Questões sobre Administração de Marketing

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Dada a proximidade geográfica de uma empresa em relação ao seu principal fornecedor de carvão, foi possível para essa empresa criar mais valor econômico que seus concorrentes. Prevê-se, porém, que, em um ano, a mina de carvão estará exaurida, e a empresa passará a ter de buscar matéria-prima de fornecedores mais distantes, da mesma forma que seus concorrentes já vêm fazendo. Do ponto de vista da administração estratégica, a situação retratada é um exemplo de

  • A. paridade competitiva
  • B. alavancagem competitiva estratégica
  • C. vantagem competitiva temporária
  • D. medida estratégica vantajosa
  • E. medida econômica de vantagem competitiva

- A ênfase no cliente pode ser uma estratégia adotada pelas organizações para alcançar a excelência e, consequentemente, aumentar sua participação no mercado. Assinale a alternativa que demonstra uma característica de uma organização que trabalha com ênfase no cliente:

  • A. Venda de produtos e serviços por um preço que o cliente pode pagar, independente do resultado obtido.
  • B. Maior conhecimento das peculiaridades de cada cliente, possibilitando a redução de custos nos processos produtivos.
  • C. Oferecimento de produtos e serviços com configurações mais abrangentes visando à fidelização dos clientes.
  • D. Busca pela redução nos estoques e melhoria nos processos com o intuito de reduzir eventuais desperdícios.

Uma empresa adota uma estratégia genérica na qual as empresas clientes geram valor sustentável duradouro, mediante a criação de altos custos de mudança. Essa estratégia genérica é do tipo:

  • A. liderança do produto
  • B. aprisionamento
  • C. custo relativo
  • D. diferenciação

O gerente de marketing de uma grande empresa identificou em sua equipe dois colaboradores com grande potencial de crescimento profissional. Ele deseja reter esses colaboradores na sua equipe e dar-lhes oportunidade de desenvolvimento. Ambos são muito jovens e com pouca experiência, o que torna inoportuna uma promoção hierárquica, mas o gerente gostaria que os dois colaboradores conhecessem melhor a empresa e desenvolvessem novas habilidades e competências. Para isso, o gerente poderia utilizar o seguinte método de desenvolvimento de pessoas:

  • A. enriquecimento vertical de cargos;
  • B. avaliação de desempenho;
  • C. aumento da remuneração;
  • D. programas de qualidade de vida;
  • E. trabalho em posições de assessoria.

Uma metalúrgica fabricante de parafusos, porcas e fixadores opera em um mercado relativamente estável e previsível. Nesse contexto, a gestão de sua cadeia de valor deve ser voltada, principalmente, para:

  • A. rapidez na entrega e escolha de fornecedores flexíveis;
  • B. manutenção de baixos níveis de estoque e escolha de fornecedores de baixo custo;
  • C. escolha de fornecedores flexíveis e manutenção de estoques na cadeia;
  • D. manutenção de baixos níveis de estoque e delegação de autoridade;
  • E. rapidez na entrega e centralização das decisões.

Uma empresa fabricante de autopeças gostaria de adotar indicadores de controle operacional para o seu processo de produção. Seria um indicador adequado:

  • A. taxa de desperdício;
  • B. número de empregados treinados;
  • C. lucratividade;
  • D. índice de turnover;
  • E. participação no mercado.

Uma grande empresa redefiniu sua estratégia corporativa e iniciou um processo que inclui reestruturação organizacional, revisão de suas linhas de produtos e a mudança da cultura organizacional. Como instrumento de apoio a essa transformação organizacional, foi implantado o balanced score card para controle do desempenho. Atenção especial vem sendo dada à perspectiva “clientes”, pois a alta direção julga que os problemas mais críticos enfrentados estão relacionados à criação de valor para os clientes da empresa. Seriam indicadores adequados para medir os objetivos relativos a essa perspectiva:

  • A. taxa de defeitos e índice de retenção de clientes;
  • B. liquidez corrente e nível de satisfação dos clientes;
  • C. nível de satisfação dos clientes e participação no mercado;
  • D. rotatividade de estoques e participação no mercado;
  • E. rotatividade de estoques e índice de retenção de clientes.

Um gerente de produção precisa decidir entre quatro fornecedores de um equipamento para a fábrica onde trabalha. Ele identificou três critérios para a decisão: preço, qualidade e prazo de entrega. Para avaliar e ordenar os diferentes fornecedores com base nesses critérios, o gerente deve:

  • A. atribuir pesos aos diferentes critérios;
  • B. identificar a situação problema;
  • C. construir uma árvore de decisão;
  • D. implementar a melhor alternativa;
  • E. rever os critérios de decisão.

Para a maioria dos profissionais e estudiosos de marketing, são cinco as principais áreas de análise que compõem a formulação da estratégia da área. São elas: Clientes,

  • A. Cotistas, Concorrentes, Colaboradores e Contexto.
  • B. Companhia, Cotistas, Colaboradores e Contexto.
  • C. Companhia, Concorrentes, Colaboradores e Contexto.
  • D. Companhia, Concorrentes, Compradores e Contexto.
  • E. Cotistas, Concorrentes, Colaboradores e Compradores.

Muitos autores reconhecem a importância da aplicação do Marketing para o planejamento de produtos e serviços de informação. Na área comercial, Kotler (1999 p.33) afirma que um dos equívocos é pensar que marketing é

  • A. disseminar.
  • B. promover.
  • C. vender.
  • D. divulgar.
  • E. mercantilizar.
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