública, identifique a opção incorreta.
É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.
O empenho global é destinado a atender a despesa de valor não quantificável durante o exercício.
A liquidação é o estágio que consiste na verificação do direito do credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição.
O pagamento representa a fase final do processo de despesa pública e somente poderá ser efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A Alienação de Bens, segundo a classificação orçamentária brasileira, é uma Receita de Capital. Identifique entre as receitas relacionadas abaixo, qual a única que pertence ao grupo de Alienação de Bens Imóveis.
Alienação de Estoques.
Alienação de Embarcações.
Alienação de Estoques Reguladores Vinculados à Política de Garantia de Preços Mínimos.
Alienação de Títulos Mobiliários.
Alienação de Animais Reprodutores e Matrizes.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Tipos de Orçamento - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção correta.
Por meio do orçamento participativo,
o governo estabelece mecanismos de auto-gestão pública.
compatibizam-se as relações entre União, Estados, DF e Municípios.
cria-se um processo contínuo de ajuste crítico, baseado no princípio da auto-regulação.
os governantes lutam pelos seus interesses individuais.
o cidadão atende às suas demandas por serviços de qualidade.
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