Questões sobre Administração da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Administração da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A certificação de produtos, processos, serviços, sistemas de gestão e de pessoal é, por definição, realizada por terceira parte, isto é, por organização independente, acreditada pelo INMETRO para executar a avaliação da conformidade. Para que um produto, processo ou serviço tenha a sua conformidade avaliada pelo mecanismo da certificação, são necessários determinados procedimentos. Esses procedimentos incluem

a emissão dos relatórios de conformidade do ensaio, caso existam.

  • C. Certo
  • E. Errado

A certificação de produtos, processos, serviços, sistemas de gestão e de pessoal é, por definição, realizada por terceira parte, isto é, por organização independente, acreditada pelo INMETRO para executar a avaliação da conformidade. Para que um produto, processo ou serviço tenha a sua conformidade avaliada pelo mecanismo da certificação, são necessários determinados procedimentos. Esses procedimentos incluem

o encaminhamento da recomendação de certificação para a comissão de certificação do organismo acreditado de certificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das definições e dos objetivos da regulamentação e da normalização, julgue os itens a seguir.

Norma é documento estabelecido por consenso e aprovado por organismo reconhecido que fornece, para uso comum e repetido, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de grau ótimo de ordenação em um dado contexto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das definições e dos objetivos da regulamentação e da normalização, julgue os itens a seguir.

Norma brasileira (NBR) é norma homologada pelo Conselho Nacional de Normalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das definições e dos objetivos da regulamentação e da normalização, julgue os itens a seguir.

Normalizar é fixar padrões para garantir a qualidade industrial, a racionalização da produção, o transporte e o consumo de bens, a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das definições e dos objetivos da regulamentação e da normalização, julgue os itens a seguir.

Regulamento técnico é um documento que estabelece características de determinado produto, ou processo a ele relacionado, e métodos de produção, incluindo cláusulas administrativas aplicáveis, por meio das quais a conformidade é obrigatória.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a transformação do chefe de departamento de pessoal em gerente de recursos humanos, o novo papel desse gestor de pessoas exige, hoje, a utilização de modelos estratégicos, que implicam envolvimento pleno na vida da organização e nas suas constantes mudanças estruturais. Considerando esse assunto, julgue os itens seguintes acerca dos conceitos atuais de gestão de pessoas.

A gestão estratégica de pessoas em gestão da qualidade total compreende: centralização da autoridade em algumas pessoas para que elas resolvam problemas; treinamento; reconhecimento e prêmios pelo empenho em promover melhorias nos padrões de excelência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.

A gestão embasada na qualidade total pressupõe que não se devem superar as expectativas e necessidades dos clientes, pois isso significa criar excessos na qualidade, o que representa desperdício, aumenta os custos e não é sequer percebido pelo cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.

Os resultados organizacionais decompõem-se em três fatores: a relevância do resultado para o sucesso do negócio, a tendência ao longo do tempo e o nível atual de desempenho, avaliado por meio de comparações competitivas e(ou) setoriais e com referenciais de excelência. Tais resultados são buscados pelo setor privado. No entanto, o MEG tem como resultados a atingir, entre outros aspectos, a minimização das distorções no uso do dinheiro público.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão da qualidade total (GQT), como estratégia empresarial, possui uma série de características que a distingue e a destaca de outras estratégias. Acerca dos princípios básicos da GQT, assinale a opção incorreta.

  • A. O princípio de priorizar a qualidade significa que, entre os fatores de atendimento ao cliente, deve ser priorizada a qualidade dos produtos, ou seja, a capacidade de um produto atender às necessidades dos clientes.
  • B. O princípio da ampliação do conceito de qualidade refere-se à necessidade de gerar um produto de qualidade para atender às necessidades dos clientes e dar atenção à influência de todos os processos produtivos da organização na qualidade, além de satisfazer os demais stakeholders da organização.
  • C. O principio de mudança de mentalidade refere-se à adoção de novos hábitos e atitudes de todos os integrantes de uma organização, de modo a atender aos clientes e paralelamente aos desejos individuais dos integrantes da organização.
  • D. O princípio da educação e capacitação das pessoas refere-se à necessidade de treinamento dos colaboradores da organização, de modo contínuo e frequente, envolvendo todos os níveis da organização.
  • E. O princípio da melhoria contínua reforça a necessidade permanente de identificar e solucionar problemas com ênfase na criatividade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...