Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estabelecer o conteúdo, os métodos e processos de trabalho, a responsabilidade e a autoridade de um cargo são especificações
do desenvolvimento organizacional.
do desenho de cargos.
da pesquisa salarial.
da aprendizagem organizacional.
da gestão por competências.
Administração - Abordagem Contigencial da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com relação à visão contingencial é correto afirmar:
Indique a opção que preenche corretamente a lacuna da frase a seguir.
A ___________________ concentra-se em quatro áreas de requisitos aplicadas a qualquer tipo ou nível de cargo: requisitos mentais, requisitos físicos, responsabilidades envolvidas e condições de trabalho.
flexibilização organizacional
cidadania organizacional
pesquisa de clima organizacional
análise de cargos
avaliação de desempenho
Indique a opção que apresenta somente fatores que influenciam a remuneração nas organizações.
Tamanho da empresa – desempenho pessoal – sistemas de informação.
Lucratividade – localização geográfica – clima organizacional.
Natureza do negócio – tamanho da empresa – localização geográfica.
Desempenho pessoal – processos de aprendizagem – clima organizacional.
Clima organizacional – localização geográfica – processos de aprendizagem.
Indique a opção que não apresenta uma vantagem da remuneração variável.
Simplifica a gestão do sistema de remuneração da organização.
Favorece a definição clara de prioridades estratégicas.
Possibilita a adequação do dispêndio com pessoal à capacidade de pagamento da organização.
Força a revisão de objetivos, metas e indicadores de desempenho adotados.
Favorece a percepção, pelos funcionários, que a remuneração recebida é justa.
A respeito do sistema de remuneração estratégica, indique a opção correta.
Possui foco no cargo, e não na pessoa.
A base do sistema é a avaliação de cargos.
Ascensão salarial por meio de promoções a outros níveis.
Possui a remuneração como fator de custo.
Recompensa o desempenho e os resultados.
Indique a opção que não corresponde a um método de avaliação de cargos.
Método de valoração contingente.
Método de escalonamento.
Método de graus predeterminados.
Método de comparação de fatores.
Método de avaliação por pontos.
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base na abordagem organizacional dos sistemas, indique a opção que relaciona cada conceito da teoria com sua respectiva definição.
AI – BV, AII – BIII, AIII – BI, AIV – BIV, AV – BII
AI – BIV, AII – BII, AIII – BIII, AIV – BI, AV – BV
AI – BII, AII – BIV, AIII – BI, AIV – BV, AV – BIII
AI – BII, AII – BIII, AIII – BI, AIV – BIV, AV – BV
AI – BIV, AII – BV, AIII – BII, AIV – BIII, AV – BI
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Escolha a opção que preenche corretamente as lacunas da frase a seguir e assinale a opção correta.
Segundo a abordagem organizacional dos sistemas, uma organização é um sistema _______________, composto de elementos ou componentes __________________, com limites _______________
fechado - independentes - rígidos
aberto - interdependentes - flexíveis
aberto - independentes - flexíveis
aberto - independentes - rígidos
fechado - interdependentes - flexíveis
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Considerando que o mapeamento de processos tem como um dos seus fundamentos o pensamento sistêmico, escolha a opção correta.
No mapeamento de processos de trabalho o foco deve ser a tecnologia.
A concepção de sistema fechado é a que melhor explica um processo de trabalho.
O foco do mapeamento de cada processo de trabalho recai sobre os insumos.
A técnica de Delphi é a mais adequada para simplificar processos de trabalho.
Cada processo de trabalho deve ser visto como um sistema aberto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...