Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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O sistema sociotécnico de Tavistock é constituído de três subsistemas principais:

  • A.

    o Psicossocial, o Administrativo e o Social.

  • B.

    o Principal, o Secundário e o Social.

  • C.

    o Organizacional, o de Pessoal e o Social.

  • D.

    o Técnico, o Gerencial e o Social.

  • E.

    o Técnico, o Pessoal e o Social.

O downsizing, como uma das técnicas da Administração contemporânea, visa ao seguinte objetivo:

  • A.

    promoção das sinergias dentro da empresa.

  • B.

    acompanhamento das ações do concorrente.

  • C.

    comunicação sem distorção.

  • D.

    foco nos procedimentos internos.

  • E.

    manutenção da produtividade dos gerentes.

Sobre a “reengenharia”, segundo seus autores principais Michael Hammer e James Champy, é correto afirmar que um erro comum cometido durante o processo de reengenharia é tentar

  • A.

    transformar um processo em vez de repará-lo.

  • B.

    implantar a reengenharia sem causar problemas a ninguém.

  • C.

    implantar a reengenharia de cima para baixo.

  • D.

    concentrar a energia entre poucos projetos.

  • E.

    buscar resultados de grande monta.

A maior parte dos princípios e práticas que suportam o TQM – Gerenciamento da Qualidade Total deriva de contribuições de um grupo restrito de estudiosos. Tidos como mestres, ou gurus, o conhecimento de seu trabalho é requisito para qualquer esforço visando compreender e implementar o TQM nas organizações. Sobre os Gurus da Qualidade e seus pensamentos, é correto afirmar que:

  • A.

    Deming contribuiu decisivamente no movimento japonês em prol da qualidade. Segundo ele, a administração da qualidade compreende três processos básicos: planejamento, controle e melhoria. Para ele, as abordagens conceituais necessárias ao gerenciamento dos três processos são similares àquelas empregadas na administração financeira.

  • B.

    Formado dentro de empresas, ao contrário dos demais mestres, considera-se um pensador de negócios pragmático e não um guru da qualidade. Ishikawa criou a concepção Zero Defect e popularizou o conceito de fazer certo da primeira vez.

  • C.

    Juran criou os famosos círculos de controle da qualidade. Além dos CCQ, as suas sete ferramentas constituem importante instrumental de auxílio nos processos de controle da qualidade. Ao contrário de outras metodologias, que colocam a qualidade nas mãos de especialistas, ele acreditava que as sete técnicas podiam ser utilizadas por qualquer trabalhador. Redefiniu o conceito de cliente, para incluir qualquer funcionário que recebe como insumo os resultados do trabalho executado anteriormente por um colega.

  • D.

    Crosby talvez tenha sido o mais celebrado guru da qualidade. Comparado com os demais mestres, cujas orientações são de caráter marcadamente prático, pode ser considerado um filósofo, um pregador em busca de discípulos. Diz-se que muitos dos que adotam suas ideias o fazem com devoção quase religiosa.

  • E.

    Feigenbaun deu origem ao conceito de controle da qualidade total, tratando-o como questão estratégica que demanda profundo envolvimento de todos dentro da organização. A qualidade seria um modo de vida para as empresas, uma filosofi a de compromisso com a excelência.

Segundo Meister (1999), a emergência da organização enxuta e flexível provocou mudanças que representam demandas totalmente novas para os trabalhadores e exigem que eles dominem papéis e qualificações totalmente novos. Assinale a única mudança correta.

  • A.

    Na liderança, de Autocrática para Controladora.

  • B.

    Na tecnologia, de Ferramentas para Desenvolver a Colaboração para Ferramentas para Desenvolver a Mente.

  • C.

    Na organização, de Hierarquia para Livre Estruturação.

  • D.

    Na vantagem, de Custo para Tempo.

  • E.

    Na força de trabalho, de Homogênea para Padronizada.

São técnicas de seleção: entrevistas de seleção, provas de conhecimento ou de capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnica de simulação. As entrevistas de seleção podem ser do tipo:

  • A.

    gerais ou específicas.

  • B.

    dirigidas ou não dirigidas.

  • C.

    psicodrama ou role-playing/dramatização.

  • D.

    expressivos, projetivos ou inventários.

  • E.

    de aptidões gerais ou específicas.

Entre os indicadores utilizados para a gestão de Qualidade de Vida no Trabalho, o Índice de Desenvolvimento Social (IDS) é composto pelos indicadores de:

  • A.

    alimentação, saúde, seguro de vida.

  • B.

    esperança de vida, grau de alfabetização, distribuição de renda.

  • C.

    condições de trabalho, segurança contra o crime, lazer.

  • D.

    conhecimento, participação econômica, participação cultural e política.

  • E.

    longevidade, nível educacional, renda.

Sobre descrição de processos produtivos, é correto afirmar:

  • A.

    “processo finalístico” é aquele que caracteriza a atuação da organização e é apoiado por outros processos internos.

  • B.

    “macroprocesso” é o conjunto de etapas que envolvem atividades de um ou mais departamentos.

  • C.

    “subprocesso” é o conjunto de processos fundamentais, críticos para o cumprimento da Missão, que se interrelacionam diretamente com clientes e fornecedores, no atendimento das expectativas dos clientes.

  • D.

    “atividade” é um conjuntos de tarefas, executadas por um departamento ou por uma pessoa.

  • E.

    “processo” é um conjunto de documentos que registram as decisões e os passos da burocracia para a consecução de ações organizacionais.

Sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), marque o único comentário correto.

  • A.

    As teorias convencionais preocupam-se predominantemente com a satisfação das pessoas, abordando a correlação entre o stress e o trabalho.

  • B.

    A Qualidade de Vida no Trabalho consiste na visão mais ampla das concepções existentes sobre a motivação e a satisfação, baseando-se em uma visão integral dos seres humanos, denominado de enfoque biopsicossocial, o qual propõe a visão integrada dos seres humanos.

  • C.

    O conceito de QVT constitui um conjunto de ações de uma empresa que envolve o diagnóstico e a implementação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, no intuito de propiciar condições plenas de desenvolvimento organizacional.

  • D.

    Define que a QVT representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as necessidades coletivas com sua atividade na organização.

  • E.

    A preocupação com a QVT existe desde os primórdios da vida humana, objetivando facilitar o processo de execução dos seus deveres.

Entre as dez mudanças frequentes que ocorrem nas empresas com a reengenharia dos processos, temos:

  • A.

    as unidades de trabalho mudam, passando de equipes para departamentos.

  • B.

    os critérios de promoção mudam de desempenho individual para desempenho grupal.

  • C.

    as estruturas mudam de hierárquicas para pessoas.

  • D.

    a preparação dos empregados para o serviço muda, deixando de ser treinamento para ser instrução.

  • E.

    os serviços das pessoas mudam, passando de tarefas simples para trabalhos multidimensionais.

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