Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Robbins, em seu livro Comportamento Organizacional, de 2002, estabelece as formas mais comuns de equipes de trabalho.

Entre as opções a seguir, indique a correta.

  • a.

    As equipes orientadas por resultados são compostas por grupos de funcionários de departamentos diversos, que se reúnem algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho, mas não têm autoridade para implementar unilateralmente essas sugestões.

  • b.

    As equipes virtuais são formadas por grupos de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da organização, que se juntam para trocar informações, desenvolver novas idéias ou ainda coordenar projetos complexos.

  • c.

    As equipes de trabalho autogerenciadas são grupos de funcionários que realizam trabalhos relacionados ou interdependentes e assumem responsabilidades de seus antigos supervisores, incluindo o planejamento, controle e a tomada de decisões operacionais e sua conseqüente implementação.

  • d.

    As equipes multifuncionais usam a tecnologia da informação para juntar fisicamente seus membros dispersos, para que possam compartilhar informações, tomar decisões, realizar tarefas e atingir seus objetivos comuns.

  • e.

    As equipes de soluções de problemas são grupos compostos por funcionários de diversas organizações com o intuito de resolver demandas ou tarefas compartilhadas e interrelacionadas e que possuem autonomia para a tomada de decisões estratégicas.

Planejamento é um processo de

I. definir resultados a serem alcançados.

II. distribuir os recursos disponíveis.

III. pensar o futuro.

IV. assegurar a realização dos objetivos.

V. realizar atividades.

Escolha a opção que indica corretamente o entendimento de planejamento.

  • a.

    III e V

  • b.

    II

  • c.

    I e IV

  • d.

    I

  • e.

    V

Assinale a frase correta.

  • a.

    A técnica de cenários lida com a identificação de variáveis quantitativas.

  • b.

    Delphi é uma técnica de elaboração de cenários baseada na experiência dos participantes.

  • c.

    Por cenário se entende uma seqüência hipotética de eventos com o propósito de controle.

  • d.

    Cenários constroem-se a partir de tendências quantitativas do passado.

  • e.

    A construção de cenários pressupõe a formulação irracional do futuro.

Escolha a frase que descreve corretamente uma das etapas do processo de planejamento estratégico.

  • a.

    O diagnóstico da situação estratégica baseia-se na análise de ameaças e oportunidades advindas do público interno.

  • b.

    O estudo de alternativas para definir os objetivos futuros da organização pode valer-se da matriz de mercados e produtos de Ansoff.

  • c.

    A análise do ambiente interno baseia-se no modelo de Porter de estratégias genéricas e de adaptação.

  • d.

    A análise do ambiente externo da organização baseia-se na avaliação do desempenho das diferentes áreas funcionais.

  • .

    A seleção de estratégias a serem implementadas baseia-se no modelo de Likert de adaptação.

A maior consciência ambiental do cidadão, mercados cada vez mais competitivos e consumidores mais exigentes promoveram mudanças nas estratégias das organizações produtivas.

Escolha a opção que indica corretamente o rumo de mudanças voltadas à responsabilidade social.

  • a.

    Implantação de programa ISO9.000 e correspondente certificação para os serviços prestados ao consumidor.

  • b.

    Cumprimento das leis ambientais do país de origem das matérias-primas e do país comprador.

  • c.

    Maior transparência de informações relacionadas ao balanço da organização e cumprimento das leis trabalhistas.

  • d.

    Implantação da certificação ISO14.004 relativa a ciclo de vida do produto e ética organizacional.

  • e.

    Ética nos negócios e maior transparência de informações relacionadas aos produtos e atividades da organização.

No gerenciamento de projetos, a Gerência das Aquisições do Projeto inclui os processos necessários à obtenção de bens e serviços externos à organização executora. Com relação a esse processo, quando considerado o ponto de vista do comprador, na relação comprador-fornecedor, é correto afirmar que

  • a.

    o Planejamento das Aquisições é o processo de assegurar que o desempenho do fornecedor está adequado aos requerimentos contratuais. Em grandes projetos, com diversos fornecedores de produtos e serviços, um aspecto chave do Planejamento das Aquisições é o gerenciamento das interfaces entre os diversos fornecedores. A natureza da relação contratual obriga que a equipe do projeto, ao planejar o contrato, esteja perfeitamente ciente das implicações legais das ações tomadas.

  • b.

    a Administração dos Contratos é o processo de identificar que necessidades do projeto podem ser melhor atendidas por meio da contratação de produtos ou serviços fora da organização do projeto. Envolve considerações sobre quando, como, o que, quanto, e onde contratar.

  • c.

    o Planejamento das Aquisições é o processo que envolve a recepção de coletas de preços ou propostas e a aplicação dos critérios de avaliação para selecionar um fornecedor.

  • d.

    o Encerramento do Contrato é similar ao encerramento administrativo na medida em que ele envolve tanto a verificação do produto, observando se o trabalho foi todo completado correta e satisfatoriamente, quanto o fechamento administrativo, quando são atualizados os registros para refletir os resultados finais e arquivar as informações para futuro uso. Os termos e condições contratuais podem determinar procedimentos específicos para encerramento do contrato. O término precoce de um contrato é um caso especial de encerramento do contrato.

  • e.

    no Planejamento das Aquisições firma-se um compromisso mútuo que obriga o vendedor a fornecer o produto especificado e obriga o comprador a pagar por ele. Após sua aprovação, o Planejamento das Aquisições torna-se relacionamento legal sujeito a recurso no tribunal. O Planejamento das Aquisições pode ser simples ou complexo, usualmente refletindo a simplicidade ou a complexidade do produto. Ele pode ser chamado de declaração de entendimento mútuo.

No gerenciamento de projetos, o Plano de Gerência de Comunicações é um documento que

  • a.

    conduz entrevistas orientadas a riscos, com a participação das várias partes envolvidas, podendo auxiliar na identificação dos riscos que não foram percebidos durante as atividades normais de planejamento.

  • b.

    fornece uma estrutura de coleta e arquivamento que detalhe que métodos serão usados para reunir e armazenar os vários tipos de informação, cobrindo também a coleta e a disseminação das atualizações e correções no material previamente distribuído.

  • c.

    orienta os procedimentos a serem usados para gerenciar os riscos durante o projeto, além de documentar os resultados dos processos de identificação e quantificação dos riscos

  • d.

    apresenta uma lista de fornecedores potenciais que pode, freqüentemente, ser expandida pela colocação de anúncios em publicações de circulação geral, tais como jornais e revistas.

  • e.

    especifica os meios de comunicação que serão utilizados pelos elementos de interface interna como, por exemplo, banco de dados locais, e os elementos de interface externa, como acesso a outros sites via Internet.

O Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) tem sua estrutura definida no Art. 8º do Decreto nº 5.233. O Sistema é composto por uma Comissão de Monitoramento e Avaliação (CMA) e por Unidades de Monitoramento e Avaliação (UMA). Não é trabalho de integração da CMA e das UMA´s a:

  • A. Avaliação Anual do PPA.
  • B. Avaliação de iniciativa setorial.
  • C. Avaliação dos projetos selecionados.
  • D. Avaliação da iniciativa não governamental.
  • E. Avaliação dos Pactos de Concertação.

Diversos autores vêm apontando uma série de tendências quanto ao processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e depois escolha a seqüência correta.

( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é o estabelecimento de um compromisso cada vez mais direto com a estratégia da organização, com a utilização de modelos de gestão por competências e a adoção de metas e indicadores de desempenho.

( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é o fortalecimento do papel de controle dos gerentes tanto no apoio ao desenvolvimento e melhoria do desempenho, quanto na administração das competências e da carreira dos avaliados.

( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é a utilização de modelos que integram as diferentes funções de gestão de pessoas, orientando tanto a gestão do desempenho quanto as ações de desenvolvimento, carreiras e promoção.

( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é a compreensão da avaliação como sendo um espaço de conflito entre expectativas da organização e das pessoas, devendo-se estabelecer que decisões contribuam em maior grau para a organização.

( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é o uso de ferramentas bem definidas quanto ao foco e resultados pretendidos e com múltiplas fontes, permitindo feedbacks de chefias, pares, subordinados e clientes internos e externos.

  • a.

    F, F, F, V, V

  • b.

    V, F, V, F, V

  • c.

    V, V, F, F, F

  • d.

    F, V, F, V, V

  • e.

    V, F, V, V, F

Como o controle tradicional tornou-se insuficiente para fazer face às necessidades das organizações, foram criados sistemas de controle que pudessem dar uma visão de conjunto das diferentes dimensões do desempenho da organização.

Indique a opção que define corretamente as idéias de balanced scorecard.

  • a.

    É uma técnica que permite identificar os fatores críticos de sucesso que contribuem para o desempenho da organização.

  • b.

    É uma técnica focada na análise interna de pontos fortes e fracos e externa de ameaças e oportunidades.

  • c.

    É uma técnica que permite evidenciar as relações de causa e efeito entre diversos fatores de sucesso organizacional.

  • d.

    É uma técnica focada na busca da qualidade dos serviços prestados e excelência na gestão dos negócios.

  • e.

    É uma técnica focada em dimensões do desempenho da empresa que se podem desdobrar em medidas específicas e indicadores.

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