Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Para Spector (2007) a motivação é um estado interior que leva uma pessoa a emitir determinados tipos de comportamentos. Sobre motivação, é correto afirmar:

  • A.

    a motivação extrínseca encontra-se no interior de cada pessoa e está normalmente associada a um desejo. O desejo é que impulsiona os indivíduos para uma ação.

  • B.

    segundo a defi nição de motivação intrínseca, as pessoas somente podem ser motivadas por outra pessoa, o individuo não é capaz de motivar-se sozinho.

  • C.

    motivos cognitivos são baseados no conhecimento, nas opiniões ou crenças de uma pessoa.

  • D.

    Maslow defi ne cinco necessidades básicas para o comportamento humano: fisiológicas, segurança, conhecimento, estima e poder.

  • E.

    a necessidade de poder é positiva quando o gerente quer comandar o grupo pela persuasão e convencimento de suas ideias e negativa quando utiliza o poder para manipular o grupo.

A respeito do conceito de Motivação, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As teorias da motivação podem ser classifi cadas em dois grupos: teorias de conteúdo e teorias de processo. No primeiro caso, a motivação se dá em função da satisfação de necessidades; no segundo, a motivação se relaciona a um processo de tomada de decisão.

  • B.

    Maslow cria uma hierarquia das necessidades, agrupando-as em dois grupos, necessidades inferiores e necessidades superiores. No primeiro grupo estão as necessidades fi siológicas e de segurança; no segundo, as sociais, de estima e de auto-realização.

  • C.

    Alderfer redefi niu as cinco necessidades hierarquizadas e as agrupou em três. Denominadas de ERC, signifi cam Existência, Relacionamento e Crescimento. Afi rmou, ainda, ao contrário de Maslow, que não existe somente um sentido progressivo nas necessidades, mas também regressivo.

  • D.

    As Teorias X e Y de McGregor partiram do estudo da prática administrativa norte-americana, sendo X aquela que se apoia na concepção do homem motivado e que quer se desenvolver, tendo sua ênfase no controle.

  • E.

    A Teoria Bifatorial foi construída afi rmando haver dois conjuntos de fatores que variavam em dois contínuos interdependentes: o primeiro seria de fatores higiênicos, externos; o segundo, seria o de motivadores, internos.

Na facilitação de projetos, o gerente deve conhecer e aplicar teorias motivacionais. Segundo a Teoria de Maslow, os três mais baixos níveis de necessidade humana são:

  • A.

    estima, social e segurança.

  • B.

    estima, social e crescimento.

  • C.

    filosófico, segurança e social.

  • D.

    social, fisiológico e segurança.

  • E.

    segurança, realização e biológico.

Leia o trecho a seguir

Teoria da administração que enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou nas teorias administrativas. “Tudo depende de...”. Tal abordagem explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance efi caz dos objetivos da organização. Assim, pode-se afi rmar que condições e situações diferentes exigem técnicas diferentes de administrar.

Estas afirmativas pertencem à

  • A.

    Abordagem Sistêmica da Administração.

  • B.

    Abordagem Comportamental da Administração.

  • C.

    Abordagem Estruturalista da Administração.

  • D.

    Abordagem Neoclássica da Administração.

  • E.

    Abordagem Contingencial da Administração.

Leia os trechos a seguir.

Primeira afirmativa:

A cultura organizacional pode desenvolver disfunções, que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura.

Segunda afirmativa:

Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.

A respeito dessas duas afi rmativas, é correto afi rmar que:

  • A.

    as duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    somente a segunda afi rmativa está correta.

  • C.

    as duas afi rmativas estão incorretas.

  • D.

    somente a primeira afirmativa está correta.

  • E.

    as duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.

Leia o trecho a seguir e marque a opção correta.

I. A cultura organizacional pode desenvolver disfunções que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa.

II. Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento individual, que fazem o papel de degenerações sociais.

III. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.

IV. Difi culdade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura.

  • A.

    Somente a afirmativa IV está correta.

  • B.

    As afirmativas I e II estão corretas.

  • C. As afirmativas II e III estão corretas.
  • D.

    As afirmativas II e IV estão corretas.

  • E.

    As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Assinale a opção que apresenta uma assertiva incorreta.

  • A.

    Segundo Émile Durkheim, os problemas sociais podem ter sua origem também na ausência de regras, o que por sua vez se caracterizaria como anomia.

  • B.

    Kant distingue duas formas de saber: o conhecimento empírico ou “a priori”, que independe da experiência, e o conhecimento puro, que tem a ver com as percepções dos sentidos, posterior à experiência.

  • C.

    De acordo com Karl Marx, o sistema de produção divide a sociedade em duas classes distintas: a dos proprietários e a dos não proprietários das ferramentas de trabalho ou dos meios de produção.

  • D.

    Max Weber formalizou a teoria da burocracia, segundo a qual as organizações são caracterizadas por cargos formalmente bem defi nidos, ordem hierárquica com linhas de autoridade e responsabilidades bem delimitadas.

  • E.

    Com base na percepção do progresso humano, Augusto Comte estabeleceu a Lei dos Três Estados: Teológico, Metafísico e Positivo.

Assinale a opção que demonstra qual entre os modais de transporte é o mais adequado para longas distâncias e grandes quantidades, embora possua menor fl exibilidade de trajeto.

  • A.

    Ferroviário.

  • B.

    Aéreo.

  • C.

    Marítimo.

  • D.

    Hidroviário.

  • E.

    Cabotagem.

Marque o conceito correto relacionado ao instrumento apresentado.

  • A.

    Quadro lógico: facilita a decomposição do projeto em elementos mensuráveis e controláveis.

  • B.

    Árvore de problemas: diagrama que visualiza uma relação de causa-efeito.

  • C.

    Estrutura Analítica do Projeto: resumo da estratégia de intervenção.

  • D.

    Organograma: cronograma resumido do projeto que identifi ca as principais entregas e eventos do projeto e suas datas.

  • E.

    Plano de Marcos do Projeto: forma gráfi ca que representa simultaneamente os diferentes elementos que compõem a organização e suas ligações entre si.

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional de Qualidade está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos inerentes à Excelência em Gestão.

Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial. Além disso, o MEG utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo:

  • A.

    Gestão da Qualidade.

  • B.

    PDCA (Plan, Do, Check, Action).

  • C.

    Curva de Aprendizagem.

  • D.

    Desenvolvimento Organizacional (DO).

  • E.

    PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

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