Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao ser designada(o) como responsável por um processo de mudança organizacional, você saberá ser capaz de fazê-lo desde que não incorra no seguinte erro conceitual:
no âmbito da administração pública, o marco legalburocrático constitui-se em um forte limitador para a implementação de mudanças que, de regra, na administração privada, dependeriam apenas da visão do agente de mudanças.
mudanças causam os mais diferentes tipos de reação dos atores organizacionais, desde a adesão imediata à proposta de mudança até à resistência completa a qualquer tipo de mudança, sendo esta a mais frequente.
a resistência à mudança pode se dar nos âmbitos individual e organizacional.
embora fundamental em um processo de mudança, o papel da alta gerência não pode ser considerado como fator determinante de sucesso.
mudanças que implicam em alterações na estrutura organizacional, com reflexo nos níveis de autoridade e responsabilidade, decorrem, quase sempre, da introdução de novas tecnologias.
No âmbito da administração pública, o empreendedorismo pressupõe a incorporação dos seguintes comportamentos, exceto:
participação dos cidadãos nos momentos de tomada de decisão.
substituição do foco no controle dos inputs pelo controle dos outputs e seus impactos.
criação de mecanismos de competição dentro das organizações públicas e entre organizações públicas e privadas.
adoção de uma postura reativa, em detrimento da proativa, e elaboração de planejamento estratégico, de modo a antever problemas potenciais.
aumento de ganhos por meio de aplicações financeiras e ampliação da prestação de serviços remunerados.
Tal como no esforço de planejamento estratégico, uma organização que busque estabelecer um modelo de desenvolvimento institucional deve percorrer as seguintes etapas:
I. Definição da missão, visão e negócio;
II. Análise do ambiente interno – pontos fortes e fracos;
III. Análise do ambiente externo – oportunidades e ameaças;
IV. Definição dos objetivos, metas e planos de ação.
Estão corretas:
todas estão corretas.
apenas I e III.
apenas II, III e IV.
apenas I, II e III.
apenas I e II.
Sob o ponto de vista do cidadão, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessíveis pela Internet, são mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparência, exceto:
ComprasNet.
SIAFI.
Portal Brasil.
Portal da Transparência.
Portal de Convênios.
Ultrapassada a fase do planejamento estratégico, impõe-se a execução dos planos, oportunidade em que caberão, ao coordenador, as seguintes incumbências, exceto:
planejar o desenvolvimento das atividades estruturantes.
promover a compatibilização entre as diversas tarefas.
controlar e adequar prazos.
rever e alterar a fundamentação da estratégia adotada.
prever e prover soluções.
Como ação administrativa, um mecanismo de controle será considerado eficientemente correto se:
possuir caráter eminentemente repressor.
permitir a identificação de desvios positivos.
for levado a efeito ainda que seu custo supere o do objeto controlado.
for censitário, quando poderia ser por amostragem.
evitar o uso de padrões físicos, prestigiando, apenas, os monetários.
Elemento básico para a interação social e o desenvolvimento das relações humanas, a comunicação desempenha papel fundamental para a efetivação de planos e programas em qualquer ambiente organizacional. Por isso mesmo, é correto afirmar que:
a comunicação deve se prestar à defesa incondicional da organização, sem levar em conta os interesses de seus diversos públicos, internos e externos.
em organizações com fins lucrativos, a comunicação mercadológica deve ser priorizada em detrimento das comunicações institucional e interna.
o planejamento estratégico de comunicação deve considerar a cultura organizacional como um fator determinante dos procedimentos a serem adotados.
a comunicação organizacional deve ser levada a efeito, exclusivamente, por especialistas da área, de preferência lotados em uma assessoria vinculada à alta gerência.
por não disponibilizarem bens e serviços ao mercado, organizações públicas propriamente ditas devem apenas se preocupar com a comunicação interna.
O estudo da evolução do pensamento administrativo permite concluir, acertadamente, que:
Sobre o tema planejamento estratégico, é correto afirmar:
Sobre o tema "motivação, clima e cultura", podemos afirmar corretamente que:
um funcionário satisfeito também está, necessariamente, motivado.
análises de clima não se prestam para orientar políticas de recursos humanos.
cultura e clima organizacional são variáveis independentes entre si, que não se comunicam.
de uma forma geral, os elementos da cultura podem ser alterados no curto prazo.
o salário, isoladamente, não se constitui em um fator motivacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...