Questões de Administração da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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“Em Roma, como os romanos.” Antigo ditado em que podemos interpretar que para se integrar em um grupo social é preciso entender e, muitas vezes, adotar seus padrões culturais. Uma forma de entender estes padrões é através da análise da cultura, o mesmo acontece em relação a uma Organização, para entendê-la é preciso analisar a sua cultura organizacional. Sobre os componentes da Cultura Organizacional, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Artefatos são componentes mais visíveis e compreendem a arquitetura, veículos, roupas etc.

  • B.

    Tecnologia é o repertório de conhecimento utilizado pelas pessoas para resolver problemas.

  • C.

    Símbolos compreendem comportamentos e objetos que carregam e transmitem mensagens e signifi cados.

  • D.

    Valores compreendem crenças, preconceitos, ideologia, atitudes e julgamentos.

  • E.

    Socialização é o componente que permite que os indivíduos aprendam e adquiram a cultura.

Leia o trecho a seguir:

As etapas do Ciclo de Vida de um projeto podem ser representadas por suas principais atividades, quais sejam: a) Fase Conceitual; b) Fase de Planejamento; c) Fase de Execução; e d) Fase de Conclusão.

Estas fases são compostas por um conjunto de atividades:

I. identificação de necessidades e/ou oportunidades.

II. tradução dessas necessidades e/ou oportunidades em um problema.

III. equacionamento e defi nição do problema; e análise do ambiente de problema.

IV. determinação dos objetivos e metas a serem alcançados.

V. decisão quanto à execução do projeto.

As atividades enumeradas anteriormente representam a seguinte fase do Ciclo de Vida do projeto:

  • A.

    Conceitual.

  • B.

    Planejamento.

  • C.

    Execução.

  • D.

    Conclusão.

  • E.

    Final.

A respeito dos conceitos de Cultura e Comportamento Organizacional, julgue as afi rmativas em V para verdadeiras e em F para falsas e em seguida marque a opção que representa sua escolha. ( ) A abordagem da cultura organizacional foca o aspecto externo das organizações. As organizações, entendidas como culturas, são consideradas unidades sociais. ( ) A cultura se refl ete no comportamento organizacional à medida que se estabelece como um conjunto de relações entre pessoas, ou grupos, que se sedimentam. ( ) Os valores, normas e modos de funcionamento compartilhados em organizações formais e informais caracterizam a cultura. ( ) Os líderes personifi cam os valores culturais, o modelo tangível para os funcionários seguirem, além de condensarem os problemas da organização. ( ) A cultura organizacional possui uma relação entre os valores e as crenças do grupo. As crenças sustentam os valores na medida em que aquilo que as pessoas assumem como verdadeiro influencia o que valorizam.

  • A.

    V, V, F, F, V

  • B.

    F, V, V, F, V

  • C.

    F, F, V, V, F

  • D.

    V, F, V, V, F

  • E.

    F, V, F, V, F

Considerando o texto acima, e aspectos relacionados sobre os métodos e técnicas de apoio a localização de instalações, é correto afirmar:

  • A. o modelo do centro de gravidade pode ser usado para a decisão sobre localização dispondo-se de uma estimativa de quantidade que irá se produzir, pode-se calcular o lucro associado a cada localidade alternativa, escolhendo-se a que propiciar o maior lucro; calculase, para cada localidade, a quantidade a produzir que iguala os custos e receitas. Escolhe-se então a localidade com a qual se espera mais rapidamente recuperar os investimentos efetuados.
  • B. a ponderação qualitativa é uma técnica útil quando se deseja comparar alternativas para as quais alguns custos puderam ser qualificados, mas coexistem com fatores qualitativos. Possuindo fatores quantitativos e qualitativos ao mesmo tempo.
  • C. os passos para aplicação da análise dimensional são: o estabelecimento de valores numéricos para todos os custos onde isso for possível; ponderação dos fatores qualitativos segundo uma escala relativa; para cada fator qualitativo, atribui-se um peso que indique a sua importância relativa para a decisão; calcula-se, para cada localização em relação às outras, um coefi ciente de mérito; com os dados de coefi ciente de mérito fazse a análise, se CM1,2 for maior que 1, a localidade 2 será preferida, pois isto indica que seus custos são relativamente menos signifi cativos.
  • D. o modelo de Ardalan é usado quando se requer uma sequência linear de operações para fabricar um produto ou prestar o serviço. Cada centro de trabalho se torna responsável por uma parte especializada do produto ou serviço, sendo o fluxo de pessoas ou materiais balanceado por meio dos vários centros de forma a se obter uma determinada taxa de produção ou atendimento.
  • E. o modelo de Ardalan, divulgado por Chase e Aquilano, é usado quando se quer localizar uma nova instalação dentro de uma rede de instalações e/ou mercados já existentes. Essa rede, em alguns casos, pode se constituir tão somente de mercados consumidores ou fornecedores, enquanto em outros pode englobar mercados e outras instalações.

Julgue as afi rmativas e selecione a opção correta.

I. A estrutura organizacional é o gráfico que representa as unidades da organização.

II. Hierarquia é sinônimo de cadeia de comando. O poder de dirigir desce de cada nível para o imediatamente inferior, que tem a obrigação de obedecer.

III. A estratégia organizacional orienta a defi nição da estrutura organizacional.

  • A.

    Somente I está correta.

  • B.

    Somente II está correta.

  • C.

    Somente I e III estão corretas.

  • D.

    Somente II e III estão corretas.

  • E.

    Todas as opções estão corretas.

Entre as opções abaixo selecione a mais correta.

  • A. No nível institucional o planejamento envolve a determinação de objetivos departamentais e operacionais.
  • B. No nível intermediário o planejamento é tático e trata da alocação de recursos.
  • C. No nível intermediário o planejamento desdobra estratégias em planos operacionais.
  • D. No nível operacional o planejamento desdobra planos operacionais em planos estratégicos.
  • E. No nível operacional o planejamento desdobra planos estratégicos em operacionais.

Entre as afi rmativas sobre o processo decisório, assinale a opção correta.

  • A. Em um sistema autoritário benevolente, o processo de decisão é altamente descentralizado, com delegação ampla de autoridade.
  • B. Em qualquer sistema de gestão, o processo decisório é controlado por políticas e diretrizes e pela delegação de autoridade.
  • C. Em um sistema participativo, o processo de decisão envolve decisões tomadas sempre no nível operacional.
  • D. Em um sistema consultivo, o processo de decisão é participativo-consultivo e a decisão fi nal acontece em qualquer nível hierárquico.
  • E. Em um sistema autoritário coercitivo, o processo de decisão é altamente centralizado, sobrecarregando o nível institucional.

Considerando-se que uma equipe é um conjunto de pessoas com conhecimentos complementares, que trabalham em conjunto, partilhando a responsabilidade, é correto afi rmar que

  • A. o resultado obtido seja menor ou igual à soma das contribuições individuais alcançadas.
  • B. haja aumento da satisfação psicológica e das difi culdades de comunicação interpessoal.
  • C. a tomada de decisões melhore em função do aumento do número de alternativas de solução.
  • D. haja um aumento gradual do controle exercido pelo coordenador para garantir a disciplina do grupo.
  • E. o comprometimento seja diluído em função das tarefas delegadas embora a solidariedade aumente.

Analise as afi rmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto considerando C para afi rmativa correta e E para afi rmativa errada.

I. Uma mudança planejada é orientada para aprimorar a capacidade de adaptar-se ao novo ambiente e mudar o comportamento dos empregados.

II. Um executivo sênior, agente de mudança, deve se concentrar em quatro aspectos: estrutura, tecnologia, arranjo físico e pessoas.

III. A resistência à mudança é sempre individual e surge em decorrência de ameaças à relação de poder.

  • A. C - C - E
  • B. C - E - C
  • C. E - C - C
  • D. E - E - C
  • E. E - C - E

“Só se gerencia aquilo que se mede.” Tomando-se a afi rmativa como verdadeira, é correto afi rmar que:

  • A. indicadores são valores, não devendo ser interpretados como regras que associam práticas sociotécnicas a escalas.
  • B. indicadores somente são aplicáveis a medições de objetivos vinculados ao planejamento estratégico.
  • C. se for possível de medir, deve-se construir indicadores independentemente do que vai ser medido ou da complexidade da medição.
  • D. indicador é um dado que juntamente com outros pode auxiliar o administrador na tomada de decisão.
  • E. os indicadores somente podem ser quantitativos, pois valores qualitativos são impossíveis de medir.
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