Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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De Taylor aos tempos atuais, o conceito de qualidade nas organizações, incorporou vários elementos básicos importantes. O conceito atual de Qualidade Dinâmica significa que

  • A.

    os produtos devem estar conformes com os padrões e normas.

  • B.

    qualquer atividade deve ser bem feita e visando a satisfação do usuário.

  • C.

    é preciso investigar as causas de perdas e falhas.

  • D.

    deve haver teste e inspeção de produtos, partes e componentes.

  • E.

    melhorias devem ser feitas na busca eterna de melhores resultados.

São métodos tradicionais de avaliação do desempenho, exceto:

  • A.

    método das escalas gráficas.

  • B.

    método da escolha forçada.

  • C.

    método da pesquisa de campo.

  • D.

    método da entrevista amostral.

  • E.

    método dos incidentes críticos.

A Avaliação 360º é um método

  • A.

    que se baseia no fato de que, no comportamento humano, existem certas características extremas capazes de levar a resultados positivos (sucesso) ou negativos (fracasso).

  • B.

    que consiste na utilização de retornos que incluem diversas fontes que tentam captar o maior número de canais e direções.

  • C.

    que enfatiza o desempenho futuro, ou melhor, as potencialidades ou as características do avaliado as quais facilitarão que amanhã este assuma tarefas e atividades que lhe serão atribuídas por vários canais e direções.

  • D.

    que se baseia na comparação periódica entre os resultados fixados (ou esperados) para cada funcionário e os resultados efetivamente alcançados.

  • E.

    desenvolvido com base em entrevistas com o superior hierárquico. É amplo e permite, além de um diagnóstico do desempenho do empregado, a possibilidade de planejar juntamente com o supervisor seu desenvolvimento.

Em relação aos métodos de avaliação do desempenho, segundo Chiavenato (1989), é considerada uma vantagem do Método de Pesquisa de Campo:

  • A.

    permitir aos avaliadores um instrumento de avaliação de fácil entendimento e aplicação simples.

  • B.

    proporcionar pouco trabalho ao avaliador no registro de avaliação, simplificando-o enormemente.

  • C.

    ser um método fundamentalmente comparativo e discriminativo.

  • D.

    proporcionar resultados mais confiáveis e isentos de influências subjetivas e pessoais, pois elimina o efeito da estereotipação.

  • E.

    ser o método mais completo de avaliação.

Sobre gestão por competência, é incorreto afirmar que:

  • A.

    figura como um dos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações; propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as atividades necessárias à consecução de seus objetivos.

  • B.

    direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento do gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a consecução dos objetivos organizacionais.

  • C.

    é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.

  • D.

    é composta por alguns subsistemas, como: Mapeamento e descrição de Competências; Mensuração de Competências; Remuneração por Competências; Seleção por Competências; Desenvolvimento de Competências; Avaliação de Desempenho por Competências; Plano de Desenvolvimento por Competências.

  • E.

    figura como alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações; propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução de seus objetivos.

De forma prática, na descrição de competências, devem-se evitar as recomendações abaixo, com exceção de:

  • A.

    a construção de descrições objetivas, claras e curtas e a utilização de termos que facilitem a compreensão das pessoas.

  • B.

    ambiguidades, como, por exemplo, “implementar modelos de gestão bem sucedidos em outras organizações”. Não se sabe, nesse caso, se a pessoa deve ser capaz de “implementar, na organização em que trabalha, modelos de gestão que foram bem sucedidos em outras organizações”, ou, então, “implementar, em outras organizações, modelos de gestão bem sucedidos”. Essa redação é ambígua, dando margem à dupla interpretação.

  • C.

    irrelevâncias e obviedades como, por exemplo, “coordenar reuniões que são marcadas”. Nesse caso, bastaria dizer: “coordena reuniões”.

  • D.

    a utilização de verbos que não expressem uma ação concreta, ou seja, que não representem comportamentos passíveis de observação no trabalho como, por exemplo, saber, apreciar, acreditar e pensar, entre outros.

  • E.

    abstrações como, por exemplo, “pensa o inédito, sugerindo ideias que resolvam divergências”. Nesse exemplo, seria melhor dizer simplesmente: “sugere ideias para solucionar problemas”.

No âmbito da administração pública federal, uma correta gestão de bens patrimoniais implica saber que:

  • A.

    a cessão consiste na operação que transfere o direito de propriedade do material mediante venda, permuta ou doação.

  • B.

    o inventário físico inicial deve ser realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou do órgão fiscalizador.

  • C.

    material permanente é aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde a sua identidade física e/ou tem uma durabilidade superior a três anos.

  • D.

    os bens de almoxarifado devem ser avaliados pelo preço médio ponderado das compras.

  • E.

    a recuperação de um bem móvel somente será considerada viável se a despesa envolvida orçar no máximo 25% do seu valor estimado no mercado.

Em relação à abordagem quanto à administração de conflitos, marque o item que apresenta as três abordagens à disposição do gerente.

  • A.

    Espera, tensão e resolução.

  • B.

    Estrutural, mista e de processo.

  • C.

    Impasse, vitória-derrota e conciliação.

  • D.

    Ganhar/perder, perder/perder e ganhar/ganhar.

  • E.

    Diferenciação de grupos, recursos compartilhados e interdependência de atividades.

Marque o único aspecto que não fundamenta o planejamento de carreiras.

  • A.

    Desempenho do cargo.

  • B.

    Grau de exposição.

  • C.

    Lealdade organizacional.

  • D.

    As famílias de cargos.

  • E.

    Subordinados-chave.

Na teoria de administração de recursos humanos, a tese da reciprocidade significa:

  • A.

    a organização paga e deve ter obrigatoriamente serviços recíprocos dos seus empregados.

  • B.

    os empregados devem ter a reciprocidade do salário.

  • C. a organização funciona como uma contra partida recíproca à sociedade.
  • D.

    o Estado deve garantir a reciprocidade das empresas com os empregados, obrigando o empregador a oferecer benefícios.

  • E.

    a organização funciona como um sistema que recebe contribuições dos participantes em troca de incentivos ou alicientes.

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