Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Selecione a opção correta.

  • A. A departamentalização funcional tem como principal característica a existência de uma estrutura funcional por produto.
  • B. A departamentalização por produto foca o desempenho técnico, financeiro e econômico dos nichos de mercado.
  • C. A departamentalização por clientes concentra competências semelhantes do seu corpo de funcionários em uma mesma unidade.
  • D. A departamentalização geográfica pode apresentar a duplicação de atividades funcionais e concentra a sua atenção em cada território de atuação da organização.
  • E. A departamentalização por fases do processo produtivo facilita o monitoramento das tendências do mercado e garante a verticalização da organização.

Escolha a opção que completa, corretamente, as lacunas abaixo. A educação corporativa consiste em um processo contínuo de ensino-aprendizagem voltado para o desenvolvimento de ____I_____, que proporcione ______II___.

  • A.

    I - competências básicas; II - a manutenção do desempenho grupal

  • B.

    I - habilidades empresariais; II - ganhos financeiros

  • C.

    I - de conhecimentos práticos; II - valor agregado aos produtos

  • D.

    I - competências essenciais; II - a manutenção de vantagens competitivas

  • E.

    I - atitudes cognitivas; II - ganhos mercadológicos

Indique a opção que apresenta corretamente uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e de resultados na gestão de pessoas.

  • A.

    Adoção de metas e indicadores de desempenho voltados para resultados.

  • B.

    Foco no cumprimento das normas e procedimentos organizacionais.

  • C.

    Avaliação unilateral, a chefia avaliando os seus subordinados.

  • D.

    Compreensão da avaliação como espaço de conflito entre capital e trabalho.

  • E.

    Ênfase no pagamento de recompensas para os bem avaliados.

Na avaliação de resultados de programas de capacitação as avaliações de aprendizagem enfrentam resistência e rejeição. Nas opções que se seguem assinale a melhor justificativa para a afirmação.

  • A.

    A avaliação de aprendizagem consiste na decomposição dos objetivos do treinamento em tópicos sobre os quais são aplicados questionários que tomam tempo para serem respondidos.

  • B.

    A avaliação de aprendizagem é uma coleta de informações sobre a correta aplicação do conteúdo no local de trabalho e aumenta o trabalho dos professores.

  • C.

    A avaliação de aprendizagem implica a aferição de um check-list dos comportamentos aprendidos e nem sempre é positivo.

  • D.

    A avaliação de aprendizagem é uma aplicação tradicional de testes e provas sobre o conteúdo de treinamento que remetem a lembranças escolares.A avaliação de aprendizagem é uma aplicação tradicional de testes e provas sobre o conteúdo de treinamento que remetem a lembranças escolares.

  • E.

    A avaliação de aprendizagem é um documento crítico relacionando e descrevendo o conjunto das atividades desempenhadas no programa de capacitação.

Indique a opção que não apresenta um indicador de desempenho de recursos humanos.

  • A.

    Índice de produtividade.

  • B.

    Índice de turnover.

  • C.

    Índice de absenteísmo.

  • D.

    Índice de qualidade de fornecedores.

  • E.

    Índice de treinamento.

Assinale a opção que não apresenta um propósito da avaliação de desempenho.

  • A.

    Deixar que os empregados saibam formalmente que está sendo avaliado seu desempenho atual.

  • B.

    Identificar os empregados que merecem aumentos salariais por mérito.

  • C.

    Localizar empregados que precisam de treinamento adicional.

  • D.

    Identificar candidatos à promoção.

  • E.

    Identificar diferentes padrões entre os avaliadores.

Escolha a opção que completa corretamente a lacuna da frase a seguir:

“ ................ refere-se à maneira pela qual uma organização pretende aplicar uma determinada estratégia, geralmente global e de longo prazo, criando um consenso em torno de uma determinada visão de futuro.”

  • A.

    Flexibilização Organizacional

  • B.

    Programa de Qualidade Total

  • C.

    Benchmarking

  • D.

    Planejamento Estratégico

  • E.

    Aprendizagem Organizacional

Indique a opção que apresenta somente métodos de avaliação de desempenho.

  • A.

    Incidentes críticos - comparações multipessoais - escalas gráficas de mensuração.

  • B.

    Esforços emocionais - personalização de atitudes - comparações em pares.

  • C.

    Processos de reforço - incidentes críticos - rotinas programadas.

  • D.

    Escalas gráficas de mensuração - reforços emocionais - rotinas programadas.

  • E.

    Comparações multipessoais - personalização de atitudes - reforços emocionais.

Indique qual o foco da avaliação de desempenho que utiliza intensamente simulações que permitem verificar o desempenho do profissional em demandas semelhantes às que encontraria em posições hierárquicas superiores.

  • A.

    Aferição de pessoal.

  • B.

    Análise comportamental.

  • C.

    Realização de metas e resultados.

  • D.

    Processo congnitivo.

  • E.

    Estruturação das tarefas.

Indique a opção que define corretamente benchmarking.

  • A. Técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra.
  • B. Capacidade que a organização tem de superar os concorrentes.
  • C. Capacidade que a organização tem de integrar as partes de um sistema.
  • D. Técnica gráfica de representação das atividades no tempo.
  • E. Técnica de geração de idéias que se baseia na suspensão de julgamento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...