Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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A estrutura organizacional, em que cada empregado é subordinado ao mesmo tempo a um gerente funcional ou de divisão e a um gerente de projeto ou de grupo, é chamada de

  • A.

    estrutura por processos.

  • B.

    estrutura funcional.

  • C.

    estrutura radial.

  • D.

    estrutura matricial.

  • E.

    estrutura em linha.

Complete a frase com a opção correta.

A essência da organização que adota uma estrutura ............... é combinar duas formas de departamentalização – a funcional com a de produto ou projeto. Isso significa que há um balanço delicado de dupla subordinação.

  • A.

    matricial

  • B.

    por equipes

  • C.

    hierárquica

  • D.

    em redes

  • E.

    adhocrática

Selecione a opção correta.

  • A.

    A departamentalização funcional tem como principal característica a existência de uma estrutura funcional por produto.

  • B.

    A departamentalização por produto foca o desempenho técnico, financeiro e econômico dos nichos de mercado.

  • C.

    A departamentalização por clientes concentra competências semelhantes do seu corpo de funcionários em uma mesma unidade.

  • D.

    A departamentalização geográfica pode apresentar a duplicação de atividades funcionais e concentra a sua atenção em cada território de atuação da organização.

  • E.

    A departamentalização por fases do processo produtivo facilita o monitoramento das tendências do mercado e garante a verticalização da organização.

Muitas organizações estão cada vez mais envolvidas num processo de busca de diferenciação dos seus produtos, tanto pela qualidade, como também pela construção de uma imagem que as posicione não como simples fabricantes, mas como participantes íntegros dos processos de troca desenvolvidos, pois é inegável que num ambiente inundado de mensagens publicitárias, destacar-se como organização ética, confiável, comprometida com a sociedade pode ser de grande valia para a construção de uma forte identidade corporativa e de marca.

(Trecho extraído do artigo, Percepção do Consumidor Sobre Ações Corporativas Vinculadas ao Conceito de Responsabilidade Social: Um Estudo no Setor de Cosméticos. MRTVI, Valdete de Oliveira. Anais do ENANPAD, 2003).

Diante dos fatos apontados é correto afirmar que:

  • a.

    As empresas que divulgam sua imagem estão, necessariamente, comprometidas com seus diversos públicos (stakeholders).

  • b.

    O Marketing Institucional é uma modalidade do marketing que engloba uma série de outros tais como: o marketing esportivo, o ecológico, o cultural e o de causas sociais.

  • c.

    O Marketing Institucional visa aumentar o lucro das organizações, por isso envolve apenas organizações do setor produtivo.

  • d.

    O Marketing Institucional visa somente o público considerado como cliente da empresa.

  • e.

    Propaganda de partido político não pode ser considerada como pertencente ao escopo do Marketing Institucional.

De acordo com Regis McKenna (1999), o desenvolvimento da credibilidade é um processo lento e difícil, mas pode ser realizado e é vital para o sucesso no mercado. Segundo o autor existem quatro elementos básicos a serem desenvolvidos nas estratégias empresariais para gerarem credibilidade e por sua vez estabelecerem um posicionamento para seus produtos no mercado. Tais elementos são:

  • a.

    Uso da propaganda de boca; desenvolvimento da infra-estrutura; formação de relações estratégicas; vendas para clientes certos.

  • b.

    Pesquisa de mercado; desenvolvimento da estrutura; formação de relações estratégicas; distribuição indireta.

  • c.

    Uso da propaganda de boca; desenvolvimento da infra-estrutura; formação de relações estratégicas; aumento da variedade do produto.

  • d.

    Uso da propaganda de boca; desenvolvimento da estrutura; aumento da qualidade do produto; vendas para clientes certos.

  • e.

    Pesquisa interna de mercado; aumento da variedade do produto; formação de relações estratégicas; vendas para clientes certos.

O Marketing de Causas Sociais é uma oportunidade das empresas intensificarem sua reputação corporativa, aumentarem a conscientização de marca e fidelidade dos clientes, incrementarem as vendas e chamarem a atenção da imprensa. É, portanto, uma ferramenta estratégica de posicionamento.

Entre as opções abaixo, marque a incorreta.

  • a.

    A dificuldade na relação entre parceiros (entidades beneficentes e empresas patrocinadoras) quando se trata de transações envolvendo o marketing de causas sociais, surge quando o lado comercial do negócio que é quem fornece o dinheiro, acredita que a verba deve ser empregada de modo a refletir a estratégia geral de posicionamento da empresa no mercado.

  • b.

    O conceito-chave no marketing de causas sociais é que a marca deveria usar ativamente seu compromisso com a entidade filantrópica ou causa como parte da comunicação da marca a seu público consumidor. Esse nível de comunicação é feito, concomitantemente com os valores racional e emocional oferecidos, e deveria ser visto como inerente à própria marca como um todo.

  • c.

    A campanha de marketing de causas sociais procura uma mudança fundamental e de curto prazo, tanto na imagem da marca quanto na abordagem que será usada para trazer a questão da causa.

  • d.

    Se o consumidor notar que o compromisso do relacionamento é genuíno, manifestado de maneira clara, e se o entrosamento entre a empresa ou marca e a causa for adequado, então as chances de haver uma reação negativa ou de oposição do público durante a campanha serão mínimas.

  • e.

    Há diferenças importantes entre uma campanha genuína de marketing de causas sociais e a antiga campanha com fins beneficentes ou filantrópicos. Hoje, empresas buscam maior compromisso com tais atividades, por isso há uma tendência em se associarem a um número menor de atividades beneficentes ou filantrópicas.

Classifique as alternativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e assinale a opção correta.

( ) A cultura organizacional pode ser subdividida em três níveis: artefatos e criações, valores conscientes em alto grau e pressupostos básicos.

( ) Enquanto o clima organizacional ocupa-se com a natureza das crenças e expectativas a respeito da vida organizacional, a cultura organizacional é um indicador que demonstra o quanto tais crenças estão sendo concretizadas.

( ) O conceito de desenvolvimento organizacional engloba diversas intervenções de mudança planejada que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.

( ) A teoria motivacional da expectativa tem como pressuposto a idéia de que o indivíduo na organização tende a comparar as recompensas recebidas por ele com as recompensas recebidas por outras pessoas na organização.

  • A.

    V, F, V, V

  • B.

    F, V, V, F

  • C.

    F, V, F, V

  • D.

    V, F, V, F

  • E.

    F, F, V, V

Assinale a opção incorreta.

  • a.

    Pesquisadores têm enfatizado o papel crucial da confiança em promover lealdade e trocas mais selecionadas e, reduzindo risco, a confiança contribui para dar continuidade à relação e criar sentimentos de lealdade.

  • b.

    Há uma gradual mudança de paradigma na área de marketing que, essencialmente, enfatiza a manutenção de clientes atuais por meio da busca de relacionamentos mais permanentes, ao invés da aquisição de novos clientes e realização de trocas singulares.

  • c.

    Os consumidores definem uma hierarquia de valores, desejos e necessidades com base em dados empíricos, opiniões, referências obtidas por meio de propaganda de boca e experiências anteriores com produtos e serviços. Usam essas informações para tomar decisões de compra.

  • d.

    Assim como o posicionamento confere aos produtos uma presença singular no mercado, o posicionamento da empresa confere uma presença singular para uma empresa inteira. Entre os vários fatores que contribuem para o posicionamento de uma empresa (forças administrativas, sua história, personalidade dos altos executivos) o que tem menor relevância é seu sucesso financeiro.

  • e.

    Uma organização deve pesquisar seu público de tempos em tempos para descobrir se suas atividades estão melhorando sua imagem. As imagens públicas tendem a resistir à mudança. Se a empresa não está fazendo progresso seu programa de marketing institucional terá que ser mudado ou sua oferta de marketing.

Marketing de relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias a longo prazo com partes-chaves  -  consumidores, fornecedores e distribuidores  -  para reter sua preferência e negócios a longo prazo. As empresas inteligentes tentam desenvolver confiança e relacionamentos ''ganha-ganha'', a longo prazo com consumidores distribuidores, revendedores e fornecedores.

(KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, administração e controle. São Paulo: Atlas, 1998, p. 30)

Com base nas idéias defendidas acima, assinale a opção que não condiz com a idéia central do texto.

  • a.

    Marketing de relacionamento resulta em fortes vínculos econômicos, técnicos e sociais entre as partes.

  • b.

    Na maioria dos casos bem sucedidos de marketing de relacionamento, as transações passam a ser rotineiras, em vez de serem tratadas caso a caso.

  • c.

    O resultado final do marketing de relacionamento é a construção de um ativo exclusivo da empresa chamado rede de marketing. Esta rede é composta por consumidores, funcionários, fornecedores, distribuidores, varejistas, agências de propaganda, cientistas universitários e outros com quem constrói relacionamentos comerciais mutuamente rentáveis.

  • d.

    Neste contexto, a concorrência não é entre as empresas, mas entre redes completas.

  • e.

    Os clientes de hoje são grandes e, freqüentemente, globais. Eles preferem fornecedores que podem vender e entregar um conjunto coordenado de produtos e serviços em muitos locais, não sendo fundamental o trabalho em conjunto com as equipes do cliente para melhorar os produtos e os processos.

Na busca de maior competitividade e atendimento às expectativas da sociedade, as organizações têm reformulado seu modelo de gestão. A área de recursos humanos, frente a essas mudanças, passou a incorporar dimensões da gestão de pessoas. Assinale a opção que apresenta corretamente uma dimensão da gestão de pessoas.

  • A.

    Gestão de desempenho

  • B.

    Gestão do desenvolvimento organizacional

  • C.

    Gestão da qualidade total

  • D.

    Gestão de auditoria ambiental

  • E.

    Gestão de competências

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