Questões sobre Administração da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Administração da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Dr. W. Edwards Deming teve um papel fundamental no movimento da qualidade total no mundo, em especial no Japão, tendo sido condecorado pelo imperador japonês, na época, em reconhecimento aos seus métodos e teorias que proporcionaram o aumento da qualidade dos produtos manufaturados. Deming propôs que se deve

  • A.

    buscar garantir a inspeção em massa como forma de atingir a qualidade.

  • B.

    remover barreiras entre as unidades organizacionais.

  • C.

    fixar quotas claras na linha de produção, facilitando-se o acompanhamento do desenvolvimento das equipes.

  • D.

    enfatizar os slogans, exortações e metas que exijam nível zero de falhas, de forma a buscar o zero defeito, ou seja, a qualidade total.

Considerando o texto acima e a utilização das principais ferramentas da qualidade, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A folha de verificação é uma ferramenta da qualidade que poderia ser utilizada para representar graficamente a relação entre duas variáveis, como, por exemplo, entre o funcionamento dos serviços de saúde prestados pelo estado do Pará e a informatização de todo o sistema.

  • B.

    A constatação de que a municipalização da saúde é uma estratégia bem-sucedida poderia ser verificada pela utilização de um gráfico de tendência.

  • C.

    A utilização do diagrama de Pareto poderia ser indicada para se verificar se um dos principais problemas a resolver é a falta de credenciamentos dos serviços prestados no sistema de atendimento médico de média e alta complexidades no estado referido no texto.

  • D.

    O gráfico de controle poderia ser utilizado para se verificar se o número de casos de raiva ou febre amarela estão dentro dos limites mínimos e máximos especificados para determinado período.

A qualidade é realçada como um fator primordial de sobrevivência das organizações em seus respectivos habitats. É finalidade da qualidade

  • A. atender de forma precisa, impessoal, e profissional ao interesse dos proprietários do negócio visando o maior retorno para os mesmos.
  • B. atender perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades do cliente.
  • C. ter produtividade, eficiência e efetividade no controle das tarefas.
  • D. atender perfeitamente, de forma confiável, e no tempo correto, visando o maior retorno para os acionistas.

Acerca do círculo de controle da qualidade (CCQ), assinale a opção incorreta.

  • A. O CCQ é um grupo de pessoas formado com base na livre iniciativa de seus componentes.
  • B. Os CCQs contam, fundamentalmente, com os escalões inferiores da organização, sendo aconselhável a participação de chefes e coordenadores.
  • C. O CCQ visa aprender e desenvolver a atitude fundamental de prevenção de problemas.
  • D. Os membros do CCQ devem ser remunerados por sua participação.
  • E. Uma das atividades desenvolvidas pelo CCQ é a de implantar a solução, quando for possível, de forma imediata.

A satisfação do usuário ou cliente é ponto fundamental, tanto para empresas públicas quanto para empresas privadas. Dentre os vários aspectos que caracterizam uma boa prestação de serviço, destaca-se:

  • A. Evitar a inexistência de conflitos.
  • B.

    Pedir que o cliente ou usuário espere o tempo necessário para ser atendido.

  • C.

    Encaminhar o usuário para outro setor mediante a entrega de senhas.

  • D. Garantir pronto atendimento às reclamações.

Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade e produtividade nas organizações.

Gerir adequadamente a qualidade no processo implica buscar a melhoria contínua e direcionar todas as ações do processo produtivo para o atendimento das necessidades dos diversos tipos de clientes envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade e produtividade nas organizações.

No processo produtivo, a implantação da qualidade pressupõe a eliminação das perdas e das causas das perdas. Devido a essa característica, uma das conseqüências da gestão da qualidade é o aumento do tempo de controle, com a conseqüente redução da produtividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 81 a 85, a respeito da gestão da qualidade e da reengenharia organizacional.

A cultura da qualidade engloba os processos de aprendizagem e os valores relacionados à prática da qualidade nas relações com os ambientes interno e externo da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante a Segunda Guerra Mundial, certo de que o controle estatístico constituía algo essencial para a melhoria dos processos empresariais, Deming colocou em prática suas idéias na indústria bélica, provando suas hipóteses. Entretanto, após a guerra, os norte-americanos abandonaram a postura inovadora, em prol do retorno às antigas técnicas gerenciais. Diversamente, os japoneses, sob a influência de Deming, compreenderam a importância da nova metodologia e alcançaram resultados fantásticos.

                                                               

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.

Um aspecto positivo dos 14 princípios de Deming é que a implementação de apenas parte dos princípios não prejudica o alcance da qualidade na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante a Segunda Guerra Mundial, certo de que o controle estatístico constituía algo essencial para a melhoria dos processos empresariais, Deming colocou em prática suas idéias na indústria bélica, provando suas hipóteses. Entretanto, após a guerra, os norte-americanos abandonaram a postura inovadora, em prol do retorno às antigas técnicas gerenciais. Diversamente, os japoneses, sob a influência de Deming, compreenderam a importância da nova metodologia e alcançaram resultados fantásticos.

                                                               

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.

Criar constância de propósitos, acreditar que erros e negativismos devem ser eliminados e focalizar a inspeção em massa como elemento formador de qualidade são princípios de Deming.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...