Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Indique a opção que apresenta um princípio que não está relacionado com programas de qualidade.

  • A.

    Fazer produtos sem defeitos de fabricação.

  • B.

    Atender às necessidades específi cas do cliente.

  • C.

    Redesenhar de forma radical os processos.

  • D.

    Eliminar desperdícios.

  • E.

    Planejar e manter um processo de aprimoramento contínuo e gradual.

Escolha a opção que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir.

I. Um sistema _________________ busca obter capacitação em domínios limitados do conhecimento e experiência para aplicar essa capacitação para solucionar problemas.

II. Um sistema _______________ fornece relatórios sumários rotineiros sobre o desempenho das empresas, sendo utilizado para monitorar e controlar a organização.

 III. Um sistema __________________ tem o objetivo de processar informações, controlar processos industriais, apoiar comunicações e atualizar banco de dados.

  • A.

    colaborativo – de processamento de informações – de informações executivas

  • B.

    de controle de processos – de apoio à decisão – especialista

  • C.

    de informações executivas – colaborativo – de administração do conhecimento

  • D.

    de processamento de transações – especialista – de informação gerencial

  • E. especialista – de informação gerencial – apoio às operações

Assinale a opção correta.

  • a.

    O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção bidimensional de liderança que oferece uma explicação para conciliar a eficácia do líder com a orientação para a produção e para as pessoas.

  • b.

    O modelo de liderança situacional apresenta a liderança como a capacidade de criar uma visão de futuro de longo prazo, que seja viável e desejável pelos membros da organização e capaz de direcioná-los em suas ações.

  • c.

    O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção de liderança na qual os líderes possuem certas características e atributos pessoais, físicos, mentais e culturais que os diferenciam de seus seguidores.

  • d.

    O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção de liderança focada no desenvolvimento das pessoas, incentivando o trabalho independente, a dedicação e a busca de padrões de desempenho que vão além do próprio cargo.

  • e.

    O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção de liderança que reconhece a importância dos liderados e se baseia na lógica de que os líderes podem compensar as limitações motivacionais e de capacitação de seus seguidores.

Em relação ao poder nas organizações, indique a opção incorreta.

  • A.

    Poder legítimo é o poder que determinada pessoa recebe como resultado da sua posição hierárquica formal na organização e que tem a aceitação dos seus membros.

  • B.

    Poder de talento é o poder baseado na infl uência, em competências, em conhecimento ou em habilidades exercidas sobre determinado indivíduo ou grupo.

  • C.

    Poder coercitivo é o poder baseado no medo, que emana de possibilidades de aplicações de punições ou frustrações causadas por impedimentos e controles.

  • D.

    Poder de recompensa é o poder com base na submissão obtida com a distribuição de benefícios tidos como valiosos.

  • E.

    Poder de manipulação é o poder com base na posse de características pessoais ou recursos desejáveis por aqueles que são influenciados.

Alguns autores consideram o modelo de Fiedler e de Hersey e Blanchard como modelos de liderança situacional. A respeito desses modelos, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

I. A eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e quanto de controle a situação proporciona a ele.

II. O líder deve flexibilizar seu comportamento a fim de ajustá-lo à situação.

III. O grau de favorabilidade da situação para o líder é definido pelas relações entre líder e subordinados, pelo grau de estruturação da tarefa e pelo poder de oposição.

IV. O comportamento do líder diante da situação é capaz de definir e estruturar o papel dos liderados.

V. O estabelecimento de valores e padrões da situação pelo líder incentiva comportamentos transformadores nos liderados.

Aponte a resposta que contém apenas as opções verdadeiras.

  • a.

    I, II e III.

  • b.

    I, III e IV.

  • c.

    I, II e V.

  • d.

    IV e V.

  • e.

    III e V.

Em relação às teorias administrativas, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

I. A teoria clássica é caracterizada pela ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional, pela concepção de homem econômico e pela identidade de interesses.

II. A teoria das relações humanas é caracterizada pela ênfase nas pessoas, pela concepção de homem organizacional e pelo conflito de interesses.

III. A teoria estruturalista é caracterizada pela ênfase na estrutura e no ambiente, pela concepção de homem social e pela identidade de interesses.

IV. A teoria dos sistemas é caracterizada pela ênfase no ambiente, pela concepção de homem funcional e pelo conflito de papéis.

V. A teoria da contingência é caracterizada pela ênfase no ambiente e na tecnologia, pela concepção de homem administrativo e pela identidade de interesses.

Aponte a resposta que contém apenas as alternativas falsas.

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    II, III e V

  • D.

    IV e V

  • E.

    I e V

De acordo com o PMBOK guide, uma das áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos é o gerenciamento do risco. Esta área se subdivide em quatro processos que se distribuem ao longo das fases do projeto. Especificamente na fase de planejamento do projeto estão presentes três desses processos.

Assinale a opção que reúne a única seqüência que representa corretamente esses processos.

  • a.

    Identificação dos riscos, qualificação dos riscos e desenvolvimento de respostas aos riscos.

  • b.

    Qualificação dos riscos, controle dos riscos e desenvolvimento de respostas aos riscos.

  • c.

    Identificação dos riscos, quantificação dos riscos e desenvolvimento de respostas aos riscos.

  • d.

    Quantificação dos riscos, controle dos riscos e desenvolvimento de respostas aos riscos.

  • e.

    Identificação dos riscos, qualificação dos riscos e controle dos riscos.

''As organizações devem ser capazes de obter, organizar, analisar e interpretar dados, para sobreviver nos mercados globais super-competitivos. E o gerenciamento de dados é fundamental para todas as funções empresariais''.

(Turban, 2003)

Assinale a opção correta.

  • a.

    O sobrenome de uma pessoa é muito útil como chave primária para o registro em um arquivo.

  • b.

    No gerenciamento de dados, o ambiente de arquivos permite que os usuários recuperem os dados necessários de forma conveniente e eficiente.

  • c.

    O sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) fornece ferramentas utilizadas exclusivamente por meio de linguagens de programação complexas, ficando restrito no âmbito do departamento de sistemas de informação.

  • d.

    Um Data Warehouse é um sistema de gerenciamento de banco de dados elaborado para fornecer suporte para tomada de decisão gerencial e é orientado com base nos assuntos empresariais, como cliente, fornecedor ou atividade.

  • e.

    Um Data Mining (mineração de dados) permite a identificação de relações existentes entre eventos ocorridos em determinada ocasião, mas não faz estimativa de valores futuros, como, por exemplo, previsão de demanda

Segundo o PMBOK, o ciclo de vida do projeto geralmente define

  • a. o valor do projeto.
  • b. que trabalho técnico deve ser realizado e quem deve estar envolvido em cada fase.
  • c. quanto tempo, após colocado no mercado, o programa ainda poderá ser considerado atualizado.
  • d. quanto tempo, após colocado em funcionamento, o programa deverá receber manutenção.
  • e. a medida de produtividade da equipe de desenvolvimento.

Segundo o PMBOK, os processos para garantir que o projeto inclua todo o trabalho exigido, e somente o trabalho exigido, para completar o projeto com sucesso, estão relacionados com o gerenciamento

  • a.

    de escopo do projeto.

  • b.

    da configuração do projeto.

  • c.

    da qualidade do projeto.

  • d.

    de mudanças do projeto.

  • e.

    de fluxo do projeto.

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