Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Sabendo que poucas causas levam à maioria dos problemas, bem como que a identificação da causa básica de um problema deve ser feita de acordo com uma sequência de procedimentos lógicos, baseada em fatos e dados, o recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser saneadas denomina-se:

  • A. Diagrama de Pareto.
  • B. Diagrama de Ishikawa.
  • C. Funcionograma.
  • D. Histograma.
  • E. Fluxograma.

Assinale a opção incorreta.

  • A. Ao adotar um modelo de sistema fechado, a organização tende a ser conduzida, gradativamente, a níveis cada vez mais altos de entropia e desagregação.
  • B. As pessoas não resistem necessariamente a mudanças.
  • C. Uma organização pode mudar em função do produto, mas não em função do mercado, sob pena de transmutar-se em uma nova organização.
  • D. De uma forma geral, as abordagens teóricas sobre mudança organizacional sugerem a necessidade de incorporação de processos mais democráticos e participativos.
  • E. Mesmo organizações públicas, com suas amarras legais e burocráticas, são passíveis de mudanças causadas pelo ambiente.

Sobre o tema ‘departamentalização e divisão do trabalho’, é correto afirmar:

  • A. por ser contemporânea, a abordagem matricial é preferível à funcional.
  • B. em ambientes que privilegiam resultados, inexiste espaço para a adoção de estruturas colegiadas ou de assessoramento.
  • C. a abordagem de organização virtual é mais aplicável à estruturação de indústrias navais.
  • D. em organizações matricialmente estruturadas, a preocupação com a hierarquia é abolida.
  • E. em grandes organizações, é possível a coexistência de dois ou mais tipos de departamentalização.

No dia-a-dia organizacional, as relações humanas trazem vários desafios. Estar pronto para lidar com eles implica saber que:

  • A. o uso do poder coercitivo é válido na resolução de conflitos.
  • B. remuneração é um fator motivacional.
  • C. o trabalho em equipe garante o alcance dos melhores resultados.
  • D. o melhor técnico tende a ser o melhor chefe.
  • E. em nosso tempo, não há mais espaço para o carisma no exercício da liderança.

Sobre a incorporação de novas tecnologias e seus impactos na administração organizacional, é incorreto afirmar que:

  • A. o desabrochar do potencial transformador das novas tecnologias depende da existência de um contexto social que permita aos gerentes reconhecer as oportunidades oferecidas por elas.
  • B. as novas tecnologias são aquelas capazes de incrementar as habilidades de registrar, armazenar, analisar e transmitir grandes volumes de informações complexas de maneira segura, flexível, confiável, imediata e com independência geográfica.
  • C. a informatização requer dos indivíduos novas habilidades cognitivas, psicológicas e intelectuais, a fim de que possam adquirir e processar o conhecimento requerido para o desempenho de seus trabalhos.
  • D. o trabalho da alta gerência pode ser integralmente explicitado e transmitido aos níveis intermediário e operacional, razão pela qual, no futuro próximo, as organizações funcionarão sem chefes ou líderes.
  • E. as novas tecnologias têm o potencial de, com o uso de programas de software, aprimorar ainda mais a automação das atividades humanas por meio de sua programação, racionalização, e controle.

Na literatura especializada sobre Avaliação, é comum encontrar referências a dimensões desejáveis de desempenho de organizações e programas avaliados, que podem ser traduzidas por exigências de efetividade, de eficiência e de eficácia dos programas de governo. Identifique a opção correta, referente ao princípio da eficácia.

  • A. A eficácia diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos.
  • B. A eficácia denota competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços.
  • C. A eficácia remete a condições controladas e a resultados desejados de experimentos.
  • D. Inúmeros indicadores são utilizados na avaliação de eficácia, especialmente aqueles que relacionam produtos finais com seus custos e com os insumos principais.
  • E. A avaliação da qualidade do trabalho é uma questão ligada à eficácia, principalmente em certos tipos de realizações, como obras públicas.

Pode-se conceituar cultura organizacional como o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna (Shein, 1985). Assinale abaixo a opção que não apresenta um elemento relacionado à cultura organizacional de uma empresa.

  • A.

    Valores - são defififinições do que é importante para atingir o sucesso. As empresas definem alguns valores que resistem ao teste do tempo.

  • B.

    Ritos, rituais e cerimônias - são atividades planejadas para tornar a cultura mais visível e coesa. Seriam os processos de integração, admissão, etc.

  • C.

    Símbolos - objetos e ações ou eventos dotados de significados especiais e que permitem aos membros da organização trocarem idéias complexas e mensagens emocionais, etc.

  • D.

    Preços - valores definidos para a comercialização de produtos e que definem um segmento do mercado.

  • E.

    Processo de comunicação - tem a função de transmitir e administrar a cultura e inclui a rede de relações, papéis informais, etc.

Em um ambiente organizacional onde se pratica a gestão por competências, é correto afirmar que:

  • A.

    a competência flui, naturalmente, pelo simples exercício das funções atribuídas ao cargo.

  • B.

    os processos de recrutamento e seleção tendem a se tornar mais subjetivos.

  • C.

    o mapeamento dos cargos é feito de forma a atender aos objetivos da organização.

  • D.

    investir em treinamento se torna desnecessário, já que todos são competentes.

  • E.

    os salários são mais elevados que a média do mercado.

A noção de competência, no modo de pensar atual, está vinculada a duas dimensões: uma organizacional e outra gerencial. Qual das opções abaixo descreve corretamente estas dimensões?

  • A.

    As competências organizacionais são coletivas e aparecem sob forma de processos de produção. As competências gerenciais são competências também coletivas, mas geram diferenciação.

  • B.

    As competências organizacionais são decorrentes dos treinamentos e representam a qualificação dos membros organizacionais; já as gerenciais são as competências seletivas que geram diferencial organizacional.

  • C.

    As competências organizacionais são uma dimensão corporativa de competências, enquanto as competências gerenciais são a dimenção coletiva da gerência média organizacional.

  • D.

    As competências organizacionais devem contribuir para a expansão da empresa em caráter imediatíssimo, por isso são consideradas estratégicas, ao contrário das gerenciais, que são operacionais.

  • E.

    As competências organizacionais podem ser seletivas e seguirem o mesmo princípio conceitual do Core Competence, enquanto as gerenciais são a mobilização e aplicação de conhecimentos e capacidades numa situação específica.

Mintzberg (1995) definiu um papel como um conjunto organizado de comportamentos que pertencem a uma função ou posição facilmente identificáveis. Segundo a definição de papeis de Mintzberg, assinale abaixo a opção que melhor define o papel de decisão do gerente.

  • A.

    O gerente age como um símbolo e representante da organização neste papel, que está presente num certo número de tarefas, não envolvendo significativamente o processo de informações ou a tomada de decisão.

  • B.

    O gerente desempenha atividades quando recebe ou procura obter informações que lhe permitem entender o que se passa em sua organização e no meio ambiente.

  • C.

    O gerente desempenha atividades que envolvem a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande variedade de fontes de informação.

  • D.

    O gerente atua como iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização.

  • E.

    O gerente atua em todas as atividades, sendo o complemento da disseminação da informação somente externa à organização.

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