Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Henry Mintzberg, são dez as escolas de planejamento estratégico: design, planejamento, posicionamento, empreendedora, cognitiva, aprendizado, poder, cultural, ambiental e configuração. Relacione as colunas na tabela abaixo e selecione a opção que representa a sequência encontrada.

  • A.

    5, 10, 4, 3, 7, 6, 8, 2, 9, 1

  • B.

    6, 9, 1, 3, 10, 2, 4, 5, 8, 7

  • C.

    2, 4, 3, 5, 10, 6, 8, 7, 9, 1

  • D.

    10, 9, 8, 7, 6, 5, 2, 3, 4, 1

  • E.

    5, 9, 2, 3, 8, 1, 4, 6, 10, 7

Considere a seguinte definição: Indicadores são desenvolvidos e utilizados pelos gerentes visando atingir metas organizacionais. Analise as afirmativas que se seguem e selecione a opção que melhor representa o resultado de sua análise:

( ) Uma das razões para que muitas empresas sejam incapazes de gerenciar a sua manutenção é a falta de indicadores de desempenho adequados;

( ) A principal função dos indicadores de dempenho é indicar oportunidades de melhora dentro das organizações;

( ) Medidas de desempenho devem ser utilizadas para apontar pontos fracos dos processos organizacionais.

  • A.

    C, C, C

  • B.

    C, C, E

  • C.

    C, E, E

  • D.

    E, E, E

  • E.

    E, C, E

A Gestão de Processos envolve o mapeamento e a análise para a melhoria de processos organizacionais. Entre as opções abaixo, selecione a incorreta.

  • A.

    A modelagem de processos é feita por meio de duas grandes atividades intituladas As is e To be.

  • B.

    A fase inicial da modelagem de processos tenta, entre outros objetivos, entender o processo existente e identificar suas falhas.

  • C.

    O redesenho de um processo é executado na fase As is do mapeamento.

  • D.

    A melhoria contínua é uma das metodologias de racionalização de processos.

  • E.

    A metodologia de inovação de processos caracteriza-se por ser uma abordagem radical de melhoria de processos.

Ao lidar com o tema "departamentalização", é correto pressupor que:

  • A.

    o gerenciamento de projetos é inviável em um ambiente matricialmente estruturado.

  • B.

    cada nível hierárquico comporta não mais que um tipo de departamentalização.

  • C.

    formas tradicionais de departamentalização estimulam a comunicação horizontal.

  • D.

    no âmbito da administração pública, é inviável a adoção de estruturas inovativas.

  • E.

    estruturas matriciais não se caracterizam pelo prestígio à unicidade de comando.

De uma forma geral, pode-se afirmar que os projetos possuem as seguintes características, exceto:

  • A. têm objetivos definidos.
  • B. são não-repetitivos, ou seja: inexistem dois ou mais projetos iguais.
  • C. eliminam a incerteza quanto aos resultados.
  • D. ocasionam mudanças na organização.
  • E. têm um período de tempo limitado, com início e fim bem definidos.

Pensar em estrutura organizacional importa saber que as seguintes afirmativas são corretas, exceto:

  • A.

    em organizações que operam em ambientes instáveis, se impõe, em nome da eficácia, um desenho organizacional orgânico, mais flexível e capaz de se reprogramar.

  • B.

    organizações que adotam um desenho organizacional burocrático-mecanicista refletem uma estratégia mutante, emergente e proativa.

  • C.

    uma arquitetura organizacional adequada é aquela que permite alinhar a estratégia a seus elementos essenciais: estrutura, processos, recursos humanos e sistemas informacionais.

  • D.

    em organizações que operam em ambientes estáveis, se impõe, em nome da eficiência, um desenho organizacional burocrático-mecanicista, mais rígido e programável.

  • E.

    organizações que adotam um desenho organizacional burocrático-mecanicista preservam uma estrutura rígida e verticalizada.

Sobre o planejamento baseado em cenários, é correto afirmar que:

  • A. suas linhas metodológicas deram origem às escolas de lógica intuitiva, de tendências probabilísticas e de análise prospectiva.
  • B. considera eventos como sendo séries métricas que se modifi cam gradualmente ao longo do tempo, apresentando variações de longo prazo e causando mudanças contínuas no sistema.
  • C. a escola de tendências probabilísticas despreza o uso da opinião de especialistas.
  • D. considera tendências como sendo fenômenos categóricos que podem ocorrer ou não, em determinado momento no futuro, repentina e inesperadamente, ocasionando impacto importante no comportamento do sistema.
  • E. contribui para diminuir a flexibilidade do planejamento, uma vez que, estabelecida a visão de futuro, não mais se deve alterar o plano estratégico.

Uma adequada compreensão do tema ‘processo decisório’ implica ter como corretas as seguintes afirmações, exceto:

  • A. um problema cuja solução não dispõe de alternativas já está, por si só, resolvido.
  • B. um único problema pode ser percebido de formas diferentes por diferentes indivíduos.
  • C. o processo racional de tomada de decisão não exclui o uso da subjetividade.
  • D. mesmo a melhor decisão pode acarretar um resultado desastroso.
  • E. a tomada de decisão em equipe é preferível à tomada de decisão individual.

O trabalho em equipe pressupõe que a (o):

  • A. equipe trabalhe, simultaneamente, no mesmo locus.
  • B. líder delegue responsabilidade.
  • C. líder seja sempre democrático.
  • D. crítica seja evitada.
  • E. diversidade seja respeitada.

Ao optar pela liderança situacional, um gestor de pessoas deve:

  • A. conduzir a maturidade de trabalho do liderado, com o cuidado de não interferir em sua maturidade psicológica.
  • B. adotar um estilo diretivo para quem apresenta maturidade média ou alta.
  • C. identificar a maturidade média do grupo e, com base nisso, adotar um estilo único para todos os liderados.
  • D. levar os indivíduos ao seu mais elevado nível de desempenho, mediante a liderança eficaz de um a um.
  • E. saber que competência é a combinação da motivação e da confiança do indivíduo em sua capacidade de atingir um objetivo ou de realizar uma tarefa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...