Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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A liderança não deve ser confundida com direção ou gerência. O líder deve estar presente em todos os níveis hierárquicos e em todas as áreas de atuação. É correto afirmar que a liderança divide-se em

  • a.

    autocrática, eficaz e democrática.

  • b.

    eficiente, eficaz e liberal.

  • c.

    autocrática, democrática e liberal.

  • d.

    eficiente, autocrática e democrática.

  • e.

    eficiente, eficaz e democrática.

Selecione a opção que apresenta corretamente características de projetos.

  • A.

    I, III, IV e VI.

  • B.

    V, VI e VII.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    II, IV, V e VII.

  • E.

    V, IV, VII.

Analise as assertivas a seguir que tratam das semelhanças e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada e marque com V as verdadeiras e com F as falsas. Depois marque a opção correta.

  • A.

    F, F, V, F, F

  • B.

    V, V, F, F, V

  • C.

    V, F, F, V, V

  • D.

    V, F, V, V, F

  • E.

    F, V, V, F, F

Escolha a opção que não define corretamente a fase de conceituação do projeto.

  • A.

    Envolve um processo contínuo de consideração de alternativas, definição de objetivos, resultados, custos e interessados.

  • B.

    Trata-se da fase inicial do projeto, busca a solução para um problema.

  • C.

    Envolve um processo contínuo de busca de fonte de financiamento, negociações internas e de contratos.

  • D.

    Surge de uma idéia, necessidade, desejo ou oportunidade.

  • E.

    Envolve um processo contínuo de análise de alternativas de solução, custo-benefício e possibilidade de realização.

Entendendo que a função de controle, no caso de projetos, se constitui das etapas de análise, acompanhamento e avaliação, indique se as frases a seguir são verdadeiras ou falsas.

Selecione a opção correta.

  • A.

    F, V, V, V, F

  • B.

    V, V, V, F, F

  • C.

    F, V, F, V, V

  • D.

    V, V, F, F, V

  • E.

    F, F, F, V, V

A prática do controle administrativo recomenda três etapas que podem ser definidas como gerais: estabelecer uma medida para o desempenho, comparála com os padrões preestabelecidos e tomar a atitude corretiva exigida para garantir a materialização dos eventos que foram planejados. Diante destas amplas recomendações, que abrangem a área de controle organizacional como um todo, identifique a opção que não representa uma finalidade adicional do controle estratégico.

  • A.

    Ampliar o escopo de conhecimento de todos os participantes, incluindo o executivo-chefe.

  • B.

    Negociar e integrar as questões estratégicas entre divisões interdependentes (especialmente crítico em organizações que funcionam sob alguma forma de estrutura de matriz).

  • C.

    Atuar como ponto de partida para o desenvolvimento de objetivos organizacionais.

  • D.

    Avaliar uma estratégia de negócio em termos de sua validade e realidade, comparando-a com as metas corporativas, disponibilidade de recursos e a estrutura estratégica geral.

  • E.

    Verificar a validade das trocas realizadas pelos administradores em um ambiente de mutação constante.

O controle visa informar sobre determinada situação dando indicações se os objetivos estão sendo alcançados ou não, alimentando o processo decisório; dessa forma um determinado sistema pode ser avaliado e mantido dentro de um padrão de comportamento desejado. Escolha a opção que identifica corretamente aspectos relacionados ao processo de controle.

  • A.

    O controle pode ocorrer em diferentes níveis hierárquicos: estratégico, administrativo/gerencial e operacional.

  • B.

    Uma das formas de apresentar informações é por meio de relatórios verbais ou escritos, gráficos e mapas, telas de computador, escalas.

  • C.

    As principais características de um sistema de controle eficaz são: foco estratégico, aceitação, precisão, rapidez, objetividade, ênfase na exceção.

  • D.

    Os componentes ou etapas do controle são: definição de padrões de controle, obtenção de informações, comparação e ação corretiva, e revisão do planejamento.

  • E.

    A função de finanças pode usar como informação para o controle índices relativos a lucro, retorno do investimento, margem operacional bruta, liquidez.

O conhecimento tem sido considerado pelas organizações um ativo corporativo que merece tanta atenção quanto os ativos tangíveis, pois este possibilita que a organização evolua continuamente. Indique a opção que corretamente expressa os investimentos de uma organização que aprende.

  • A.

    A organização investe em programas de educação e desenvolvimento.

  • B.

    A organização investe em programas de qualidade total.

  • C.

    A organização investe em programas de treinamento operacional.

  • D.

    A organização investe em programas de saúde e segurança ocupacional.

  • E.

    A organização investe na obtenção do certificado ISO9002.

Políticas são guias para ação e orientação administrativa. As políticas de recursos humanos indicam como a organização pretende lidar com seus membros e atingir, por intermédio deles, os objetivos organizacionais, favorecendo, dessa maneira, o alcance de objetivos individuais. Indique a opção que não expressa uma política de recursos humanos.

  • A.

    Uma política de recursos humanos indica as fontes de recrutamento e critérios relativos às condições físicas do ambiente de trabalho.

  • B.

    Uma política de recursos humanos indica as fontes de pesquisa salarial e aspectos legais de admissão.

  • C.

    Uma política de recursos humanos indica critérios de remuneração e desenvolvimento da carreira.

  • D.

    Uma política de recursos humanos indica o tipo de relacionamento com representações do pessoal e critérios de seleção.

  • E.

    Uma política de recursos humanos indica critérios de remuneração e as fontes de recrutamento.

Selecione a opção que indica corretamente qual deve ser o foco da administração de salários para adequar-se à prática de gestão por competências.

  • A.

    Avaliação externa da remuneração.

  • B.

    Identificação de funções e pré-requisitos do cargo.

  • C.

    Avaliação interna do cargo.

  • D.

    Identificação de resultados individuais.

  • E.

    Avaliação do desempenho.

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