Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As teorias motivacionais podem ser classificadas em três grandes áreas de interesse
A coluna A diz respeito às principais áreas de interesse das teorias motivacionais e a coluna B às descrições dessas teorias.
Solicita-se relacionar a coluna A com a coluna B e assinalar a opção que indica as relações corretas.
AI-BII, AII-BI, AIII-BIII
AI-BII, AII-BIII, AIII-BI
AI-BIII, AII-BII, AIII-BI
AI-BIII, AII-BI, AIII-BII
AI-BI, AII-BIII, AIII-BII
O pensamento de Marx e Weber, sobre a sociedade e suas características, tem semelhanças e diferenças; indique a opção incorreta sobre a relação do pensamento desses autores.
Ambos reconhecem que a posse ou ausência da propriedade é o principal divisor de classes em um mercado competitivo.
Weber rejeita teorias gerais da evolução histórica da sociedade, como é o caso da teoria marxista.
Ambos não chegaram a fazer uma análise completa da noção de classe e sua relação com as outras bases de estratificação social.
Ambos atribuem a condições materiais, como a criação da moeda e do Estado nacional, a origem da sociedade capitalista.
Weber rejeita que o conflito de classes seja inevitável como em Marx, que o considera ""a força motriz da história"".
Indique a que instrumento gerencial pertencem os métodos abaixo:
I. Método da escala gráfica
II .Método dos incidentes críticos
III.Método de frases descritivas
IV.Método da escolha forçada
V.Método da pesquisa de campo
VI.Método de comparação aos pares
Benchmarking
Programa de qualidade
Planejamento estratégico
Avaliação de desempenho
Clima organizacional
Assinale a opção correta.
O paradigma em gestão que preconiza a diferenciação integrada da organização da produção e do trabalho sob a trajetória de inovação tecnológica em direção à democratização das relações sociais nos sistemasempresa é chamado de aprendizagem organizacional.
O paradigma em gestão que preconiza a diferenciação integrada da organização da produção e do trabalho sob a trajetória de inovação tecnológica em direção à democratização das relações sociais nos sistemasempresa é chamado de flexibilização organizacional.
O paradigma em gestão que preconiza a diferenciação integrada da organização do trabalho sob a trajetória de inovação tecnológica em direção à democratização das relações sociais nos sistemas-empresa é chamado de clima organizacional.
O paradigma em gestão que preconiza a diferenciação integrada da organização do trabalho sob a trajetória de inovação tecnológica em direção à democratização das relações sociais nos sistemas-empresa é chamado de gestão por competências.
O paradigma em gestão que preconiza a diferenciação integrada da organização da produção sob a trajetória de inovação tecnológica em direção à democratização das relações sociais nos sistemas-empresa é chamado de tecnologia da informação.
A teoria da propriedade teve grande importância no desenvolvimento do pensamento liberal. John Locke em sua obra "O Segundo Tratado Sobre o Governo" (1690) discorre acerca do direito de propriedade. Selecione a opção que apresenta corretamente características do pensamento desse autor.
I. O estado de natureza é marcado por uma paz relativa, onde os indivíduos são dotados de razão e desfrutam do direito de propriedade, além da liberdade e igualdade.
II. Compartilha com Hobbes a noção de que o direito de propriedade é legitimado e garantido pelo Estado, tendo esse a prerrogativa de intervenção na propriedade.
III. O direito da propriedade, que inicialmente era limitado pelo trabalho de cada indivíduo, passou a ser ilimitado a partir do advento da moeda e da conseqüente possibilidade de acumulação.
IV. Apesar da sofisticação da teoria da propriedade, essa não fazia menção à posse de bens móveis, pois no século XVII a riqueza estava diretamente ligada à posse de terra e não a de bens de consumo.
Estão corretas:
as afirmativas I e IV.
as afirmativas I e III.
as afirmativas II e III.
as afirmativas II e IV.
as afirmativas III e IV.
No Brasil, durante o século XIX, o número de funcionários públicos cresceu muito, sem seguir uma racionalidade administrativa. Esse processo é importante também para compreendermos momentos posteriores da administração pública brasileira. Levando em conta o trabalho de José Murilo de Carvalho "A Construção da Ordem e Teatro das Sombras" (2003), assinale a opção incorreta sobre as razões desse crescimento
A burocracia era, sobretudo, um "cabide de empregos" para as elites portuguesas residentes no Brasil, que se apropriavam do Estado, formando um estamento sólido e insulado de outros setores da sociedade.
A burocracia possuía funções latentes, ou seja, respondia não apenas a questões de ordem administrativa, mas social e política, empregando inclusive parte do proletariado.
A burocracia agregava setores dinâmicos da sociedade, que faziam pressão, devido ao limitado leque de ocupações do mercado brasileiro, para escapar das limitações do mundo escravista.
A burocracia servia como elemento de cooptação de potenciais opositores oriundos de setores médios urbanos e das alas decadentes da grande propriedade rural.
A burocracia acabou representando um papel mais importante para o sistema político brasileiro como um todo, que para a própria administração pública brasileira.
Segundo Abrúcio (1998), entre os fatores que ajudaram a desencadear a crise do Estado, indique a opção incorreta.
As duas crises do petróleo, em 1973 e 1979, contribuíram para a diminuição do ritmo do crescimento econômico, colocando em xeque o modelo de intervenção estatal até então vigente.
A crise fiscal dos tax payers, que não enxergavam uma relação direta entre o acréscimo de recursos governamentais e a melhoria dos serviços públicos, fez diminuir ainda mais a arrecadação.
Denúncias de corrupção envolvendo funcionários públicos de países centrais geraram um movimento, por parte dos movimentos sociais organizados, contrário à continuidade do modelo de Bem-estar
A globalização enfraqueceu os Estados nacionais no que tange ao controle dos fluxos financeiros e comerciais, mitigando em grande parte sua capacidade de ditar suas políticas macroeconômicas
A incapacidade do governo de responder às demandas sociais crescentes durante esse período gerou, segundo alguns cientistas políticos, uma "ingovernabilidade de sobrecarga".
Raimundo Faoro em "Os Donos do Poder" (1958) apresentou uma interpretação sobre o subdesenvolvimento do Brasil no qual descreveu, entre outras coisas, as mazelas da administração pública brasileira. Aponte a opção que se enquadra no argumento desse autor.
Apesar das inúmeras mudanças históricas pelas quais passou o Brasil, o aparato administrativo e político permaneceu sob a apropriação de um mesmo grupo social, que tinha como objetivo a obtenção de poder, prestígio e riqueza.
Baseado em uma abordagem marxista, Faoro demonstra como a burocracia brasileira tinha um caráter patronal, sendo apropriada por uma burguesia que era intimamente ligada às elites políticas.
Apropriação da máquina administrativa e política era feita por setores de uma elite agrária, que faziam prevalecer os seus interesses na prevalência da política de agro-exportação.
A herança portuguesa de captura do aparelho do Estado, por parte de uma burguesia, guarda estritas relações com a abordagem de Caio Prado Jr. – autor contemporâneo de Faoro, que também interpretou o subdesenvolvimento.
A herança da administração colonial portuguesa gerou o chamado "patronato político brasileiro", responsável pela predominância da força política rural descentralizada sobre a urbana centralizada.
A Reforma do Aparelho de Estado de 1995 procurou redefinir as atividades dos quatro setores do Estado. Sobre as mudanças em cada setor, indique a opção correta.
O setor de "atividades exclusivas de Estado", composto pelas forças armadas, entre outros, é aquele onde o "poder de Estado" é exercido.
O núcleo estratégico do governo passou a concentrar a responsabilidade de implementar, executar e controlar as políticas públicas.
O setor de produção de bens de serviços foi privatizado, com a venda de empresas públicas, como as telefônicas.
Os serviços não-exclusivos, que eram realizados apenas pelo setor estatal, devido a sua importância social, estenderam-se também ao público não-estatal.
No núcleo estratégico, as agências autônomas podem desenvolver políticas públicas para seu setor, tendo autonomia para gerir seu orçamento.
O Plano Diretor para a Reforma do Aparelho do Estado, de 1995, procurou instituir um modelo que seguia os pressupostos de um Estado Regulador. Sobre o Estado Regulador, indique a opção incorreta
Utiliza-se de agências reguladoras para fazer cumprir as políticas de governo no que tange à intervenção estatal nos mercados monopolistas.
Adota uma posição de não-intervenção no mercado, resgatando o modelo de Estado mínimo, baseado na teoria econômica clássica.
Atua como indutor do crescimento econômico, ocupando espaços onde a iniciativa privada não tem interesse, como no setor de infra-estrutura.
Utiliza-se de instrumentos de intervenção no mercado com base na ação de empresas estatais e na detenção de monopólios de setores estratégicos.
Utiliza-se das agências reguladoras para intervir na economia de modo a equilibrar os interesses da sociedade, Estado e mercado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...