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A estrutura organizacional de uma empresa pode ser definida como a disposição das unidades que compõem a empresa e das relações hierárquicas entre os diversos níveis, compreendendo deveres, responsabilidades e linhas de autoridade e comunicação. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
A estrutura do tipo comissão ou colegiada difere da estrutura em linha e assessoria em vários aspectos. Entre eles está o fato de que na estrutura em linha e assessoria o empregado recebe ordens de apenas um superior, enquanto na outra ele recebe ordens de vários superiores.
A estrutura organizacional de uma empresa pode ser definida como a disposição das unidades que compõem a empresa e das relações hierárquicas entre os diversos níveis, compreendendo deveres, responsabilidades e linhas de autoridade e comunicação. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Alcance ou amplitude de controle consiste na definição do número ideal de subordinados que um superior hierárquico pode gerenciar com eficiência. A esse respeito, é correto afirmar que a amplitude ou alcance de controle tende a ser menor se o trabalho executado tem natureza operacional e repetitiva.
Julgue os itens seguintes acerca do processo organizacional.
Sabe-se que um dos mecanismos utilizados para o adequado funcionamento da direção é a delegação. A esse respeito, caso um superior delegue a subordinado a análise da qualidade das tarefas executadas pelos membros de uma equipe, então o subordinado prestará contas de sua nova atividade a esse superior hierárquico, mas a responsabilidade pela qualidade das tarefas executadas pela equipe permanece com o superior que delegou a atividade.
Acerca da comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
Estruturas do tipo linha e assessoria altamente hierarquizadas geram menos transtornos à comunicação organizacional que estruturas menos hierarquizadas.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
No momento em que Moisés atenda a Jetro, cria-se uma cadeia escalar nessa organização.
A respeito de gestão empresarial, julgue os itens a seguir.
A espiritualidade nas empresas, tema discutido pela gestão contemporânea, não deve ser confundida com religiosidade.
Uma das principais vantagens da departamentalização territorial ou por localização geográfica é:
Proporcionar a alocação ideal de capital especializado para cada um dos grupos de produtos ou serviços.
Facilitar a coordenação dos resultados esperados de cada grupo de produto ou serviços, pois cada um desses grupos funciona como uma unidade de resultados.
Obter as vantagens econômicas de determinadas operações locais.
Possibilitar o melhor treinamento e capacitação dos profissionais da empresa, pela atuação indireta no território considerado.
Uma das definições atribuídas à departamentalização é:
O agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais.
O modelo de gestão que, a partir da otimização das interações entre acionistas ou cotistas, conselho, auditorias e diretoria executiva, proporciona a adequada sustentação para o aumento da atratividade da empresa no mercado, incrementando o valor da empresa ao longo do tempo.
A técnica que consiste em construir, graficamente, um modelo lógico para o sistema de informações gerenciais, o qual permite que usuários e analistas de sistemas, organização e métodos encontrem a melhor solução, de modo que esta transmita as reais necessidades da empresa.
A representação do conjunto de cargos da empresa com o mesmo nível de autoridade.
A centralização ocorre, normalmente, nas seguintes situações básicas, EXCETO:
Para encorajar o processo decisório dos executivos alocados na média e baixa administração.
Para manter uniformidade de decisões e ações.
Para aumentar o nível de controle das atividades da empresa.
Para manter o nível de integração das atividades da empresa.
Uma das vantagens da descentralização é:
Diminuição acentuada do risco de duplicação de esforços para executar determinadas atividades.
Menor necessidade de controle e de coordenação, reduzindo assim os custos intermediários dos produtos e serviços oferecidos.
Maior facilidade de coordenação de atividades que envolvem alto nível de dependência.
Possibilidade de atendimento mais rápido às necessidades do mercado, da empresa e das unidades organizacionais.
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