Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Kotler (2000) cita uma pesquisa conhecida como Harvard Negociation Project de Fisher e Ury na qual chegam a quatro pontos básicos para conduzir negociações com princípios. Associe cada um desses pontos básicos ao seu respectivo conceito:

A partir da associação entre as colunas, assinale a opção correta.

  • a.

    A1-B3 / A2-B4 / A3-B1 / A4-B2

  • b.

    A1-B4 / A2-B3 / A3-B1 / A4-B2

  • c.

    A1-B3 / A2-B4 / A3-B2 / A4-B1

  • d.

    A1-B4 / A2-B3 / A3-B2 / A4-B1

  • e.

    A1-B1 / A2-B4 / A3-B3 / A4-B2

O Planejamento de um programa de capacitação inicia-se pela determinação das competências a serem desenvolvidas. As competências são um conjunto de qualificações. Selecione a opção que melhor representa essas qualificações.

  • A.

    Técnicas, mecanismos de integração humana e comportamento estratégico.

  • B.

    Conhecimento, capacidade técnica e habilidades conceituais.

  • C.

    Conhecimento, habilidades e comportamento ou atitudes.

  • D.

    Atitude integradora, comportamento organizacional e capacidade técnica.

  • E.

    Querer saber, saber fazer e saber aprender.

Indique a opção que apresenta somente áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos do Project Management Body Of Knowledge Guide (PMBOK Guide).

  • A.

    Qualidade, aquisições, segurança e confi abilidade.

  • B.

    Integração, riscos, custos e comunicações.

  • C.

    Recursos humanos, comunicações, conhecimento e controle.

  • D.

    Custos, riscos, confi abilidade e segurança.

  • E.

    Tempo, qualidade, controle e conhecimento.

Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna da frase a seguir.

Um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregue valor econômico à organização e valor social ao indivíduo é chamado de _____________.

  • A.

    competência

  • B.

    desempenho

  • C.

    treinamento

  • D.

    desenvolvimento

  • E.

    aprendizagem

A respeito da gestão por competências, assinale a opção correta.

  • A.

    Cargos alocados por funções e por áreas.

  • B.

    Descrições de funções se alteram constantemente.

  • C.

    Tendência de redução e racionalização das funções.

  • D.

    Independe dos objetivos organizacionais.

  • E.

    Dificulta a flexibilidade funcional.

Burns e Stalker, em pesquisa realizada junto a organizações industriais, identificaram dois modelos administrativos com características próprias. Correlacione a coluna A, modelos, com a coluna B, características.

Escolha a opção correta.

  • A. A1 - B3; A1 - B7; A2 - B5; A2 - B4
  • B. A1 - B5; A1 - B1; A2 - B2; A2 - B3
  • C. A1 - B8; A1 - B5; A2 - B1; A2 - B6
  • D. A1 - B2; A1 - B4; A2 - B3; A2 - B7
  • E. A1 - B3; A1 - B6; A2 - B1; A2 - B8

Indique qual das opções a seguir explicita corretamente premissas de um programa de qualidade.

  • A.

    Processo de melhoria continua. Satisfação dos clientes. A responsabilidade pela qualidade cabe à área de produção.

  • B.

    Fazer bem a primeira vez. A responsabilidade pela qualidade cabe à área de produção. Bons materiais garantem qualidade.

  • C.

    Processo de melhoria continua. Fazer bem a primeira vez. Eliminação de desperdício.

  • D.

    Satisfação dos clientes. Bons materiais garantem qualidade. Eliminação de desperdício.

  • E.

    A responsabilidade pela qualidade cabe à área de produção. Bons materiais garantem qualidade. Eliminação de desperdício.

Selecione a opção que não indica corretamente uma técnica que possibilita o desenvolvimento de trabalho em equipe.

  • A.

    Troca constante de informações, ouvir e falar.

  • B.

    Compromisso com os objetivos definidos pela alta administração.

  • C.

    Conhecimento mútuo, para o alcance de resultados coletivos.

  • D.

    Criação de identidade que forneça senso de participação para os integrantes do grupo.

  • E.

    Clima de abertura intelectual, possibilitando a análise crítica.

Analise as seguintes afi rmações relacionadas a conceitos básicos de Gerenciamento de Projetos segundo o PMBOK.

I. Um projeto cria entregas exclusivas, que são produtos, serviços ou resultados. Os projetos podem criar uma capacidade de realizar um serviço, como funções de negócios que dão suporte à produção.

II. O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.

III. A finalidade dos projetos e das operações são as mesmas, visando atingir seu objetivo e, em seguida, retornar ao seu ponto de partida, mantendo o negócio.

IV. Um projeto é um esforço contínuo ou cíclico, sem um início nem fim definidos, empreendido para manter um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • a.

    I e II

  • b.

    II e III

  • c.

    III e IV

  • d.

    I e III

  • e.

    II e IV

Marque se as frases a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opção correta.

( ) Por clima organizacional se entende a influência do ambiente interno e externo da organização sobre a motivação dos participantes.

( ) A cultura organizacional compreende um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou de uma organização.

( ) A cultura organizacional compreende um conjunto de valores e idéias, formas de agir, pensar e sentir partilhadas na organização, com certa regularidade no tempo e no espaço.

( ) Motivação para o trabalho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de um esforço ou ação que leva ao desempenho profissional positivo.

  • A. V, F, V, F
  • B. F, V, F, F
  • C. V, V, F, V
  • D. V, V, V, F
  • E. F, V, F, V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...