Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Fleury e Fisher, em sua obra "Cultura e Poder nas Organizações", de 1996, apresentam um caminho para desvendar a cultura de uma organização, baseado na observação de cinco processos organizacionais. A respeito desses processos, indique a opção correta.
A análise do processo de comunicação permite desvendar as relações entre categorias, grupos e áreas da organização, identificando os elementos essenciais nos processos de criação e cristalização do universo simbólico da organização.
A análise da organização dos processos de trabalho permite identificar, compreender e modificar os valores e comportamentos que vão sendo transmitidos e incorporados na organização.
A análise do histórico das organizações possibilita compreender o processo de construção da identidade da organização, decifrando e interpretando os padrões culturais presentes nos processos de mediação da relação entre capital e trabalho.
A análise das políticas de recursos humanos propicia compreender a natureza, as metas e os objetivos da organização, recuperando seu momento de criação e sua inserção no contexto político e econômico da época.
A análise do processo de socialização de novos membros possibilita fornecer o referencial para se decifrar a dimensão política, mapeando as relações de poder entre as categorias de empregados e entre as áreas da organização.
29-A mudança cultural é a parte mais difícil de uma transformação organizacional, não só no que se refere ao tempo como também com relação aos custos envolvidos. Alguns autores apresentam alternativas por meio das quais a mudança cultural pode ser administrada.
Escolha a opção que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir.
I. Reconhecer que o __________ entre os grupos de pares será a questão de maior influência na aceitação e boa vontade para com o processo.
II. Pensar na mudança como a construção de habilidades e concentrar no ____________ uma parte importante do processo.
III. Reconhecer que as pessoas possuem uma postura de ___________ à mudança.
conflito – treinamento – resistência
consenso – treinamento – resistência
conflito – desempenho – apoio
conflito – treinamento – apoio
consenso – desempenho – apoio
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
A noção de ciclo de vida tem-se mostrado útil na configuração de projetos. A idéia é que qualquer produto/ serviço, como qualquer instituição, passa por um ciclo de concepção, surgimento, crescimento, maturidade, declínio e desaparecimento. Assinale a opção que reúne todas as afirmativas verdadeiras.
I. A noção de ciclo de vida tem sido aplicada na análise do transcurso da seqüência de atividades do projeto.
II. A noção de ciclo de vida tem sido útil somente na demarcação do ciclo do próprio projeto.
III. A noção de ciclo de vida tem sido importante na análise de progressão de custos diretos do projeto, mas não na análise dos custos indiretos.
IV. A noção de ciclo de vida tem sido aplicada na identificação do momento do produto/serviço gerado pelo projeto.
I, II, III
III e IV
I e IV
II e III
II e IV
A imagem usada para representar a cultura organizacional é a de um iceberg.
Escolha a opção que corretamente indica componentes invisíveis do iceberg.
Estrutura organizacional, políticas e diretrizes de pessoal, medidas financeiras.
Padrões de influência, sentimentos e percepções, normas informais.
Métodos e procedimentos, atitudes e relações afetivas, objetivos organizacionais.
Práticas operacionais, normas não escritas de conduta, missão da organização.
Conflitos, estrutura organizacional e medidas de produtividade
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Pesquisa de Burns e Stalker mostrou que há uma relação entre ambiente externo e práticas administrativas, identificando dois modelos: mecanicista e orgânico.
Identifique a opção correta.
Atividades submetidas a alto grau de incerteza tendem a adotar um modelo orgânico.
Reduzido nível de especialização e ampla participação são características do modelo mecanicista.
Regras e procedimentos bem definidos e uniformidade da estrutura são aspectos próprios do modelo orgânico.
Atividades submetidas a alto grau de certeza tendem a adotar um modelo orgânico.
Amplitude de controle e níveis de autoridade são dimensões para avaliar o ambiente externo à organização.
Indique se as frases abaixo são verdadeiras(V) ou falsas( F).
( ) Clima organizacional é a qualidade do ambiente organizacional interno percebido pelos participantes da organização.
( ) Clima organizacional é um conjunto de: hábitos, crenças, valores e tradições percebido pelos stakeholders da organização.
( ) As propriedades do ambiente interno da organização provocam motivação para determinados comportamentos.
Escolha a opção correta.
V, F, V
F, V, V
V, V, F
F, F, V
F, V, F
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Indique a opção que apresenta corretamente características da estrutura matricial.
I. equipe(s) especializada(s);
II. caráter temporário;
III. dupla subordinação;
IV. combina competência técnica com ação voltada para resultados;
V. não compromete os princípios clássicos da unidade de comando;
VI. própria para otimizar processos.
I, II e VI
I, III e VI
II, III e IV
I, V e VI
II, IV e V
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Indique a opção correta. Seis sigma é:
uma letra latina que mede a capacidade de um processo trabalhar com uma taxa de falhas de 79,9966 pelo qual se busca recompensar a mãode- obra.
uma estratégia gerencial que se baseia em técnicas de controle estatístico pelo qual se busca a eliminação de defeitos e desperdícios a uma taxa de 3,4 falhas por milhão.
uma estratégia operacional que se baseia em círculos de qualidade pelo qual se busca aumentar a segurança no local de trabalho a uma taxa de 99,9966 de não acidentes.
uma letra árabe que se baseia em técnicas de controle intuitivo pelo qual se busca a eliminação de defeitos e desperdícios a um grau de percepção muito bom.
uma estratégia operacional que se baseia em técnicas de dados estatísticos pelos quais se analise a variação entre produção e acidentes de trabalho.
Em relação à Gerência de Risco do Projeto é correto afirmar que um dos seus processos principais é
o Gerenciamento de Recursos dos Riscos, que tem como principal tarefa garantir o contínuo fornecimento de recursos financeiros para dar continuidade ao projeto.
a Identificação dos Riscos, que tem como principal tarefa definir as melhorias necessárias para o aproveitamento de oportunidades e respostas às ameaças.
a Monitoração dos Riscos, cuja tarefa é analisar os resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões de qualidade relevantes e identificar as formas para eliminar as causas de desempenhos insatisfatórios.
a Avaliação Periódica do Desempenho dos Riscos, que tem como principal tarefa definir e avaliar o desempenho geral do projeto buscando assegurar a satisfação dos padrões relevantes de qualidade
o Controle das Respostas aos Riscos, cuja tarefa é responder às mudanças nos riscos no decorrer do projeto
A Gerência de Risco do Projeto inclui os processos envolvidos na identificação, análise e resposta aos riscos do projeto. Com relação à análise, controle e tratamento de riscos é correto afirmar que
a mitigação de um risco é um procedimento que deve ser aplicado após a ocorrência do risco, porém, antes de se aplicar a contingência.
a identificação dos riscos consiste em determinar quais os riscos são mais prováveis de afetar o projeto e documentar as características de cada um. A identificação dos riscos não é um evento pontual; ela deve ser realizada de forma regular ao longo do projeto.
a identificação dos riscos deve ser focada apenas nos riscos internos que estão relacionados com eventos que a equipe do projeto pode controlar ou influenciar, tais como designação de pessoas e estimativas de custos. Os riscos externos, que são eventos além do controle ou influência da equipe, tais como mudanças no mercado ou ação governamental, não devem ser analisados nem tratados, pois podem comprometer os custos do projeto.
"Mudanças nos requerimentos" e "Pessoal designado com habilidades insuficientes" não podem ser classificados como riscos, já que são caracterizados pelo PMBOK, respectivamente, como erro de coleta de requisitos e falha na contratação de pessoal.
quando se aplica a mitigação em um risco ocorrido, o contingenciamento torna-se desnecessário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...