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Segundo Bresser Pereira (2001), a reforma gerencial de 1995 não se baseou na discussão com os neoliberais sobre o grau de intervenção do Estado na economia, pois já havia um consenso sobre a inviabilidade do Estado mínimo e da necessidade de ação reguladora, corretora e estimuladora do Estado. O debate permeou três perguntas:
I. Quais são as atividades do Estado?
II. Que atividades, para as quais ainda não existe essa exclusividade, a sociedade e o Estado consideram necessário fi nanciar (particularmente serviços sociais e científi cos)?
III. Quais as atividades empresariais, de produção de bens e serviços, para o mercado?
A essas três perguntas foi adicionado mais uma: Quais são as formas de propriedade ou de organização relevantes no capitalismo contemporâneo: apenas a propriedade privada e a estatal, ou haveria entre as duas uma terceira, a propriedade pública não-estatal, que assume cada vez maior importância nas sociedades contemporâneas?
A partir dessas perguntas e da dicotomia da administração burocrática/administração gerencial, foi possível construir o modelo da reforma baseado nos Estados modernos. Leia as assertivas a seguir e marque a opção correta.
Estão corretas as assertivas i, ii e iv.
Estão corretas as assertivas i, ii e v.
Estão corretas apenas as assertivas i e iii.
Estão corretas somente as assertivas i e ii.
Estão corretas as assertivas i, ii e iii.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Sob o ponto de vista da Ciência da Administração, não basta apenas encher as organizações com equipamentos ou sistemas de informação de última geração sem que haja preocupação de atualização dos próprios processos do negócio. Neste sentido é que a Modelagem Organizacional permite não só melhor entender requisitos organizacionais que interferirão nos sistemas, como também identificar alternativas para os vários processos da organização, facilitando os esforços durante o desenvolvimento do sistema de informação e permitindo que a análise organizacional seja melhor integrada aos processos de desenvolvimento do sistema. Entre os objetivos que se destacam na Modelagem Organizacional, excetua-se:
suportar visualização do modelo de forma intuitiva, simples e consistente.
definir os objetos de maneira precisa, de forma que sejam consistentemente aplicados por meio dos domínios e interpretados pelos usuários.
suportar tarefas da cadeia de fornecimento, pela habilitação de respostas a questionamentos, que não estão explicitamente representados no modelo.
desenvolver um modelo de estrutura organizacional que assegure a consecução de resultados, quer pela obtenção de lucros quer pela satisfação plena no atendimento a clientes.
fornecer um objeto que seja uma representação compartilhável e reusável da cadeia de fornecimento de informação e conhecimento.
Administração - Abordagem Contigencial da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna abaixo.
Enfatizando que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, sendo tudo relativo, a _____ __________________ explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance efi caz dos objetivos da organização. Nesse contexto, as variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de uma relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional, do tipo "se-então", pode levar a um alcance efi caz dos objetivos da organização.
Teoria de Sistemas.
Teoria das Relações Humanas.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional.
Teoria Clássica.
Teoria da Contingência.
As empresas descobriram que quanto mais tempo um cliente permanece com um fornecedor, mais lucrativo ele é. Assinale a seguir a opção que apresenta os fatores para que clientes de longa data sejam mais lucrativos:
Clientes mais antigos sempre compram mais com o tempo, são menos sensíveis a preço e recomendam outros clientes em potencial.
Clientes mais antigos são mais fáceis de satisfazer e, por isso, menos dispendiosos.
Clientes têm sempre razão e clientes de longa data têm mais razão ainda.
Clientes que permanecem compram mais com o tempo, se estiverem satisfeitos. O custo de servir um cliente retido cai com o tempo. Clientes satisfeitos recomendam outros clientes. Clientes de longo prazo são menos sensíveis a preço, se os aumentos forem razoáveis.
Clientes de longa data podem contribuir fornecendo sugestões de melhoria que ajudam a manter a qualidade e atendimento.
Considerando que os estilos de liderança podem-se desenvolver de forma autocrática, democrática ou liberal (laissez-faire), assinale, entre as opções a seguir, aquela que aponta uma característica correta na aplicação de uma dessas formas.
Liberal: o líder determina as providências e as técnicas para execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
Autocrática: a divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros.
Democrática: o próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando conselho técnico ao líder, a quem cabe sugerir, se necessário, duas ou mais alternativas para o grupo escolher.
Democrática: há liberdade completa para as decisões individuais ou grupais, sendo mínima a ação do líder.
Autocrática: tanto a divisão das tarefas quanto a escolha dos companheiros fi ca totalmente a cargo do grupo, em decorrência de uma absoluta falta de participação do líder.
Liderança é a forma de se influenciar pessoas, interagindo no seu comportamento por meio de processo de comunicação, visando alcançar objetivos comuns. Portanto, liderar é conhecer a motivação humana e saber conduzir pessoas. O subordinado, ao aceitar as ordens de um líder, por se basear na percepção ou na crença de que quem o influencia tem alguma especialização importante ou algum conhecimento especial que ele, o subordinado, não possui, corrobora que tipo de poder do líder?
Poder da recompensa.
Poder coercitivo.
Poder legítimo.
Poder da especialização.
Poder da referência.
Entre as opções abaixo, selecione aquela que melhor explicita os conceitos de competências humanas e organizacionais, respectivamente.
Competências humanas são aquelas relacionadas ao indivíduo, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito à organização ou à equipe de trabalho.
Competências humanas são aquelas relacionadas ao indivíduo ou à equipe de trabalho, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito à organização como um todo ou a uma de suas unidades.
Competências humanas são aquelas relacionadas aos indivíduos, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito às equipes de trabalho.
Competências humanas são aquelas relacionadas ao indivíduo ou à equipe de trabalho, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito a todas as unidades organizacionais como um todo.
Competências humanas são aquelas relacionadas somente às equipes, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito ao conjunto das unidades organizacionais.
O modelo integrado de Gestão de Pessoas por Competências – GPC pode ser descrito como o conjunto dos processos de gestão relativo à movimentação, desenvolvimento e valorização. Analise as afirmações que se seguem e assinale a opção correta.
I. Os processos de movimentação têm como objetivo básico gerenciar a movimentação de todas as pessoas que circulam dentro da empresa, subsidiando, assim, o sistema de segurança interno.
II. Os processos de desenvolvimento congregam as pessoas que estão sendo desenvolvidas para ocupação de cargos superiores.
III. Os processos de valorização relacionam-se com os procedimentos de reconhecimento dos esforços dos membros da organização entre eles os processos de capacitação e promoções.
I e III estão corretas, II está incorreta.
I e II estão incorretas, III está correta.
II e III estão corretas e I incorreta.
I, II e III estão corretas.
I, II e III estão incorretas.
Considerando o sistema de gestão de pessoas por competências, assinale a opção que melhor caracteriza os procedimentos relativos à seleção de um perfil profissional por competências.
A partir do currículo profissional, é mapeada competência que será incluída entre as existentes na organização.
A partir do levantamento das competências necessárias ao trabalho da organização, seleciona-se o currículo cujo perfil de competências atende àquelas necessidades.
A partir da competência comprovada pelo currículo do funcionário que se quer contratar, se estabelece o cargo a ocupar.
A partir da comprovação de competências pelo candidato ao cargo, faz-se a adequação das competências requeridas.
A partir da competência comprovada pelo perfil do candidato a ocupar determinado cargo, refaz-se o mapeamento interno da organização.
Capacidade gerencial: habilidade que o colaborador deve possuir sobre a gestão de processos e pessoas, independente de sua posição técnica ou hierárquica junto à organização.
Todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos pertence exclusivamente à organização e não pode ser utilizado pelas pessoas e todos os que produzem documentos na organização transmitem, automaticamente, a posse do conhecimento para a organização.
Todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos pertence exclusivamente à organização, porém, mediante solicitação, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
Todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos pertence à organização e também às pessoas que o detém e produzem e todos os que produzem documentos na organização transmitem, automaticamente, a posse do conhecimento para a organização.
Todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos pertence às pessoas que o detém e produzem. Logo, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
Todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos pertence à organização e também às pessoas que o detém e o produzem e todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
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