Questões sobre Administração da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Administração da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O gerenciamento da qualidade total conta com instrumentos e programas que auxiliam a decisão, a ação e o controle das atividades de uma organização. O programa que se caracteriza pela mobilização dos colaboradores, por meio da implementação de mudanças no ambiente de trabalho, incluindo a eliminação de desperdícios, a arrumação, a limpeza e a autodisciplina, é denominado

  • A. 6 sigmas.
  • B. benchmarking.
  • C. 5 S.
  • D. reengenharia.
  • E. reuniões-relâmpago.

Acerca do sistema de gestão da qualidade (SGQ), assinale a opção correta.

  • A. O SGQ baseia-se na estrutura hierárquica da organização, focando seus registros, principalmente nas ações individuais de cada integrante.
  • B. Os procedimentos descrevem como são executados os processos, orientando a ação das pessoas.
  • C. A estrutura e a organização do SGQ envolvem os elementos de documentação, a geração de produtos, a definição do rol de tarefas a serem desenvolvidas e a análise crítica.
  • D. Os procedimentos classificados como esquemáticos são elaborados com formato textual, descrevendo objetivos, atividades e seus responsáveis, métodos, referências, documentos usados e meios de controle empregados.
  • E. O manual de qualidade encontra-se no nível mais básico da hierarquia de documentação do SGQ e detalha as atividades dos processos, apresentando orientações de como executar as atividades que os constituem.

Julgue os itens de 99 a 103 acerca das novas tecnologias em gestão.

Um círculo de controle da qualidade será composto pelos servidores operacionais, sendo vedada a participação de servidores com cargos de chefia da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as ferramentas de controle da qualidade, aquela que permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos é o

  • A.

    Diagrama de Pareto.

  • B.

    Histograma.

  • C.

    Diagrama de Causa-Efeito.

  • D.

    Gráfico de Dispersão.

  • E.

    Fluxograma.

Com relação à qualidade e à produtividade nas organizações, considere as afirmativas abaixo.

I. A produtividade só é obtida se os processos tiverem qualidade em seus insumos e operações, pois de nada adianta qualidade sem produtividade.

II. A Qualidade Total é muito abrangente e se dedica a estudar a satisfação dos clientes externos e os clientes internos.

III. A produtividade não deve ser entendida somente como razão entre resultados e recursos, mas sim de uma forma mais ampla, levando em conta todas as variáveis existentes nos processos, focando nas necessidades de todas as partes interessadas no negócio e buscando melhorias e resultados relevantes para todos.

IV. No início da era industrial, a preocupação dos gestores estava voltada para os volumes de produção. Com o aumento da competitividade surgiu a medição da produtividade, que até a segunda guerra mundial era entendida como razão entre o volume produzido e o tempo gasto para esta produção.

V. Uma das formas mais abrangentes de se definir produtividade, atualmente, é como sendo razão entre a saída, ou o resultado final, de um processo e a entrada, que representa os recursos necessários à obtenção da saída.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III, IV e V.

  • B.

    III, IV e V, apenas.

  • C.

    II, III, IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV, apenas.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). A popularidade e a concentração nos processos de negócio ganharam importância na última década, dada a proeminência do enfoque na melhoria organizacional, tais como Gestão de Qualidade Total (GQT), Reengenharia de Processos nos Negócios (RPN), Medição do desempenho baseado no valor (MDVB), permitindo que os indivíduos da organização:

I. assumam mais responsabilidades;

II. adotem mecanismos mais eficazes de participação na organização do trabalho;

III. empreguem melhores meios de comunicação;

IV. movam as pessoas com foco nas instruções de trabalho.

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I, II e III.
  • C. Apenas IV.
  • D. I, II, III e IV.
  • E. I, II e IV.

Considere o texto a seguir: “Na qualidade total, todo(s) _____________ deve(m) fazer um trabalho conjunto integrado, dirigido à criação do valor para o negócio, em que o consumidor seja alvo constante, a ser atendido, fidelizado, ampliado e cuja satisfação seja motivo permanente para a diferenciação e a oferta de condições de excelência.”. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto apresentado.

  • A. os funcionários
  • B. TQC - Total Quality Control
  • C. os stakeholders
  • D. FEMA- failure mode and effect analysis
  • E. FTA- falt tree analysis

Determinado diretor que destaca como críticos e fundamentais para a qualidade e o planejamento estratégico em uma organização o desempenho do produto e a ausência de deficiências, tem suas ações baseadas nas idéias de que guru da qualidade?

  • A. Ishikawa
  • B. Feigenbaum
  • C. Deming
  • D. Juran
  • E. Crosby

Considerando a Tipologia da Qualidade se-gundo sua característica, correlacione as colu-nas a seguir.

( 1 ) Qualidade Baseada no Produto

( 2 ) Qualidade Transcendente

( 3 ) Qualidade Baseada no Usuário

( 4 ) Qualidade Baseada no Valor

( ) Em função de critérios subjetivos.

( ) Em função dos custos, a excelência que se pode adquirir.

( ) Em função de excelência inata.

( ) Em função de atributos e ingredientes existentes.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 3 - 4 - 2 - 1
  • B. 4- 3 - 2 - 1
  • C. 2 - 4 - 3 - 1
  • D. 3 - 4 - 1 - 2
  • E. 1 - 3 - 4 - 2

A evolução do controle da qualidade total para a moderna administração da qualidade total é um história que tem três períodos. Assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco às letras do segundo bloco.

  • A. 1A; 2B; 3C.
  • B. 1A; 2C; 3B.
  • C. 1B; 2A; 3C.
  • D. 1B; 2C; 3A.
  • E. 1C; 2A; 3B.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...