Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
O documento do SIAFI utilizado para registrar o comprometimento de despesa, bem como para reforçar ou anular tal compromisso, denomina-se:
Nota de Lançamento por Evento – NL.
Nota de Programação Financeira – PF.
Ordem Bancária – OB.
Nota de Empenho – NE.
Nota de Dotação – ND.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Segundo Donaldo de Souza Dias, sistemas de informação são elementos indispensáveis para dar apoio às operações e às tomadas de decisão de uma empresa. Assinale abaixo a opção que melhor identifica e conceitua os principais tipos de sistemas de informação.
Sistemas operacionais que processam operações rotineiras e sistemas gerenciadores de banco de dados.
Sistemas de apoio às operações que servem para o processamento de transações recorrentes e sistemas de apoio à decisão que auxiliam nos processos de tomadas de decisões.
Sistemas informatizados que utilizam a informática como elemento principal e sistemas não informatizados que utilizam processos e modelos.
Sistemas operacionais que processam operações rotineiras e sistemas táticos que processam operações gerenciais.
Sistemas gerenciadores de dados que armazenam informações e sistemas especialistas que auxiliam na tomada de decisões dos executivos.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
O EIS busca a compreensão na maneira de pensar do usuário com modernos instrumentos e modelos tecnológicos. Assinale abaixo a opção que melhor defi ne EIS.
É a função exercida pelo especialista de informática na empresa.
É um sistema especialista desenvolvido por profi ssionais de informática com o uso de modernas tecnologias.
É um sistema gerenciador de dados e informações de executivos.
É uma tecnologia que permite de maneira automática emitir informações gerenciais para a alta direção de uma organização.
É uma tecnologia desenvolvida por especialistas de informática que permite manter atualizadas as informações da organização.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Sobre Sistemas de Informações Gerenciais, é correto afirmar que:
são compostos por fontes internas e externas à organização que permitem trazer fatos do passado, presente e projetar os cenários futuros.
são sistemas que, obrigatoriamente, utilizam a rede mundial de computadores para extrair informações estratégicas para a organização.
são compostos por fontes internas e externas à organização que permitem trazer fatos do passado, presente e projetar os cenários futuros.
são sistemas que utilizam grandes bancos de dados para armazenar as informações importantes para a organização.
são compostos apenas por informações gerenciais e são utilizados para auxiliar nas decisões estratégicas das organizações.
Acerca da estrutura matricial, é incorreto afirmar:
a essência da estrutura matricial é a de combinar as características das estruturas verticais (funções) e das horizontais (processos), resolvendo em parte o problema da centralização/descentralização.
esse tipo de estrutura foi projetado para proporcionar às organizações as condições de flexibilidade e de funcionalidade, possibilitando-as, assim, de reagirem rapidamente às mudanças ambientais a que normalmente estão submetidas.
o arranjo matricial, apesar de ser mais complexo que o tradicional, apresenta-se como uma opção de estrutura que possibilita às pessoas obterem uma visão global das operações e do negócio da organização. Nesse contexto, o organograma hierárquico vertical deve ser substituído por algo que represente um mapa organizacional, de tal forma que o negócio da empresa esteja claro para todas as pessoas que integram a organização.
considerando que a característica morfológica desse tipo de estrutura implica numa mudança radical das responsabilidades, as interfaces entre o fluxo horizontal e vertical devem estar muito bem definidas e claras apenas para o nível estratégico/gerencial da organização.
embora o modelo matricial busque a apropriação das vantagens de cada uma das estruturas, vertical e horizontal, existe uma complexidade inerente à sua própria constituição que dificulta sua operacionalização. A principal restrição que é feita a esse tipo de estrutura é que, dependendo de como é concebida, pode haver conflito de responsabilidades ou duplo comando.
Segundo o "Guia PMBOK" Terceira Edição, as descrições do ciclo de vida do projeto podem ser muito genéricas ou muito detalhadas. A maioria dos ciclos de vida de um projeto compartilha características comuns, sendo uma delas:
as fases são sempre seqüenciais e definidas por algum formulário de transferência de informações técnicas ou de entrega de componentes técnicos.
os níveis de custos e de pessoal são altos no início, atingem o valor mínimo durante as fases intermediárias e aumentam rapidamente quando o projeto é finalizado.
o nível de incertezas é mais alto e, portanto, o risco de não atingir os objetivos é maior no início do projeto.
a certeza de término geralmente se torna cada vez menor à medida em que o projeto continua.
a capacidade das partes interessadas de influenciarem nas características finais do produto do projeto e o custo final do projeto é mais baixa no início e torna-se cada vez mais alta conforme o projeto continua.
Na disseminação do conhecimento, as interações que ocorrem entre o conhecimento tácito e explícito são classificadas em: socialização, externalização, combinação e internalização.
Analise as opções que se seguem e assinale a correta.
Na socialização e na combinação, acontece a conversão do conhecimento explícito para tácito.
Na internalização, assim como na externalização, o conhecimento se converte de tácito para explícito.
Na socialização e na internalização, não acontece conversão de conhecimento por interações tácitas.
Na internalização e na combinação, o conhecimento convertido é o explícito.
Na combinação e na externalização, acontece a conversão do conhecimento explícito para tácito.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Para Max Weber, burocracia é a organização eficiente por excelência. Ele destaca que este modelo possui características que lhe são próprias e inúmeras vantagens em relação a outras formas. Entretanto, suas disfunções fazem com que o conceito popular seja exatamente o inverso. Analise as opções a seguir e marque a resposta correta.
i) A burocracia é baseada em características que têm como conseqüência a previsibilidade do comportamento humano e a padronização do desempenho dos participantes, cujo objetivo final é a máxima efi ciência da organização.
ii) Weber viu inúmeras vantagens que justificam o avanço da burocracia sobre as demais formas de associação.
iii) A burocracia apresenta disfunções que têm como conseqüência a previsibilidade do funcionamento da organização.
iv) Weber entendia que as características da burocracia contribuíam, em parte, para a segurança dos processos organizacionais.
Estão corretos os enunciados i, iii e iv.
Estão corretos os enunciados ii, iii e iv.
Estão corretos somente os enunciados i e iii.
Estão corretos somente os enunciados i e ii.
Todos os enunciados estão corretos.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Vista como uma forma de organização que se baseia na racionalidade, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos como forma de se garantir a máxima efi ciência possível, a Burocracia se caracteriza por encampar os seguintes atributos, exceto:
impessoalidade nas relações.
competência técnica e meritocracia.
informalidade das normas e regulamentos.
hierarquia da autoridade.
completa previsibilidade do comportamento.
Analise as afirmações que se seguem, considerando C – certas, e E – erradas e assinale a opção correta.
I. A estratégia depende da aprendizagem e esta depende do desenvolvimento de competências organizacionais e individuais específicas.
II. A educação corporativa oferecida pela instituição deve servir à missão, ao negócio, aos objetivos e às estratégias organizacionais, de forma pró-ativa.
III. O que torna a educação corporativa é a sua ligação com a estratégia institucional.
IV. A educação corporativa é em parte o ato de as organizações preencherem lacunas de formação, tomando para si a tarefa de treinar, estimular a complementação dos níveis de escolaridade.
C - C - C - C
C - C - E - E
C - E - C - E
E - E - C - C
E - C - E - C
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...