Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Assinale a opção falsa a respeito da conceituação e classificação da despesa orçamentária brasileira.
A devolução de depósitos feitos em garantia é uma despesa que transita pelo orçamento, embora sem afetar a situação patrimonial líquida.
A despesa orçamentária nem sempre é uma despesa de caráter econômico, ou seja, não afeta a situação patrimonial líquida.
O consumo de um ativo do ente público pode não decorrer de uma despesa orçamentária.
Na classificação econômica da despesa, utiliza-se complementarmente a modalidade de aplicação para determinar se os recursos foram aplicados pela mesma esfera de governo ou se foram transferidos.
Na classificação econômica, os grupos de despesa têm a finalidade de agrupar as despesas que apresentam as mesmas características em relação ao objeto do gasto.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Acerca dos mecanismos e procedimentos adotados pelo sistema de planejamento e orçamento do Governo Federal, é incorreto afirmar que:
dotado de um evidente caráter coordenador das ações governamentais, o Plano Plurianual subordina todas as iniciativas orçamentárias aos seus propósitos.
uma estrutura orçamentária baseada em programas se caracteriza, entre outras, por facilitar a mensuração total dos custos necessários ao alcance de um dado objetivo.
os programas podem ser classificados como finalísticos ou como de apoio às políticas públicas e áreas especiais.
em matéria orçamentária, o programa é o elemento de integração entre o Plano Plurianual, os orçamentos anuais, a execução e o controle.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Sobre as receitas públicas, assinale a opção correta.
Todo ingresso constitui receita, mas nem toda receita constitui ingresso.
Receita é a entrada de dinheiro e bens nos cofres públicos.
Entradas são movimentos de caixa destinados a mera troca de valores ou devolução futura.
Preço político consiste na receita cobrada para satisfação de uma necessidade comum e indivisível a todos.
Preço econômico é o valor do bem ou serviço segundo a relação entre oferta e procura.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Assinale a única opção correta relativa às Finanças e ao Orçamento Público.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Princípios - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
No Brasil, para que o controle orçamentário se tornasse mais efi caz, ao longo dos anos, tornou-se necessário estabelecer alguns princípios que orientassem a elaboração e a execução do orçamento. Assim, foram estabelecidos os chamados "Princípios Orçamentários", que visam estabelecer regras para elaboração e controle do Orçamento. No tocante aos Princípios Orçamentários, indique a opção correta.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
As mudanças no plano mundial enterraram a era liberal e promoveram o Estado corporativo, voltado para estimular a cooperação entre o capital e o trabalho. De acordo com Camargo (2001), no Brasil, no final do séc. XX, criou-se um novo federalismo democrático trino (presente nos três níveis de governo), que nasceu com a Constituição Federal de 1988, como um novo tipo de federalismo cooperativo. São características desse tipo de federalismo, exceto:
comprometido com parcerias entre os três níveis de governo.
comprometido com a melhoria das políticas públicas no nível local.
comprometido com a redução das desigualdades sociais.
comprometido com as oligarquias e o fortalecimento da classe política.
comprometido com o fortalecimento da sociedade civil e da cidadania.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Princípios - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Constitui evidência do princípio da unidade orçamentária:
um orçamento que contenha todas as receitas e todas as despesas.
um único orçamento é examinado, aprovado e homologado e ainda a existência de um caixa único e uma única contabilidade.
a existência de um orçamento que abranja tanto a área fi scal como a área previdenciária e o investimento das estatais.
uma lei orçamentária anual que não contenha matéria estranha ao orçamento.
um orçamento que abranja os Três Poderes da União.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Receita - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
De acordo com o Manual Técnico do Orçamento, tanto na edição 2008 quanto na edição 2009 (1ª versão), sobre a classificação de receitas e despesas públicas é correto afirmar:
receitas devem ser classificadas como Financeiras (F), quando seu valor é incluído na apuração do Resultado Primário no conceito acima da linha, ou Primárias (P), quando seu valor não é incluído nesse cálculo.
a classificação funcional da despesa reflete a estrutura organizacional e administrativa governamental e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária.
as receitas não-financeiras são basicamente as provenientes de operações de crédito, de aplicações financeiras e de juros.
despesas com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente, são classificadas como inversões financeiras.
as receitas provenientes dos tributos, contribuições, patrimoniais, agropecuárias, industriais e de serviços são classificadas como primárias.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Receita - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
A execução da receita orçamentária segue algumas etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelos órgãos e pelas repartições encarregados de executá-las respeitando-se o princípio do caixa único ou da unidade de tesouraria. Em relação a esse tema e tendo por base a legislação federal e o disposto na 4ª edição do Manual de Receitas Públicas, instituído pela Portaria STN/SOF n. 2 , de 08 de agosto de 2007, marque a opção correta.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Receita - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Assinale a opção falsa, em relação aos estágios da execução da Receita e da Despesa.
A receita tributária é reconhecida, no patrimônio da entidade, no ato de lançamento, enquanto a despesa é reconhecida na emissão do empenho.
A liquidação constitui o segundo estágio na realização da despesa pública e os efeitos no patrimônio ocorrem e são registrados nesse momento.
Os efeitos patrimoniais (modificação da situação patrimonial) decorrentes da receita da Dívida Ativa ocorrem no momento da inscrição da dívida e não no recolhimento.
Os tributos lançados podem ser registrados pela contabilidade, mesmo considerando que o regime contábil adotado para a receita é o de caixa.
Os tributos lançados podem ser registrados pela contabilidade, mesmo considerando que o regime contábil adotado para a receita é o de caixa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...