Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Chiavenato, as políticas relacionadas com ARH (Administração de Recursos Humanos) devem ter as seguintes características, exceto:
estabilidade, ou seja, suficiente grau de permanência para evitar alterações muito grandes.
consistência, ou seja, congruência em sua aplicação, não importam os níveis ou áreas afetados.
complexidade, ou seja, nível de abordagem que permita utilização em organizações de variados tamanhos.
generalidade, ou seja, possibilidade de aplicação global e compreensiva para toda a organização.
flexibilidade, ou seja, possibilidade de suportar correções, ajustamentos e exceções, quando necessários.
Sobre o planejamento de pessoal, o modelo integrado é um modelo sistêmico e total de planejamento de pessoal quando interligado a:
objetivos da organização, planejamento da organização, auditoria, previsão e programas de ação de recursos humanos.
rotatividade de pessoal, situação do mercado, necessidade da organização quanto aos seus recursos humanos e absenteísmo.
política salarial da organização, tipo de supervisão exercido sobre o pessoal.
três estágios: planejamento, programação e avaliação.
critérios de avaliação do desempenho.
Qual dos conceitos abaixo não corresponde ao de endomarketing?
É como uma tarefa bem sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem aos consumidores.
É a extensão da clássica função do marketing só que voltada para dentro da organização, a qual o autor define como as ações de marketing voltadas ao público interno da empresa a fim de promover, entre seus funcionários e os departamentos, valores destinados a servir o cliente.
Não é nada mais do que uma forma diferente de expressar (e praticar) a comunicação interna e que se trata de uma alternativa (nem tão sutil) de garantir aos profissionais de marketing a entrada em um novo campo de trabalho.
É a administração de mercados, para chegar a trocas, com o propósito de satisfazer as necessidades e desejos do homem.
É o conjunto de ações focadas no público interno que tem como o objetivo maior conscientizar funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.
A respeito da liderança, assinale a opção que pode ser considerada incorreta, segundo as teorias mais contemporâneas da Administração.
A liderança pode ser ensinada e aprendida por todos os indivíduos, como qualquer outra função gerencial.
A liderança efetiva gera comprometimento e entusiasmo entre os liderados para o alcance de objetivos comuns.
A liderança é um fenômeno grupal.
A liderança verdadeira é inata ao indivíduo.
Grande parte do poder do líder encontra-se no grupo em que lidera.
Correlacione as colunas abaixo relacionando o nível de maturidade dos liderados com o estilo de liderança indicado, conforme a teoria da liderança situacional. Ao final, selecione a opção que contemple a sequência correta da Coluna I.
1, 2, 3, 4
2, 1, 3, 4
3, 1, 2, 4
1, 2, 4, 3
1, 4, 3, 2
Para atuar no âmbito estratégico, uma das linhas de ação que o gestor deve assumir é a articulação, a qual engloba
a observação do ambiente, identificação de parceiros e de ameaças, formação de alianças e coordenação de esforços interinstitucionais.
a análise da situação atual, identificação de tendências e necessidades de mudança, definição de objetivos e metas.
a análise do mercado, identificação de clientes e oportunidades, interpretação das necessidades, adequação de produtos e serviços.
a preocupação com o funcionamento interno da unidade e a busca de crescentes níveis de produtividade e qualidade.
a coordenação, harmonização e integração da equipe para a consecução dos objetivos da instituição.
Nas unidades de informação, os seguintes itens: missão e objetivos permanentes, produtos e serviços, público alvo, abrangência geográfica, tecnologia, alcance das atividades, vantagens competitivas, forma de crescimento e cultura corporativa, fazem parte
da análise de consistência interna do planejamento estratégico.
da análise de consistência externa do planejamento estratégico.
do propósito básico do planejamento estratégico.
do plano funcional das unidades de informação.
do diagnóstico operacional das unidades de informação.
Relacionado com o projeto e gerenciamento de sistemas eletrônicos de informação, existem várias estratégias que podem ser adotadas para a entrada em operação de um novo sistema em lugar do antigo. A estratégia que permite que o sistema seja testado em ambiente controlado, onde o pessoal por ele responsável possa concentrar sua atenção, como forma de testar o sistema antes de ser liberado amplamente, denomina-se
operação-piloto.
programa utilitário.
projeto de interface.
método gradual de mudança.
funcionamento paralelo.
Marque a única informação sobre ergonomia que está incorreta.
Ergonomia física: está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação à atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
Ergonomia cognitiva: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, estresse e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
Ergonomia organizacional: concerne à otimização dos sistemas sociotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, teletrabalho e gestão da qualidade.
Os Ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a tornálos compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano.
"Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicos à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento, proteção e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores internos e externos (stakeholders)." (TERRA, 2005, p. 8). Selecione a opção incorreta.
O processo de gerenciamento do conhecimento consiste em um ciclo de geração, codificação e coordenação e disseminação do conhecimento.
A disseminação do conhecimento consiste na prática da transferência do conhecimento, podendo ser pela contratação de pessoas, pelas conversas informais e não programadas, ou por reuniões e ações estruturadas que possibilitam a mobilidade do conhecimento pela organização.
Na disseminação da informação, o conhecimento explícito é formalmente capturado e compartilhado por meio da tecnologia da informação, enquanto o tácito não.
A disseminação da informação é uma ação global organizacional: todo o conhecimento deve ser transmitido para toda a organização independentemente da absorção de cada um.
A amplitude da disseminação deve estar em acordo com a estratégia organizacional, com as políticas de pessoas, com o modelo de estrutura da empresa e com a tecnologia existente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...