Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Uma instituição para ser competitiva deve responder às necessidades do mercado. Para tanto, necessita saber como seu público a percebe, pois grande percentual de seu sucesso depende da imagem percebida. O problema é que, freqüentemente, a imagem percebida não corresponde à realidade, pois muitas destas percepções são baseadas em informações imprecisas e limitadas. Para tentar assegurar seu sucesso, instituições vêm lançando mão de ferramentas que possam mensurar sua imagem.

Com relação ao assunto abordado indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Imagem é a soma de crenças, idéias e impressões que uma pessoa tem de um objeto.

( ) A imagem atual de uma organização é baseada em registros passados. Por conseguinte, uma organização pode mudar sua imagem por meio de uma mudança rápida de estratégia de relações públicas.

( ) A qualidade real de uma organização é freqüentemente menos importante que seu prestígio ou reputação de qualidade porque é sua excelência percebida que, de fato, orienta as decisões do público.

( ) Duas pessoas podem possuir a mesma imagem de uma organização e ter atitudes diferentes em relação a ela. Portanto, pode-se afirmar que a imagem das pessoas sobre um objeto revela, necessariamente, suas atitudes em relação ao mesmo.

( ) A imagem de uma organização está relacionada com a maneira como uma empresa visa identificar e posicionar a si mesma ou a seus produtos. A identidade é a maneira como o público vê a empresa ou seus produtos.

Assinale a opção correta.

  • a.

    V, F, V, F, V

  • b.

    V, V, F, F, F

  • c.

    V, F, V, F, F

  • d.

    F, F, V, F, F

  • e.

    V, V, V, V, V

Segundo o enfoque comportamental, a organização deve ser vista como um sistema social, onde a organização informal é maior que a formal.

Assinale a opção que apresenta somente componentes da organização informal.

  • a.

    Grupos informais, hierarquia, normas de conduta e aprendizagem organizacional.

  • b.

    Clima organizacional, grupos formais, cultura organizacional e comunicação.

  • c.

    Cultura organizacional, cargos, hierarquia e normas de conduta.

  • d.

    Clima organizacional, aprendizagem organizacional, tarefas e grupos informais.

  • e.

    Normas de conduta, grupos informais, clima organizacional e cultura organizacional.

Selecione a opção que corretamente se relaciona à definição a seguir: Significa a capacidade da organização de adaptar um sistema produtivo para fornecer de forma eficiente diferentes produtos e serviços de acordo com a demanda do mercado.

  • A.

    Flexibilidade Organizacional

  • B.

    Trabalho em equipe

  • C.

    Programa de Qualidade

  • D.

    Melhoria contínua de processos

  • E.

    Aprendizagem Organizacional

Classifique as alternativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e assinale a opção correta.

( ) A cultura organizacional pode ser subdividida em três níveis: artefatos e criações, valores conscientes em alto grau e pressupostos básicos.

( ) Enquanto o clima organizacional ocupa-se com a natureza das crenças e expectativas a respeito da vida organizacional, a cultura organizacional é um indicador que demonstra o quanto tais crenças estão sendo concretizadas.

( ) O conceito de desenvolvimento organizacional engloba diversas intervenções de mudança planejada que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.

( ) A teoria motivacional da expectativa tem como pressuposto a idéia de que o indivíduo na organização tende a comparar as recompensas recebidas por ele com as recompensas recebidas por outras pessoas na organização.

  • A.

    V, F, V, V

  • B.

    F, V, V, F

  • C.

    F, V, F, V

  • D.

    V, F, V, F

  • E.

    F, F, V, V

Classifique as opções em Verdadeiras (V) e Falsas (F) e assinale a opção correta.

( ) O número ideal de componentes de um grupo de trabalho depende de seus objetivos e influencia o processo de comunicação.

( ) A definição dos diversos papéis presentes nos grupos de trabalho dificulta o entendimento das expectativas dos componentes.

( ) A existência de padrões morais, valores e regras de funcionamento auxilia os componentes a saber o que é esperado, válido e legítimo em termos de comportamento.

( ) A linguagem simbólica dos grupos de trabalho determina o grau de percepção e de evolução dos componentes.

( ) A determinação de padrões de comportamento em um grupo de trabalho permite compreender a dinâmica de forças e a premência de tomar decisões dos componentes.

  • a.

    V, F, F, F, V

  • b.

    F, V, V , F, V

  • c.

    F, F, F, V, V

  • d.

    V, F, F, V, F

  • e.

    V, F, V, F, F

Indique a opção correta.

No seu sentido mais amplo por competências humanas se entende

  • a.

    o estoque de qualificações que credenciam a pessoa a exercer um trabalho.

  • b.

    as realizações da pessoa em determinado contexto.

  • c.

    a sinergia entre qualificações e desempenho individual e organizacional.

  • d.

    o valor social agregado ao produto ou serviço da organização.

  • e.

    a experiência profissional acumulada na organização.

Por processo se entende uma seqüência integrada de atividades, interdependentes, efetuadas para produzir bens ou serviços de valor para o cliente.

Assinale a opção que não identifica corretamente aspectos presentes na definição acima.

  • a.

    Entrada-processamento e saída

  • b.

    Fluxo de atividades

  • c.

    Ênfase no processo

  • d.

    Foco nos clientes

  • e.

    Agregação de valor

Escolha a opção que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir.

I. Um sistema _________________ busca obter capacitação em domínios limitados do conhecimento e experiência para aplicar essa capacitação para solucionar problemas.

II. Um sistema _______________ fornece relatórios sumários rotineiros sobre o desempenho das empresas, sendo utilizado para monitorar e controlar a organização.

III. Um sistema __________________ tem o objetivo de processar informações, controlar processos industriais, apoiar comunicações e atualizar banco de dados.

  • A.

    colaborativo – de processamento de informações – de informações executivas

  • B.

    de controle de processos – de apoio à decisão – especialista

  • C.

    de informações executivas – colaborativo – de administração do conhecimento

  • D.

    de processamento de transações – especialista – de informação gerencial

  • E.

    especialista – de informação gerencial – apoio às operações

Escolha a opção que não expressa corretamente os objetivos de um processo de avaliação de desempenho de funcionários.

  • a.

    Indicação para promoção e aumentos salariais.

  • b.

    Definição de plano de melhoria de desempenho e adequação aos padrões da empresa.

  • c.

    Identificação do potencial do funcionário e planejamento da carreira.

  • d.

    Adequação do indivíduo ao cargo e oportunidade de conhecer problemas.

  • e.

    Definição de pisos salariais e plano de benefícios.

Escolha a opção que expressa corretamente medidas objetivas de desempenho.

  • a.

    Escalas gráficas.

  • b.

    Método de classificação.

  • c.

    Absenteísmo e produtividade.

  • d.

    Escalas de incidentes críticos

  • e.

    Distribuição forçada.

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