Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Na Coluna I estão identificados quatro métodos de controle e na Coluna II têm-se as respectivas definições de tais métodos. Correlacione corretamente as colunas e, ao final, assinale a opção que expressa a sequência correta da Coluna II.

  • A.

    4, 2, 1, 3

  • B.

    2, 4, 3, 1

  • C.

    1, 4, 3, 2

  • D.

    3, 2, 4, 1

  • E.

    1, 3, 2, 4

Assinale a única opção que não pode ser considerada como fase do processo de controle.

  • A.

    Análise do cenário.

  • B.

    Estabelecimento de padrões.

  • C.

    Observação do desempenho.

  • D.

    Comparação do desempenho aferido com o padrão estabelecido.

  • E.

    Ação corretiva.

São vantagens da avaliação 360 Graus, exceto:

  • A.

    resultados mais confiáveis e isentos de influências pessoais.

  • B.

    visão do avaliado sob diferentes aspectos.

  • C.

    maior celeridade no resultado da avaliação.

  • D.

    maior aceitação dos colaboradores.

  • E.

    maior controle da coerência do avaliador.

Conforme Meister (1999), em pesquisa do NTL Institute for Applied Behavioral Sciences, constatou-se taxa média de retenção de acordo com estratégias de aprendizagem, apresentada em uma pirâmide conforme ordem crescente relacionada abaixo:

  • A.

    5% Palestras, 10% Audiovisual, 20% Leitura, 30% Demonstrações, 50% Grupos de Discussão, 75% Ensinar os Outros/Uso Imediato, 80% Praticar Fazendo.

  • B.

    5% Leitura, 10% Palestras, 20% Audiovisual, 30% Grupos de Discussão, 50% Demonstrações, 75% Praticar Fazendo, 80% Ensinar os Outros/ Uso Imediato.

  • C.

    5% Palestras, 10% Leitura, 20% Audiovisual, 30% Demonstrações, 50% Grupos de Discussão, 75% Praticar Fazendo, 80% Ensinar os Outros/ Uso Imediato.

  • D.

    5% Leitura, 10% Palestras, 20% Audiovisual, 30% Praticar Fazendo, 50% Grupos de Discussão, 75% Demonstrações, 80% Ensinar os Outros/ Uso Imediato.

  • E.

    5% Palestras, 10% Audiovisual, 20% Leitura, 30% Demonstrações, 50% Ensinar os Outros/ Uso Imediato, 75% Grupos de Discussão, 80% Praticar Fazendo.

Segundo Chiavenato (1989), o conteúdo do treinamento envolve quatro tipos de mudança de comportamento, a saber:

  • A.

    levantamento de informações, desenvolvimento de habilidades, desenvolvimento ou modificação de vivências, desenvolvimento de conceitos.

  • B.

    levantamento de informações, desenvolvimento de conhecimentos, desenvolvimento ou modificação de atitudes, desenvolvimento de conceitos.

  • C.

    transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, desenvolvimento ou modificação de vivências, fixação de conceitos.

  • D.

    transmissão de informações, desenvolvimento de conhecimentos, desenvolvimento ou modificação de atitudes, fixação de conceitos.

  • E.

    transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, desenvolvimento ou modificação de atitudes, desenvolvimento de conceitos.

A etapa do diagnóstico das necessidades e dos problemas de treinamento é chamada de Levantamento das Necessidades de Treinamento e podem ocorrer em três diferentes níveis de análise a saber:

  • A.

    do mercado, departamental e das pessoas.

  • B.

    do mercado, da organização e das pessoas.

  • C.

    da organização, das equipes e das pessoas.

  • D.

    da organização, departamental e das tarefas e operações.

  • E.

    da organização, das equipes e das tarefas e operações.

As técnicas de treinamento podem ser classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicação. São técnicas de treinamento, quanto ao uso:

  • A.

    de indução ou de integração à empresa e depois do ingresso no trabalho.

  • B.

    presenciais e à distância.

  • C.

    orientadas para o conteúdo, orientadas para o processo e mistas.

  • D.

    cognitivas e afetivas.

  • E.

    no local de trabalho e fora do local de trabalho.

Em programas de estagiários e trainees, o tutor é responsável pelo monitoramento, acompanhamento e aconselhamento do estagiário/trainee no dia a dia de sua participação no programa. A contribuição do tutor é abrangente e decisiva. Entre as manifestações mais evidentes de seu papel, marque a única incorreta.

  • A.

    Servem de apoio, quando surgem barreiras e dificuldades.

  • B.

    Estimulam a visão crítica e um sadio inconformismo.

  • C.

    São exemplos vivos, do tipo faça o que eu faço: não desperdiçam seu próprio talento.

  • D.

    Ajudam-no a criar uma auto-imagem positiva, não sendo destrutivos.

  • E.

    Ajudam na manutenção financeira e no equilíbrio emocional do jovem.

O paradigma da “empresa flexível” (Atkinson e Meager, 1986, p. 2-11), incorpora diversos tipos de flexibilidade no que se refere à gestão dos recursos humanos, com exceção:

  • A.

    da flexibilidade numérica.

  • B.

    da flexibilidade funcional.

  • C.

    do distanciamento.

  • D.

    da flexibilidade profissional.

  • E.

    da flexibilidade salarial.

Para Kats e Kahn, a organização como um sistema aberto apresenta a seguinte característica:

  • A.

    finalidades diferenciadas.

  • B.

    inexistência de limites ou fronteiras.

  • C.

    entropia positiva.

  • D.

    homogeneização.

  • E.

    importação-transformação-exportação de energia.

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