Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O PMBOK documenta cinco grupos de processos no processo de gerenciamento de projetos. De acordo com o fluxo do projeto, esses cinco grupos de processos são:

  • A.

    Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.

  • B.

    Iniciação, Execução, Garantia da Qualidade, Controle e Encerramento.

  • C.

    Iniciação, Planejamento, Garantia da Qualidade, Controle e Encerramento.

  • D.

    Iniciação, Garantia da Qualidade, Controle de Configuração, Gerenciamento de Riscos e Encerramento.

  • E.

    Planejamento, Iniciação, Gerenciamento de Riscos, Controle e Encerramento.

Com relação aos conceitos básicos de Gerenciamento de Projetos é correto afirmar que

  • a.

    uma atividade é uma ação de transformação que produz recursos. Para ser executada, uma atividade necessita de artefatos e também consome recursos. As atividades são classificadas em atividades de construção e atividades de garantia de qualidade.

  • b.

    um projeto é um conjunto de ações bem definidas para executar uma atividade. É classificado basicamente em métodos e técnicas.

  • c.

    um recurso é tudo que pode ser requisitado por uma atividade, mas que não pode ser considerado uma entrada para ela, no sentido que não é incorporado ao artefato produzido.

  • d.

    um procedimento é a entrada ou saída de uma atividade. Os procedimentos são representados basicamente por descrições de requisitos, diagramas de projeto, diagramas de casos de uso, código fonte e planos de qualidade.

  • e.

    uma atividade, quando utilizada unicamente para garantir a qualidade de um produto, não pode fazer parte do planejamento do projeto.

Escolha a opção que completa corretamente a frase a seguir. "A organização envolvida na gestão do seu capital intelectual investe ..."

  • a.

    na criação de universidades corporativas e em espaços físicos de capacitação para promover maior integração entre seus quadros administrativos.

  • b.

    no treinamento de toda a cadeia de valor e na diversificação de recursos institucionais para maximizar as fontes de ensino-aprendizagem.

  • c.

    na formação de quadros operacionais e no treinamento gerencial para maximizar as relações interpessoais.

  • d.

    na criação de espaços físicos de capacitação e no treinamento de toda a cadeia de valor para promover a integração da organização ao mercado.

  • e.

    na formação de executivos e em programas de simulação para maximizar a eficiência dos processos organizacionais.

A teoria estruturalista é uma (um)

  • a.

    síntese da teoria da burocracia e uma aproximação da teoria clássica.

  • b.

    síntese da teoria clássica e da teoria de relações humanas.

  • c.

    desdobramento da teoria de sistemas.

  • d.

    desdobramento da teoria das relações humanas.

  • e.

    síntese da teoria comportamentalista e uma aproximação da teoria burocrática.

O PERT é uma técnica de avaliação que pode ser utilizada para prever a extensão das atividades de um projeto, podendo ser utilizada para se definir o caminho crítico do projeto. O caminho crítico de um projeto é aquele

  • a.

    que pode ser seguido no fluxo do projeto onde se encontra a atividade que demanda o maior tempo para ser executada.

  • b.

    que pode ser seguido no fluxo do projeto onde se encontra a atividade que demanda o maior esforço para ser executada.

  • c.

    que pode ser seguido no fluxo do projeto onde se encontra o maior tempo que o projeto pode ser adiado sem passar da data de término esperada pelo cliente.

  • d.

    onde se encontram os riscos identificados, aceitos e contingenciados, e que necessitam de um gerenciamento de riscos mais eficaz para evitar impacto no cronograma do projeto.

  • e.

    mais longo formado pelas atividades de margem de flutuação zero. Normalmente, ele determina o tempo de duração do projeto.

Escolha a opção que completa corretamente a frase a seguir: Por gestão do conhecimento se entende um processo integrado que se destina a

  • a.

    criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização.

  • b.

    criar habilidades e organizar treinamentos em serviço para melhorar o desempenho global da organização.

  • c.

    criar, organizar e disseminar informações para melhorar o desempenho global dos empregados.

  • d.

    criar habilidades e organizar treinamentos em serviço para melhorar o desempenho global do nível gerencial.

  • e.

    criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global do nível gerencial.

Assinale a frase que corretamente exprime idéias relacionadas à gestão de competências.

  • a.

    Competências básicas constituem-se em fatores para lograr a liderança no mercado e garantir o diferencial da organização.

  • b.

    Habilidades comportamentais se constituem em fatores indispensáveis à organização e ao posicionamento do indivíduo no mercado.

  • c.

    A pesquisa salarial é instrumento essencial à identificação de competências do cargo.

  • d.

    Competência é o indivíduo aplicar seus conhecimentos, habilidades e atitudes à tarefa de modo a obter resultados para a organização.

  • e.

    Competências básicas e essenciais são obtidas por meio de capacitação específica vinculada ao negócio da organização.

Uma forma de analisar o desempenho do indivíduo no trabalho é conhecer suas necessidades, interesses e aptidões. Outra é, analisar o tipo de fator, motivacional ou higiênico, preponderante na organização.

Selecione a opção que explicita corretamente o significado do enunciado.

  • a.

    Fator higiênico refere-se ao exercício da responsabilidade.

  • b.

    Fator motivacional refere-se a política de remuneração adotada pela empresa.

  • c.

    O desempenho do indivíduo depende do conhecimento acumulado na empresa.

  • d.

    Necessidades, interesses e aptidões dizem respeito à motivação externa do indivíduo.

  • e.

    O desempenho do indivíduo depende de motivos internos e externos.

Um modelo de rede Petri consiste em nós de condições, setas, nós de eventos e símbolos. Com relação a esse modelo é correto afirmar que

  • A.

    os nós de entrada geralmente são representados por círculos e os de evento por linhas horizontais.

  • B.

    um símbolo em uma condição de término significa que a condição ainda não foi alcançada.

  • C.

    um nó de evento representa um evento que não pode terminar, mesmo quando todos os requisitos são obtidos. É uma representação típica de um impasse.

  • D.

    um impasse em uma condição de término deve ser representado por um círculo e uma seta apontando para a condição de entrada.

  • E.

    se todos os nós de condição de entrada de um nó de evento tiverem símbolos, então o evento pode terminar.

As frases a seguir referem-se ao processo de planejamento estratégico. Classifique as opções em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) O planejamento estratégico é capaz de estabelecer a direção a ser seguida pela organização com objetivos de curto, médio e longo prazo e com maneiras e ações para alcançá-los que afetam o ambiente como um todo.

( ) O planejamento estratégico, de forma isolada, é insuficiente, sendo necessário o desenvolvimento e a implantação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada.

( ) O planejamento estratégico é o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes políticas, os quais proporcionam uma conjuntura que viabiliza a avaliação das implicações presentes de decisões a serem tomadas em função do ambiente.

( ) O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da organização e diz respeito tanto à formulação de objetivos, quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução.

( ) O planejamento estratégico é uma ferramenta que tem como fases básicas para sua elaboração e implementação o diagnóstico estratégico, a definição da missão, a elaboração de instrumentos prescritivos e quantitativos, além do controle e da avaliação.

Indique a opção correta.

  • a.

    F, V, F, V, V

  • b.

    F, F, V, F, V

  • c.

    V, V, F, F, V

  • d.

    V, F, F, V, V

  • e.

    V, V, F, V, F

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...