Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Podemos identificar os seguintes termos-chave que definem a comunicação eficaz, exceto:

  • A.

    relacionamento

  • B.

    lateral

  • C.

    estratégica

  • D.

    duas mãos

  • E.

    simétrica

Em marketing, os seguintes itens: automação ou informatização, competitividade, recursos técnicos e humanos, planejamento, experiência, são

  • A.

    elementos essenciais na geração de serviços e produtos de uma unidade de informação.

  • B.

    atributos básicos na formação da imagem de uma unidade de informação.

  • C.

    elementos que visam a promoção de serviços e produtos da unidade de informação.

  • D.

    atributos que visam inovações e a evolução da unidade de informação.

  • E.

    elementos de poder na agilidade, dinamismo e versatilidade do atendimento ao usuário.

Segmentação de mercado é um dos aspectos da estratégia global de marketing nas organizações e unidades de informação. A exigência denominada “substancialidade” para a segmentação de mercado, significa

  • A.

    a variável que deve ser definida e utilizada à medida em que proporciona resoluções para os problemas em foco.

  • B.

    o grau de informação sobre as características específicas de interesse do consumidor.

  • C.

    a pesquisa de mercado envolvendo estudos em diversas áreas relacionadas com os consumidores.

  • D.

    o grau em que os segmentos são representativos em termos numéricos ou lucrativos para se constituírem em um objetivo do marketing.

  • E.

    o grau em que a organização pode focalizar esforços sobre o segmento escolhido.

A seguinte definição: “pessoa, grupo ou entidade cujas atividades vinculam-se, direta ou indiretamente, ao atendimento da missão e dos objetivos estratégicos da organização ou comunidade, na qual está inserida a unidade de informação e podem vir a ser utilizadores dos serviços e produtos dessa unidade”, refere-se ao usuário

  • A.

    externo.

  • B.

    ocasional.

  • C.

    real.

  • D.

    final.

  • E.

    potencial.

Em relação aos referenciais de qualidade em Ensino a Distância para organizações, alguns aspectos precisam ser considerados. Marque abaixo o único aspecto cuja descrição está incorreta.

  • A.

    Legislação – conhecer e aplicar as normas específicas para a área no país.

  • B.

    Projeto político-pedagógico institucional – incorporar ao projeto todos os elementos que possam potencializar o aproveitamento dos alunos em consonância com a sua formação e necessidades, bem como prever as funções dos demais agentes do processo e os recursos necessários à sua concretização.

  • C.

    Levantamento das necessidades de treinamento – assegurar-se de que o projeto esteja em sintonia com as premissas pedagógicas para a educação e para o Ensino a Distância.

  • D.

    Projeto pedagógico do curso – elaborar um projeto pedagógico consistente que inclua claramente a modalidade a distância como opção estratégica.

  • E.

    Avaliação e indicadores – conhecer os indicadores existentes na literatura e os construídos por organizações e desenvolver novos, de acordo com as necessidades de sua instituição.

Os Indicadores Balanceados de Desempenho, também conhecidos como BSC, são uma metodologia de gestão com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas. São perspectivas originárias do BSC, exceto:

  • A.

    clientes.

  • B.

    processos internos.

  • C.

    ativos externos.

  • D.

    aprendizagem e crescimento.

  • E.

    finanças.

São consideradas ferramentas de qualidade total, exceto:

  • A.

    ciclo PDCA.

  • B.

    brainstorming.

  • C.

    diagrama de causa-efeito.

  • D.

    avaliação 360 graus.

  • E.

    análise de pareto.

O conceito de downsizing aplicado à gestão significa:

  • A.

    delegação de competências.

  • B.

    gestão do desempenho.

  • C.

    gestão por competências.

  • D.

    redução de custos.

  • E.

    redução do tamanho da empresa.

O processo de verificação que certifica se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos denomina-se:

  • A.

    planejamento.

  • B.

    organização.

  • C.

    controle.

  • D.

    direção.

  • E.

    comunicação.

As empresas são unidades que visam atingir determinados objetivos específicos. A sua razão de ser e de existir é servir a esses objetivos, que assumem várias funções, exceto:

  • A.

    servir como padrões para avaliar e controlar a atividade e os resultados da empresa.

  • B.

    servir para legitimar e justificar as atividades da empresa e a sua própria existência.

  • C.

    servir para garantir os reconhecimentos por metas alcançadas periodicamente.

  • D.

    servir como unidade de medida para verificar e comparar as atividades da empresa, ou ainda dos seus órgãos e pessoas.

  • E.

    sinalizar uma situação futura para orientar e balizar a atividade e o comportamento das pessoas para assegurar ação coletiva integrada.

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