Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Analise as afi rmativas que se seguem e assinale a opção correta.
I. O controle de bens tem por objetivo classifi car e codifi car materiais e obter assim o registro histórico do bem. II. O sistema de codifi cação de bens de todas as organizações se diferencia do sistema de codifi cação de materiais por sua categoria específica alfanumérica. III. A codifi cação é feita por grupos de números e números e letras inteligentes por meio dos quais são identificados bens e materiais.Somente I está correta.
Somente II está correta.
Somente I e III estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Todas as opções estão corretas.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A seção de patrimônio de uma organização é responsável pela conferência dos bens que constam da lista de materiais que se encontram nos ambientes da organização. Assinale a opção correta.
Os bens que estão na lista e não foram encontrados são excluídos do inventário.
No final do inventário é publicada uma lista com as divergências encontradas.
O inventário de materiais administrativos é realizado pelas áreas de expedição.
O inventário patrimonial é realizado a qualquer momento durante o ano fiscal.
O inventário físico e o patrimonial são ambos de responsabilidade da contabilidade da organização.
Problemas administrativos, econômicos e sociais exigem métodos e planejamentos que contemplem as suas complexidades. Para tanto, o economista Carlos Matus desenvolveu o Planejamento Estratégico Situacional, compreendendo os momentos explicativo, normativo, o estratégico e o tático-operacional como fundamentais. Em relação a esses quatro momentos, pode-se afirmar que:
o momento tático-operacional precede todos os demais momentos.
devem ser considerados como momentos que se confundem com etapas, para efeitos do planejamento.
devem ser considerados como parte de processo contínuo que tem início e fim determinados e conhecidos.
apesar de não haver uma hierarquia entre eles, o momento estratégico assume importância constante e situacional.
o momento estratégico se relaciona à questão da viabilidade e aos obstáculos a vencer para aproximar a realidade da situação eleita como objetivo.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Estilo de liderança é o padrão recorrente de comportamento exibido pelo líder. Para os autores White e Lippitt, existem três estilos básicos de liderança:
I. Liderança Autocrática
II. Liderança Liberal
III. Liderança Democrática
Representam a participação dos líderes:
A. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou regular o curso das coisas. Faz apenas comentários quando perguntado.
B. O líder é pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um.
C. O líder procura ser um membro normal do grupo. É objetivo e estimula com fatos, elogios ou críticas.
Marque a opção que relaciona corretamente o estilo de liderança à participação do líder.
I A; II B; III C
I A; II C; III B
I B; II A; III C
I B; II C; III A
I C; II B; III A
Leia as afi rmativas a seguir e assinale a opção correta.
1. A capacitação tem por objetivo desenvolver as competências das quais funcionários e gestores necessitam para lidar de maneira efi caz uns com os outros e com os clientes em um ambiente diversificado.
2. A maioria das competências ensinadas é interpessoal, como escutar ativamente e fornecer coaching e feedback. Sob condições ideais, usa-se a avaliação organizacional para determinar quais competências devem ser ensinadas, ajustando o treinamento às questões empresariais especificamente identificadas.
As duas afirmativas estão corretas e a segunda justifi ca a primeira.
Somente a segunda afirmativa está correta.
As duas afirmativas estão incorretas.
As duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
Somente a primeira afirmativa está correta.
Sobre um projeto não é correto afirmar que:
é um esforço temporário empreendido para criar um produto.
é limitado ao desenvolvimento de um novo produto ou serviço.
pode envolver uma única pessoa.
pode envolver uma única ou múltiplas unidades organizacionais.
cria um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Segundo Ricardo Vargas, conhecer as fases do ciclo de vida de um projeto proporciona vários benefícios e considerações, exceto:
permite ao time do projeto um melhor controle do total de recursos gastos para atingir metas estabelecidas.
permite avaliar uma série de similaridades entre projetos.
permite que seja indicado os elementos-chave do escopo do projeto.
permite verifi car se a incerteza relativa aos prazos e custos tende a diminuir com o término de cada fase.
permite verifi car se as características do projeto tendem a mudar com a conclusão de cada fase.
É considerada característica de um projeto bem sucedido:
ficar abaixo do orçamento previsto.
terminar antes do prazo.
o cliente ser surpreendido pela qualidade do resultado do projeto.
ser realizado conforme o planejado.
consumir menos materiais e pessoas.
Considerando diferenças básicas entre projetos de implementação e projetos de desenvolvimento, marque a característica de projetos de desenvolvimento:
organização de recursos humanos orientada para tarefas.
estilo de liderança baseado em comandos e controle.
avanço que visa à redução da incerteza, medido através de indicadores.
processo relativamente linear.
sistema de informações altamente estruturado.
A forma de organização que pode ser considerada desvantajosa pelo fato de haver desgaste de tempo na tomada de decisões, inibição das ideias dos chefes e divergência entre a direção e a assessoria denomina-se:
organização funcional.
organização linear.
organização matricial.
organização hierárquico-consultivo.
organização colegiada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...