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Em Roma, como os romanos. Antigo ditado em que podemos interpretar que para se integrar em um grupo social é preciso entender e, muitas vezes, adotar seus padrões culturais. Uma forma de entender estes padrões é através da análise da cultura, o mesmo acontece em relação a uma Organização, para entendê-la é preciso analisar a sua cultura organizacional. Sobre os componentes da Cultura Organizacional, assinale a opção incorreta.
Artefatos são componentes mais visíveis e compreendem a arquitetura, veículos, roupas etc.
Tecnologia é o repertório de conhecimento utilizado pelas pessoas para resolver problemas.
Símbolos compreendem comportamentos e objetos que carregam e transmitem mensagens e signifi cados.
Valores compreendem crenças, preconceitos, ideologia, atitudes e julgamentos.
Socialização é o componente que permite que os indivíduos aprendam e adquiram a cultura.
Leia o trecho a seguir:
As etapas do Ciclo de Vida de um projeto podem ser representadas por suas principais atividades, quais sejam: a) Fase Conceitual; b) Fase de Planejamento; c) Fase de Execução; e d) Fase de Conclusão.
Estas fases são compostas por um conjunto de atividades:
I. identificação de necessidades e/ou oportunidades.
II. tradução dessas necessidades e/ou oportunidades em um problema.
III. equacionamento e defi nição do problema; e análise do ambiente de problema.
IV. determinação dos objetivos e metas a serem alcançados.
V. decisão quanto à execução do projeto.
As atividades enumeradas anteriormente representam a seguinte fase do Ciclo de Vida do projeto:
Conceitual.
Planejamento.
Execução.
Conclusão.
Final.
A respeito dos conceitos de Cultura e Comportamento Organizacional, julgue as afi rmativas em V para verdadeiras e em F para falsas e em seguida marque a opção que representa sua escolha. ( ) A abordagem da cultura organizacional foca o aspecto externo das organizações. As organizações, entendidas como culturas, são consideradas unidades sociais. ( ) A cultura se refl ete no comportamento organizacional à medida que se estabelece como um conjunto de relações entre pessoas, ou grupos, que se sedimentam. ( ) Os valores, normas e modos de funcionamento compartilhados em organizações formais e informais caracterizam a cultura. ( ) Os líderes personifi cam os valores culturais, o modelo tangível para os funcionários seguirem, além de condensarem os problemas da organização. ( ) A cultura organizacional possui uma relação entre os valores e as crenças do grupo. As crenças sustentam os valores na medida em que aquilo que as pessoas assumem como verdadeiro influencia o que valorizam.
V, V, F, F, V
F, V, V, F, V
F, F, V, V, F
V, F, V, V, F
F, V, F, V, F
Considerando o texto acima, e aspectos relacionados sobre os métodos e técnicas de apoio a localização de instalações, é correto afirmar:
Julgue as afi rmativas e selecione a opção correta.
I. A estrutura organizacional é o gráfico que representa as unidades da organização. II. Hierarquia é sinônimo de cadeia de comando. O poder de dirigir desce de cada nível para o imediatamente inferior, que tem a obrigação de obedecer. III. A estratégia organizacional orienta a defi nição da estrutura organizacional.Somente I está correta.
Somente II está correta.
Somente I e III estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Todas as opções estão corretas.
Entre as opções abaixo selecione a mais correta.
Entre as afi rmativas sobre o processo decisório, assinale a opção correta.
Considerando-se que uma equipe é um conjunto de pessoas com conhecimentos complementares, que trabalham em conjunto, partilhando a responsabilidade, é correto afi rmar que
Analise as afi rmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto considerando C para afi rmativa correta e E para afi rmativa errada.
I. Uma mudança planejada é orientada para aprimorar a capacidade de adaptar-se ao novo ambiente e mudar o comportamento dos empregados.
II. Um executivo sênior, agente de mudança, deve se concentrar em quatro aspectos: estrutura, tecnologia, arranjo físico e pessoas.
III. A resistência à mudança é sempre individual e surge em decorrência de ameaças à relação de poder.
Só se gerencia aquilo que se mede. Tomando-se a afi rmativa como verdadeira, é correto afi rmar que:
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