Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sabendo que poucas causas levam à maioria dos problemas, bem como que a identificação da causa básica de um problema deve ser feita de acordo com uma sequência de procedimentos lógicos, baseada em fatos e dados, o recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser saneadas denomina-se:
Assinale a opção incorreta.
Sobre o tema departamentalização e divisão do trabalho, é correto afirmar:
No dia-a-dia organizacional, as relações humanas trazem vários desafios. Estar pronto para lidar com eles implica saber que:
Sobre a incorporação de novas tecnologias e seus impactos na administração organizacional, é incorreto afirmar que:
Na literatura especializada sobre Avaliação, é comum encontrar referências a dimensões desejáveis de desempenho de organizações e programas avaliados, que podem ser traduzidas por exigências de efetividade, de eficiência e de eficácia dos programas de governo. Identifique a opção correta, referente ao princípio da eficácia.
Pode-se conceituar cultura organizacional como o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna (Shein, 1985). Assinale abaixo a opção que não apresenta um elemento relacionado à cultura organizacional de uma empresa.
Valores - são defififinições do que é importante para atingir o sucesso. As empresas definem alguns valores que resistem ao teste do tempo.
Ritos, rituais e cerimônias - são atividades planejadas para tornar a cultura mais visível e coesa. Seriam os processos de integração, admissão, etc.
Símbolos - objetos e ações ou eventos dotados de significados especiais e que permitem aos membros da organização trocarem idéias complexas e mensagens emocionais, etc.
Preços - valores definidos para a comercialização de produtos e que definem um segmento do mercado.
Processo de comunicação - tem a função de transmitir e administrar a cultura e inclui a rede de relações, papéis informais, etc.
Em um ambiente organizacional onde se pratica a gestão por competências, é correto afirmar que:
a competência flui, naturalmente, pelo simples exercício das funções atribuídas ao cargo.
os processos de recrutamento e seleção tendem a se tornar mais subjetivos.
o mapeamento dos cargos é feito de forma a atender aos objetivos da organização.
investir em treinamento se torna desnecessário, já que todos são competentes.
os salários são mais elevados que a média do mercado.
A noção de competência, no modo de pensar atual, está vinculada a duas dimensões: uma organizacional e outra gerencial. Qual das opções abaixo descreve corretamente estas dimensões?
As competências organizacionais são coletivas e aparecem sob forma de processos de produção. As competências gerenciais são competências também coletivas, mas geram diferenciação.
As competências organizacionais são decorrentes dos treinamentos e representam a qualificação dos membros organizacionais; já as gerenciais são as competências seletivas que geram diferencial organizacional.
As competências organizacionais são uma dimensão corporativa de competências, enquanto as competências gerenciais são a dimenção coletiva da gerência média organizacional.
As competências organizacionais devem contribuir para a expansão da empresa em caráter imediatíssimo, por isso são consideradas estratégicas, ao contrário das gerenciais, que são operacionais.
As competências organizacionais podem ser seletivas e seguirem o mesmo princípio conceitual do Core Competence, enquanto as gerenciais são a mobilização e aplicação de conhecimentos e capacidades numa situação específica.
Mintzberg (1995) definiu um papel como um conjunto organizado de comportamentos que pertencem a uma função ou posição facilmente identificáveis. Segundo a definição de papeis de Mintzberg, assinale abaixo a opção que melhor define o papel de decisão do gerente.
O gerente age como um símbolo e representante da organização neste papel, que está presente num certo número de tarefas, não envolvendo significativamente o processo de informações ou a tomada de decisão.
O gerente desempenha atividades quando recebe ou procura obter informações que lhe permitem entender o que se passa em sua organização e no meio ambiente.
O gerente desempenha atividades que envolvem a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande variedade de fontes de informação.
O gerente atua como iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização.
O gerente atua em todas as atividades, sendo o complemento da disseminação da informação somente externa à organização.
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