Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na gestão empresarial, o processo de desenvolvimento de uma organização ocorre em várias etapas. A etapa que compreende a concepção e o estabelecimento da estratégia para a efetivação das mudanças, incluindo a definição, o envolvimento das pessoas-chaves no processo e os métodos a serem aplicados é a etapa do(a)
plano de ação.
diagnóstico.
controle.
avaliação.
intervenção.
Para alguns teóricos da Administração, a organização é entendida como um conjunto de duas ou mais pessoas inseridas numa estrutura aberta ao meio externo, trabalhando em conjunto e de modo coordenado para alcançar objetivos.
Com base nesse conceito, a organização é inscrita sob a ótica da abordagem
reducionista, porque menciona o aspecto estrutural das organizações.
sistêmica, porque identifica a interação da organização com o ambiente.
mecanicista, porque trata de inserção das pessoas na organização.
neoclássica, porque estabelece como condição a coordenação do trabalho.
clássica, porque menciona o aspecto estrutural ligado ao alcance dos objetivos.
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
De acordo com a teoria de sistemas, sistema consiste no conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e função. Um sistema compõe-se de objetivos, entradas, processo de transformação, saídas, controles, avaliações e retroalimentação ou realimentação ou feedback.Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos.
As saídas devem ser coerentes e com os objetivos estabelecidos; no entanto, em função da retroalimentação, não devem ser quantificáveis.
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
De acordo com a teoria de sistemas, sistema consiste no conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e função. Um sistema compõe-se de objetivos, entradas, processo de transformação, saídas, controles, avaliações e retroalimentação ou realimentação ou feedback.Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos.
Entre os objetivos do controle e da realimentação do sistema, inclui-se o de propiciar a ocorrência de situação em que esse sistema se torne autorregulador.
Sobre os fundamentos da administração, pode-se afirmar que, EXCETO:
Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso ou o insucesso das organizações depende da qualidade de sua administração. São os administradores que estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los.
Organizações são grupos informais de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.
Com o surgimento das organizações, surge a necessidade de administrá-las. A administração foi definida como a arte de produzir bens ou serviços por intermédio das pessoas.
As organizações têm um propósito ou uma finalidade. Os objetivos são inúmeros, desde produzir um produto, proporcionar entretenimento, atender às necessidades sociais ou espirituais da sociedade, defender um país, entre muitos outros.
Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.
A administração foi definida por Henry Fayol, administrador francês, no início do século XX, como um processo dinâmico que compreenderia algumas funções interligadas. Assinale-as:
Planejar, organizar, inventariar, dirigir.
Organizar, dirigir, investir, comunicar.
Planejar, organizar, dirigir, controlar.
Dirigir, controlar, executar, investir.
Planejar, interligar, organizar, controlar.
Considera-se que o berço da administração científica foi a Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos (ASME), fundada em 1880, da qual Frederick Taylor, criador e participante mais destacado do movimento, foi sócio e presidente. O assunto de que se ocupou quase exclusivamente na primeira fase foi o problema dos salários. Os sistemas de pagamento da época eram baseados em dia trabalhado e em peça produzida. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
No sistema de pagamento por dia trabalhado, o salário era variável.
No sistema de pagamento por peça produzida, o salário aumentava proporcionalmente à produção.
Os empregados tinham muito interesse e eram estimulados a trabalhar mais.
Os sindicatos de trabalhadores eram os maiores interessados em estimular a intensificação do ritmo de trabalho.
Cogitava-se, desde então, da participação nos lucros, embora se reconhecesse o efeito de suas flutuações, por influência de fatores fora do controle do empregado.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
O pensador que contribuiu com as teorias da administração, ao estabelecer os princípios de intensificação, de economicidade e de produtividade, chamava-se:
Demming;
Ishikawa;
Henry Ford;
Taylor;
Fayol.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
A teoria da Administração que enfatiza as tarefas e se detém na racionalização do trabalho no nível operacional denomina-se:
otimizadora;
integradora;
científica;
normalizada;
analítica.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Taylor foi um dos grandes precursores da administração e não estava preocupado somente em obter maior esforço dos trabalhadores, mas também em introduzir métodos de trabalho eficiente, que incluíam:
padronização de ferramentas e equipamentos, estudos de tempos e movimentos e seleção de trabalhadores mais adequados.
cálculos matemáticos dos custos trabalhistas, seleção psicotécnica e inclusão de cartões de ponto.
princípios de gestão de divisão do trabalho, unidade de comando e centralização hierárquica.
estrutura burocrática, treinamento e profissionalização dos membros.
determinação do nível de produção por normas sociais e de integração do indivíduo ao grupo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...