Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Assinale a opção correta.

  • a.

    O planejamento estratégico se constitue em um processo de implementação e controle estratégico que permeia todos os níveis organizacionais.

  • b.

    A gestão estratégica e o planejamento estratégico prevêm o delineamento de cenários econômicos de modo a otimizar as oportunidades.

  • c.

    A gestão estratégica é um processo de ação gerencial sistemática e contínua que visa assegurar à organização senso de direção e continuidade a longo prazo.

  • d.

    O planejamento estratégico foca em planos das áreas funcionais da organização e na definição de objetivos específicos.

  • e.

    A gestão estratégia tem como objetivo definir planos de atividades, aplicação de recursos e cronogramas.

Escolha a opção que não apresenta corretamente uma razão para as organizações investirem em planejamento.

  • a.

    Interferir no curso dos acontecimentos.

  • b.

    Enfrentar eventos futuros previsíveis.

  • c.

    Coordenar eventos e recursos entre si.

  • d.

    Analisar séries temporais.

  • e.

    Criar o futuro.

Escolha a opção que completa corretamente a lacuna da frase a seguir:

_______________ refere-se à maneira pela qual uma organização pretende aplicar uma determinada estratégia, geralmente global e de longo prazo, criando um consenso em torno de uma determinada visão de futuro."

  • A.

    Flexibilização Organizacional

  • B.

    Programa de Qualidade Total

  • C.

    Benchmarking

  • D.

    Planejamento Estratégico

  • E.

    Aprendizagem Organizacional

Assinale a opção que não apresenta uma característica da administração estratégica de recursos humanos.

  • A.

    Reconhece os impactos do ambiente organizacional externo.

  • B.

    Reconhece o impacto da competição e da dinâmica do mercado de trabalho.

  • C.

    Está integrada com a estratégia evolutiva e com as demais estratégias funcionais da organização.

  • D.

    Considera todas as pessoas da empresa.

  • E.

    Enfatiza a escolha e a tomada de decisão.

A respeito das estratégias de socialização, indique a opção incorreta.

  • A.

    A estratégia de socialização é coletiva quando os novos empregados participam juntos de experiências comuns de aprendizagem para produzir respostas padronizadas às situações.

  • B.

    A estratégia de socialização é formal quando os novos empregados são separados dos outros membros da organização enquanto aprendem seu papel.

  • C.

    A estratégia de socialização é seqüencial quando proporciona informações explícitas sobre a seqüência de atividades das quais os novatos irão participar na organização.

  • D.

    A estratégia de socialização é isolada quando os membros experientes da organização servem de modelo para os novatos.

  • E.

    A estratégia de socialização é variável quando produz o máximo de ansiedade e funciona como forte agente motivador de conformidade.

Indique a opção que apresenta corretamente uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e de resultados na gestão de pessoas.

  • A.

    Adoção de metas e indicadores de desempenho voltados para resultados.

  • B.

    Foco no cumprimento das normas e procedimentos organizacionais.

  • C.

    Avaliação unilateral, a chefia avaliando os seus subordinados.

  • D.

    Compreensão da avaliação como espaço de confl ito entre capital e trabalho.

  • E.

    Ênfase no pagamento de recompensas para os bem avaliados.

Correlacione a coluna A com a coluna B e escolha a opção correta.

  • A.

    A1-B7; A2-B1; A3-B4

  • B.

    A3-B6; A4-B3; A5-B2

  • C.

    A1-B5; A2-B7; A4-B4

  • D.

    A2-B3; A4-B4; A5-B6

  • E.

    A1-B3; A3-B2; A5-B4

Escolha a opção que define corretamente o significado de Estratégias no contexto de um plano estratégico.

  • A.

    As estratégias estabelecem metas a serem cumpridas para atingir os objetivos organizacionais. Estas devem ser escolhidas tendo clareza da análise do meio ambiente.

  • B.

    As estratégias delineiam as maneiras da organização alcançar seus objetivos. Estas devem ser escolhidas tendo clareza do negócio ou missão organizacional.

  • C.

    As estratégias definem o grau de diferenciação dos produtos ou serviços da organização. São escolhidas a partir da missão da organização.

  • D.

    As estratégias apontam os pontos fortes e fracos da organização a partir da análise da concorrência, do mercado e das ações governamentais.

  • E.

    As estratégias delineiam a participação desejada no mercado a partir da análise de oportunidades e ameaças advindas do ambiente interno da organização.

Assinale a opção incorreta.

  • A.

    A indagação dialética é o método de análise em que um tomador de decisões determina e nega suas suposições, e em seguida cria contra-soluções baseadas nas suposições negativas.

  • B.

    A tomada de decisões não-programadas acontece de acordo com políticas e regras estruturadas com o objetivo de solucionar problemas rotineiros e funcionais.

  • C.

    O modelo racional de tomada de decisão consiste em examinar a situação, criar e avaliar alternativas para a solução de problemas, selecionar a melhor alternativa e realizar a sua implementação e o seu monitoramento.

  • D.

    A heurística é um método de tomada de decisão que se desenvolve por linhas empíricas, usando regras empíricas para encontrar soluções ou respostas.

  • E.

    O princípio de racionalidade limitada diz que os administradores tomam as decisões mais lógicas que podem, dentro das restrições impostas por informações e capacidades limitada e pela complexidade dos problemas.

Para que uma organização possa comparar seu desempenho com o de outras organizações, necessita passar por várias etapas de mensuração da sua imagem. Uma dessas etapas mensura a localização da organização ao longo das dimensões mais relevantes como: tamanho da empresa, qualidade dos serviços prestados, relacionamento com os clientes, entre outras. Essa etapa de mensuração da imagem da empresa é conhecida como Diferencial Semântico.

A partir dessa informação pode-se afirmar que:

A. Uma organização com alta familiaridade e atitude desfavorável está melhor posicionada que uma organização com baixa familiaridade e atitude desfavorável.

B. A escala de diferencial semântico permite que empresas conheçam suas forças e fraquezas de imagem em relação a seus concorrentes.

C. A escala de diferencial semântico é um instrumento que somente permite avaliar as percepções de pessoas pertencentes ao mesmo segmento.

D. A escala de diferencial semântico não permite monitorar mudanças na imagem da organização no decorrer do tempo.

E. Na escala de diferencial semântico, o desenvolvimento de um conjunto de dimensões relevantes funciona como uma pesquisa prévia para identificar as dimensões que as pessoas normalmente usam para refletir o objeto.

Assinale a opção correta.

  • a.

    Estão todas corretas.

  • b.

    Estão todas incorretas.

  • c.

    Apenas a letra B está correta.

  • d.

    Apenas as letras B e E estão corretas.

  • e.

    Apenas a letra A está correta.

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