Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Sobre o Balanço Orçamentário, podemos afirmar que:
o Resultado Orçamentário negativo é demonstrado na coluna "Despesa Fixada".
sua classificação para despesas é subdividida em "Despesas Financeiras" e "Despesas Orçamentárias".
independe da realização ou não da arrecadação de receitas tributárias.
demonstra as despesas e receitas previstas, confrontando- as com aquelas realizadas.
o superávit na arrecadação não caracteriza superávit orçamentário.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Sobre o Balanço Financeiro, não podemos afirmar que:
informa os créditos a disposição das Unidades Gestoras.
informa o montante das contas de resultado.
os valores relativos à inscrição de Restos a Pagar no exercício são computados como receita extraorçamentária.
como dispêndios extra-orçamentários no exercício são computados os pagamentos de Restos a Pagar inscritos no exercício anterior.
oferece subsídios para o cálculo de Indicadores de Gestão.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
No ano de 2001, a União criou uma empresa pública de natureza não-financeira, denominada XPTO. A lei de criação da empresa previa, em seu art. 1º, que a empresa teria seu estatuto definido por Decreto, não informando se a mesma era ou não uma empresa estatal dependente. Inicialmente, foram integralizados R$ 2 bilhões. Ao operar, a empresa sistematicamente realiza prejuízo, o que consome seu Patrimônio Líquido. Para que a empresa não sofra uma crise de liquidez, semestralmente, a União realiza aportes de capital da ordem de R$ 1 bilhão, por meio de Decreto. Aponte, entre as opções abaixo, a análise que melhor adere ao definido na Lei Complementar nº 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.
conforme definido no art. 2º, III, da LRF, a empresa XPTO não pode ser considerada uma estatal dependente pois não ficou caracterizado que ela recebe recursos para suas despesas de custeio.
como a empresa em comento recebeu aportes de capital por meio de decreto, a mesma não pode ser considerada uma estatal dependente.
a empresa em comento, dependente ou não, deve receber aportes de capital por meio de lei específica.
ela somente poderia ser classificada como dependente se recebesse expressamente aportes de capital para suas despesas com pessoal.
os aportes de capital citados não podem ser caracterizados como "Despesas de Capital", que são aquelas relativas à aquisição de bens permanentes.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Entre as seguintes opções, assinale a que não enseja o pagamento, pela Administração, à conta de despesas de exercícios anteriores.
Restos a pagar com prescrição interrompida.
Compromissos decorrentes de obrigação de pagamento criada em virtude de lei e reconhecidos após o encerramento do exercício.
Despesa cuja inscrição em restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda esteja vigendo o direito do credor.
Despesas de exercícios encerrados para as quais o respectivo orçamento consignava crédito com saldo suficiente para atendê-las, mas que não tenham sido processadas em época própria.
Despesa cuja inscrição em restos a pagar ainda não tenha sido cancelada.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Receita - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
No tocante aos estágios da receita pública, identifique a única opção incorreta.
Os agentes arrecadadores são somente os agentes públicos, como delegacias e os postos fiscais.
Só podem ser incluídos no orçamento os tributos criados por leis anteriores.
O momento da arrecadação é aquele em que os contribuintes comparecem perante os agentes arrecadadores a fim de liquidarem suas obrigações para com o Estado.
O Poder Executivo tem autorização legal para arrecadar as receitas especificadas no orçamento público.
Recolhimento é o ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente, ao Tesouro Público, o produto da arrecadação.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Acerca da administração de recursos financeiros e orçamentários, assinale a opção incorreta.
É a partir da Lei nº 080/1990 de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) é que foram definidas as regulamentações das origens dos recursos da área de saúde e os critérios de transferências desses recursos para estados e municípios.
Recursos carimbados são recursos previamente definidos para determinados setores, como saúde e educação.
A Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeiras (CPMF) foi criada especificamente para financiar o setor saúde e cobrir o déficit orçamentário e apesar de serem alocados no caixa único do Tesouro Nacional, continuam sendo recursos carimbados.
Orçamento público é um processo contínuo, dinâmico e flexível que traduz em termos financeiros, geralmente para um ano, os planos e programas de trabalho de um governo, controlando a sua liberação.
Pode-se afirmar que o orçamento público é considerado um instrumento gerencial com diversas naturezas entre elas a administrativa, financeira, contábil, jurídica e política.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Indique, nas opções abaixo, qual das proposições a seguir está em desacordo com o definido na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.
o Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO , previsto nos arts. 52 e 53, deverá ser composto, também, por um balanço orçamentário.
o RREO deverá ter, destacados, os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária, nas operações de crédito e nas despesas com amortização de dívida.
o Relatório de Gestão Fiscal – RGF – deverá ser emitido semestralmente pelos titulares definidos no art. 20 da LRF.
o RGF também deverá ser assinado pelo controle interno.
o descumprimento do prazo de entrega do RREO e do RGF sujeita o ente à sanção.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
De acordo com a classificação dos créditos adicionais, assinale a opção correta em relação a créditos extraordinários.
São os destinados a despesas urgentes e imprevistas, como em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
Destinam-se ao reforço de dotações orçamentárias.
São os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
São autorizações abertas por decreto do Poder Executivo até o limite estabelecido em lei.
São autorizados para cobertura de despesas eventuais ou essenciais e, por isso mesmo, não considerados na Lei do Orçamento.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Sistema Orçamentário e Financeiro - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Sobre a Tabela de Eventos do SIAFI podemos afirmar que:
um evento de classe 40.0.xxx indica movimentação de crédito.
um evento de classe 10.0.xxx indica uma dotação de despesa.
um evento de classe 30.0.xxx indica empenho de despesa.
um evento de classe 70.0.xxx indica liquidação de Restos a Pagar.
um evento de classe 80.0.xxx indica um embolso financeiro.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Sistema Orçamentário e Financeiro - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Sobre o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI, não podemos afirmar que:
para emissão de Pré-Empenho (PE), esta modalidade somente pode ser utilizada quando for inviável a utilização da Nota de Empenho (NE).
a utilização da Ordem Bancária (OB) busca evitar que sejam retirados valores da conta bancária da Unidade Gestora (UG) sem o devido registro no SIAFI.
a Nota de Lançamento (NL) somente deve ser utilizada para indicar movimentações de numerário.
a utilização do Pré-Empenho (PE) bloqueia o valor correspondente da dotação da UG.
a Guia da Previdência Social (GPS) é utilizada pelas UG para efetuarem retenções de valores de terceiros ao INSS.
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