Lista completa de Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Preencha os parênteses das frases com V ou F, se verdadeiras ou falsas, e marque, a seguir, a opção correta.
( ) Um banco de dados se constitui em ferramenta essencial do sistema de informações gerenciais, quando permite relacionar logicamente múltiplos dados.
( ) Um banco de dados em recursos humanos é uma vertente do controle que visa analisar de forma sistemática as políticas e práticas de Administração de Recursos Humanos.
( ) Por meio do banco de dados é possível emitir folha de pagamento, relatórios legais, relatórios de absenteísmo e rotação de pessoal, estatísticas diversas.
( ) Os processos de Administração de Recursos Humanos se constituem em funções essenciais do banco de dados que alimentam um ou todos os processos.
V, F, F, V
F, V, V, F
F, F, F, V
V, F, V, F
V, V, F, V
Selecione a opção que não explicita a finalidade da gestão por processos.
Integrar as atividades para melhor atender o cliente.
Possibilitar a racionalização de recursos.
Alcançar maiores índices de produtividade.
Reestruturar as unidades organizacionais.
Promover a rotatividade de pessoal.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Uma dificuldade enfrentada pelo tomador de decisão é identificar, diagnosticar e priorizar o problema a ser resolvido. Escolha a opção que explicita corretamente o diagrama de ISHIKAWA.
Essa técnica permite priorizar as causas que são responsáveis pelo maior número de efeitos.
Essa técnica possibilita identificar, organizar o raciocínio e a discussão sobre as causas de um problema.
Com base na análise simultânea do efeito da decisão para o desempenho da empresa e o tempo disponível para decisão, é possível priorizar o problema a ser tratado.
Com base na análise dos objetivos que se deseja alcançar é possível identificar variáveis que podem e não podem ser modificadas.
Essa técnica possibilita hierarquizar causas e efeitos por meio da atribuição de notas e sua ponderação.
Assinale a opção que lista corretamente as etapas/ fases de um processo de treinamento.
Os principais componentes de um processo de treinamento são: avaliação de desempenho, análise de cargos, definição dos negócios estratégicos e elaboração de relatórios periódicos.
Os principais componentes de um processo de treinamento são: definição do público-alvo, estabelecimento de objetivos, preparação do material instrucional e escolha das tecnologias educacionais.
Os principais componentes de um processo de treinamento são: avaliação de desempenho, análise de cargos, definição do público-alvo e escolha dos instrutores.
Os principais componentes de um processo de treinamento são: levantamento de necessidades, estabelecimento de objetivos, escolha das tecnologias educacionais e análise da qualidade do material didático.
Os principais componentes de um processo de treinamento são: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação.
Indique se as frases abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). Aponte, a seguir, a seqüência correta.
( ) O processo de recrutamento se inicia com uma requisição de pessoal assinada pelo órgão de recursos humanos.
( ) O objetivo do recrutamento de pessoal é atrair candidatos para a organização.
( ) O recrutamento interno apresenta como vantagem o estímulo ao desenvolvimento profissional e aproveitamento da experiência adquirida.
( ) Constituem fontes de recrutamento anúncios em jornais e revistas, contato com associações de classe, consulta a arquivo de candidatos.
( ) Universidades, outras empresas e indicação de funcionários da organização constituem técnicas de recrutamento.
F, V, V, F, F
V, V, F, V, F
F, F, V, F, V
V, F, V, V, F
V, V, F, F, V
A avaliação do treinamento pode ser feita considerando aspectos relativos à modificação do comportamento dos empregados e à contribuição para alcance das metas da organização. Indique a opção que expressa corretamente estes aspectos.
Após o treinamento da equipe de manutenção, a organização verificou que os instrutores foram bem avaliados e o local de realização do treinamento necessita ser melhorado.
Após o treinamento da equipe de atendimento, a organização verificou melhoria da imagem da empresa junto aos clientes, redução do número de erros no registro de pedidos e maior participação dos empregados.
Após o treinamento do corpo gerencial, a organização verificou maior entrosamento entre os gerentes, registrou poucas ausências ao treinamento e adequação dos recursos instrucionais utilizados.
Após o treinamento da equipe de atendimento, a organização verificou que os instrutores foram bem avaliados e registrou adequação dos recursos instrucionais utilizados.
Após o treinamento do corpo gerencial, a organização verificou melhoria da imagem da empresa junto aos clientes e verificou que o local de realização do treinamento necessita ser melhorado.
A seleção de recursos humanos é um processo de decisão que pode ocorrer segundo diferentes modelos: modelo de classificação, modelo de seleção e modelo de colocação. Escolha a opção que define corretamente o modelo de seleção.
No modelo de seleção há um candidato para uma única vaga.
No modelo de seleção há vários candidatos para várias vagas.
No modelo de seleção não há possibilidade de rejeição de candidatos.
No modelo de seleção o candidato escolhe a vaga.
No modelo de seleção há vários candidatos para uma vaga.
Escolha a opção que indica corretamente as técnicas utilizadas no processo de seleção de recursos humanos:
I. Análise do cargo no mercado
II. Prova de habilidades
III. Ficha profissiográfica
IV. Dramatização
V. Inventário de motivação
VI. Relatório de incidentes críticos
I, III e IV
I, III e VI
II, V e VI
II, IV e V
II, III e IV
Identifique o gráfico que representa corretamente uma estrutura matricial.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Weber estudou as organizações que surgiram após a revolução industrial e a formação do Estado, identificando características que eram comuns e tipos de autoridade. Indique a opção que apresenta corretamente características do tipo ideal de burocracia de Weber.
Excesso de regulamentos e valorização da hierarquia.
Competência técnica e dominação tradicional.
Dominação legal e carismática.
Impessoalidade e profissionalismo.
Mecanismo e racionalidade legal.
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