Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Classificam-se como Receitas Correntes Derivadas as receitas:

  • A.

    de contribuições e de serviços.

  • B.

    patrimonial, agropecuária e industrial.

  • C.

    patrimonial, agropecuária, industrial e de serviços.

  • D.

    tributária e de contribuições.

  • E.

    tributária e de serviços.

Sobre a organização do Estado brasileiro, é correto afirmar que:

  • A.

    administrativamente, os municípios se submetem aos estados, e estes, por sua vez, submetem-se à União.

  • B.

    quando instituídas, as regiões metropolitanas podem gozar de prerrogativas políticas, administrativas e financeiras diferenciadas em relação aos demais municípios do estado.

  • C.

    quando existentes, os territórios federais gozam da mesma autonomia político-administrativa que os estados e o Distrito Federal.

  • D.

    o Distrito Federal é a capital federal.

  • E.

    embora, por princípio, todos os entes federados sejam autônomos, em determinados casos, os estados podem intervir em seus municípios.

Como instrumento gerencial, um programa de avaliação de desempenho tenderá a ser proveitoso caso se preste a alcançar, entre outros, os seguintes objetivos, exceto:

  • A.

    proporcionar feedback ao indivíduo avaliado, a fim de aperfeiçoar seu desempenho.

  • B.

    subsidiar mecanismos de promoção e recompensa.

  • C.

    justificar a abertura de ações disciplinares.

  • D.

    possibilitar o levantamento de necessidades de treinamento.

  • E.

    proporcionar feedback à área de pessoal.

Considerando os modelos teóricos de Administração Pública, é incorreto afi rmar que, em nosso país:

  • A.

    o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrático incorporasse valores de efi ciência, efi cácia e competitividade.

  • B.

    o patrimonialismo pré-burocrático ainda sobrevive, por meio das evidências de nepotismo, gerontocracia e designações para cargos públicos baseadas na lealdade política.

  • C.

    a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores públicos, a linguagem e as ferramentas da administração privada.

  • D.

    no Núcleo Estratégico do Estado, a prevalência do modelo burocrático se justifica pela segurança que ele proporciona.

  • E.

    tal como acontece com o modelo burocrático, o modelo gerencial adotado também se preocupa com a função controle.

O estudo das experiências de reformas administrativas havidas em nosso país permite concluir, acertadamente, que:

  • A.

    a retórica da reforma dos anos 1930 avançou do ponto de vista dos princípios políticos que a orientaram, a saber: participação, accountability e controle social.

  • B.

    a tentativa de modernização do aparelho de Estado, especialmente a da década de 1960, teve como consequência o fortalecimento da administração direta, em detrimento da administração indireta.

  • C.

    no sentido weberiano do termo, o Brasil nunca chegou a ter um modelo de burocracia pública consolidada.

  • D.

    ao contrário de outros países, o modelo de nova gestão pública, adotado a partir dos anos 1990, possuiu inspiração autóctone e em nada se valeu das experiências britânica e estadunidense.

  • E.

    a partir da década de 1990, caminhamos rumo a uma nova administração pública, de caráter gerencialista, visando consolidar o ideário keynesiano e o estado do bem-estar social.

Considere a tabela do Diagrama de Rede de um projeto composto por atividades término-início abaixo:

 Analise as afirmativas que se seguem e selecione a opção que representa a conclusão de sua análise:

 

( ) O caminho crítico do diagrama de Rede é representado pelas atividades A-B-D-E-G;

( ) A folga total das atividades A, B, C e E é igual a zero;

( ) O tempo total do projeto, do início ao fim, é de 17 dias;

( ) A folga das atividades pode ser obtida pela diferença: fim mais tarde menos o fim mais cedo.

  • A.

    C, C, C, E

  • B.

    E, C, E, C

  • C.

    C, E, C, C

  • D.

    E, E, E, E

  • E.

    E, C, C, C

Analise as afirmações que se seguem e selecione a incorreta.

  • A.

    A aprendizagem organizacional ocorre mediante insights, conhecimento e modelos mentais compartilhados.

  • B.

    A universidade corporativa oportuniza formação focada no ambiente de negócios, desenvolvendo o aprimoramento nas competências essenciais ou críticas de cada organização.

  • C.

    O Balance Score Card volta-se para quatro perspectivas organizacionais; nenhuma delas desenvolve objetivos ou medidas para orientar o aprendizado organizacional.

  • D.

    As organizações podem aprender apenas na velocidade em que seu elo mais lento aprende.

  • E.

    A Gestão do conhecimento é um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional, que é um bem intangível e de valor estratégico e patrimonial.

As áreas que compõem o conjunto de conhecimentos sobre gerenciamento de projetos são nove. Para essas nove áreas, o PMBOK propõe o agrupamento de processos em função da sua natureza. Entre as opções abaixo, selecione aquela que enuncia corretamente os grupos de processos de gerenciamento de projetos.

  • A.

    Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Encerramento.

  • B.

    Escopo, Tempo, Custo, RH, Qualidade e Riscos.

  • C.

    Escopo, Planejamento, Execução, Monitoramento e Implantação.

  • D.

    Contrato, Escopo, Custo, Cronograma, Planejamento e Monitoramento.

  • E.

    Termo de Abertura, Iniciação, Contrato, Gerenciamento do Projeto, Monitoramento e Encerramento.

Conhecer a evolução do pensamento administrativo, bem como de suas teorias e abordagens, permite concluir, acertadamente, que:

  • A.

    a resolução de problemas organizacionais pode ser tentada pela aplicação conjunta de várias Teorias Administrativas, ainda que suas abordagens sejam, à primeira vista, antagônicas.

  • B.

    como ciência, a Administração independe de outras ciências.

  • C.

    ao enfatizar as tarefas, a abordagem burocrática enrijece a organização, afastando-a de seus objetivos.

  • D.

    a Teoria Clássica da Administração possui apenas valor histórico e referencial, não sendo aplicável em nossos dias.

  • E.

    a cultura de uma organização é determinada por sua estrutura, sendo pouco afetada pelos valores e crenças das pessoas que a integram.

Considerando as diversas tipologias de decisões, pode-se afirmar, corretamente, que:

  • A.

    dado o caráter pouco complexo dos problemas que enfrentam, as pequenas organizações costumam tomar, exclusivamente, decisões estruturadas.

  • B.

    no nível operacional, todas as decisões são, necessariamente, não-estruturadas.

  • C.

    em geral, as fontes de conhecimento necessárias à tomada de uma decisão estratégica são especializadas e externas à organização.

  • D.

    as decisões tomadas para solucionar problemas singulares, que não são bem compreendidos nem se prestam a procedimentos rotineiros, caracterizam-se por serem semelhantes entre si.

  • E.

    a decisão estratégica é, tipicamente, uma decisão estruturada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...