Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Ao ser designada(o) como responsável por um processo de mudança organizacional, você saberá ser capaz de fazê-lo desde que não incorra no seguinte erro conceitual:

  • A.

    no âmbito da administração pública, o marco legalburocrático constitui-se em um forte limitador para a implementação de mudanças que, de regra, na administração privada, dependeriam apenas da visão do agente de mudanças.

  • B.

    mudanças causam os mais diferentes tipos de reação dos atores organizacionais, desde a adesão imediata à proposta de mudança até à resistência completa a qualquer tipo de mudança, sendo esta a mais frequente.

  • C.

    a resistência à mudança pode se dar nos âmbitos individual e organizacional.

  • D.

    embora fundamental em um processo de mudança, o papel da alta gerência não pode ser considerado como fator determinante de sucesso.

  • E.

    mudanças que implicam em alterações na estrutura organizacional, com reflexo nos níveis de autoridade e responsabilidade, decorrem, quase sempre, da introdução de novas tecnologias.

No âmbito da administração pública, o empreendedorismo pressupõe a incorporação dos seguintes comportamentos, exceto:

  • A.

    participação dos cidadãos nos momentos de tomada de decisão.

  • B.

    substituição do foco no controle dos inputs pelo controle dos outputs e seus impactos.

  • C.

    criação de mecanismos de competição dentro das organizações públicas e entre organizações públicas e privadas.

  • D.

    adoção de uma postura reativa, em detrimento da proativa, e elaboração de planejamento estratégico, de modo a antever problemas potenciais.

  • E.

    aumento de ganhos por meio de aplicações financeiras e ampliação da prestação de serviços remunerados.

Tal como no esforço de planejamento estratégico, uma organização que busque estabelecer um modelo de desenvolvimento institucional deve percorrer as seguintes etapas:

I. Definição da missão, visão e negócio;

II. Análise do ambiente interno – pontos fortes e fracos;

III. Análise do ambiente externo – oportunidades e ameaças;

IV. Definição dos objetivos, metas e planos de ação.

Estão corretas:

  • A.

    todas estão corretas.

  • B.

    apenas I e III.

  • C.

    apenas II, III e IV.

  • D.

    apenas I, II e III.

  • E.

    apenas I e II.

Sob o ponto de vista do cidadão, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessíveis pela Internet, são mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparência, exceto:

  • A.

    ComprasNet.

  • B.

    SIAFI.

  • C.

    Portal Brasil.

  • D.

    Portal da Transparência.

  • E.

    Portal de Convênios.

Ultrapassada a fase do planejamento estratégico, impõe-se a execução dos planos, oportunidade em que caberão, ao coordenador, as seguintes incumbências, exceto:

  • A.

    planejar o desenvolvimento das atividades estruturantes.

  • B.

    promover a compatibilização entre as diversas tarefas.

  • C.

    controlar e adequar prazos.

  • D.

    rever e alterar a fundamentação da estratégia adotada.

  • E.

    prever e prover soluções.

Como ação administrativa, um mecanismo de controle será considerado eficientemente correto se:

  • A.

    possuir caráter eminentemente repressor.

  • B.

    permitir a identificação de desvios positivos.

  • C.

    for levado a efeito ainda que seu custo supere o do objeto controlado.

  • D.

    for censitário, quando poderia ser por amostragem.

  • E.

    evitar o uso de padrões físicos, prestigiando, apenas, os monetários.

Elemento básico para a interação social e o desenvolvimento das relações humanas, a comunicação desempenha papel fundamental para a efetivação de planos e programas em qualquer ambiente organizacional. Por isso mesmo, é correto afirmar que:

  • A.

    a comunicação deve se prestar à defesa incondicional da organização, sem levar em conta os interesses de seus diversos públicos, internos e externos.

  • B.

    em organizações com fins lucrativos, a comunicação mercadológica deve ser priorizada em detrimento das comunicações institucional e interna.

  • C.

    o planejamento estratégico de comunicação deve considerar a cultura organizacional como um fator determinante dos procedimentos a serem adotados.

  • D.

    a comunicação organizacional deve ser levada a efeito, exclusivamente, por especialistas da área, de preferência lotados em uma assessoria vinculada à alta gerência.

  • E.

    por não disponibilizarem bens e serviços ao mercado, organizações públicas propriamente ditas devem apenas se preocupar com a comunicação interna.

O estudo da evolução do pensamento administrativo permite concluir, acertadamente, que:

  • A. as Teorias Científica e das Relações Humanas são abordagens de sistemas abertos.
  • B. a Teoria das Relações Humanas despreza os objetivos organizacionais.
  • C. a Teoria da Contingência enfatiza a importância da tecnologia e do ambiente.
  • D. as Teorias Estruturalista e dos Sistemas refletem uma abordagem prescritiva e normativa.
  • E. a Teoria Comportamental concebe o funcionário como um ‘homem social’.

Sobre o tema ‘planejamento estratégico’, é correto afirmar:

  • A. a análise das ameaças e oportunidades do ambiente externo da organização é mais importante que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno.
  • B. é um processo que abrange a organização de forma sistêmica, compreendendo todas as suas potencialidades e capacidades.
  • C. os conceitos de missão e visão se equivalem, podendo um substituir o outro.
  • D. conta, atualmente, com uma metodologia padronizada para aplicação nas diversas organizações, sejam elas públicas ou privadas.
  • E. uma vez iniciado, pode ser revisto apenas de ano em ano, desde que tais revisões tenham sido previstas em sua formatação original.

Sobre o tema "motivação, clima e cultura", podemos afirmar corretamente que:

  • A.

    um funcionário satisfeito também está, necessariamente, motivado.

  • B.

    análises de clima não se prestam para orientar políticas de recursos humanos.

  • C.

    cultura e clima organizacional são variáveis independentes entre si, que não se comunicam.

  • D.

    de uma forma geral, os elementos da cultura podem ser alterados no curto prazo.

  • E.

    o salário, isoladamente, não se constitui em um fator motivacional.

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