Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Barbosa (2007), “a escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação. Isto não só é desejável, mas essencialmente civilizatório, porque o prazer da arte é a principal fonte de continuidade histórica, orgulho e senso de unidade para uma cidade, nação ou império”.

Esse trecho indica que o objetivo da educação escolar é de formar

  • A.

    artistas profissionais.

  • B.

    o conhecedor, o fruidor e o decodificador.

  • C.

    historiadores.

  • D.

    professores de arte.

  • E.

    técnicos que possam preservar as obras.

A proposta da Federação de Arte Educadores do Brasil – FAEB – em relação à educação artística polivalente é de

  • A.

    incorporar a prática na formação do professor.

  • B.

    desenvolver pesquisas que a corroborem.

  • C.

    capacitar melhor os professores polivalentes.

  • D.

    organizar seminários que valorizem sua história.

  • E.

    rejeitar e denunciar a prática.

Pimentel (In: Oliveira, 2007) aponta para os estudos contemporâneos que deslocam o entendimento da arte como linguagem para arte como imagética. Assim, seu ensino não se daria por comunicação, mas por

  • A.

    metonímia.

  • B.

    metonímia.

  • C.

    metonímia.

  • D.

    simbolismo.

  • E.

    metáfora.

Contemporaneamente, para compreender os significados atribuídos ao ensino de arte se faz necessário observar as transformações que ocorreram no entendimento de estética e da passagem da arte moderna para a pós-moderna. No contemporâneo, há uma ampliação das significações do entendimento de arte, não mais vinculada ao ideal de beleza, e sim de:

  • A.

    procura por temas glorificadores da elite.

  • B.

    contextualização do objeto artístico.

  • C.

    reconstituição do traço da pureza.

  • D.

    cristalização e reafirmação do estilo pessoal.

  • E.

    dramatização dos fenômenos da vida.

Segundo Ana Mae Barbosa “é preciso levar a Arte, que está circunscrita a um mundo socialmente limitado, a expandir-se, tornando-se patrimônio cultural da maioria.” Com base nessa afirmação, pode-se concluir que a presença da arte nas escolas contribui para:

  • A.

    favorecer o acesso aos códigos artísticos e às possibilidades de expressão desses códigos.

  • B.

    uma atitude de sublime aceitação, concordância e serenidade diante das obras de arte.

  • C.

    o entendimento do supremo poder idealístico e crescente do que é sagrado artisticamente.

  • D.

    perceber a condição espiritual que se manifesta nas imagens que enaltecem a eternidade.

  • E.

    compreender a contenção estrutural das imagens, sua economia e o rigor de suas formas.

Em toda obra, de qualquer gênero artístico, existe uma marca semântica e cultural registrada no modo de fazer do artista. Diante dessa constatação, pode-se afirmar que é possível por meio da leitura e interpretação da obra:

  • A.

    unir as várias curvas num só percurso visual que vai de margem a margem.

  • B.

    encontrar nenhum obstáculo visual ou tátil entre o início e seu fim.

  • C.

    encontrar nenhum obstáculo visual ou tátil entre o início e seu fim.

  • D.

    subdividir as áreas desiguais, ocupando uma fração mínima do espaço.

  • E.

    compreender o contexto espacial e o temporal em que o autor está inserido.

Uma das preocupações da Educação Musical no âmbito escolar é a busca da musicalização do estudante. Portanto, o Professor de Arte deve procurar:

  • A.

    priorizar a genialidade dos que têm dotes artísticos, exigindo-lhes maior autonomia.

  • B.

    a ênfase na exterioridade material e na ostentação dos signos relacionados com a avaliação.

  • C.

    dar ao aluno as ferramentas básicas para a compreensão e utilização da linguagem musical.

  • D.

    uma aparente neutralidade com o discurso de igualdade de posições entre as artes.

  • E.

    o excesso de informações e elementos para o possível desenvolvimento pleno do aluno.

E específico das Artes Visuais desenvolver a visualidade, a educação do olhar no ensino das artes. Desta forma, a leitura tem sido uma prática amplamente difundida entre os professores de artes visuais.

Considerando que ler é atribuir significado, uma leitura se torna significativa quando:

  • A.

    percebemos as características formais e topológicas do objeto de leitura.

  • B.

    conseguimos obter todas as informações do objeto de leitura.

  • C.

    consideramos o contexto gráfico e pictórico do objeto de leitura.

  • D.

    identificamos as intenções do autor no objeto de leitura.

  • E.

    estabelecemos relações entre nossas experiências de leitor e o objeto de leitura.

Muitas pesquisas em ensino de Artes Visuais foram publicadas no Brasil, sendo referências para Propostas de Arte na Educação Escolar.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5

  • B.

    1 – 2 – 3 – 5 – 4

  • C.

    1 – 4 – 2 – 3 – 5

  • D.

    2 – 5 – 3 – 4 – 1

  • E.

    4 – 5 – 1 – 2 – 3

“Quando se expõem alunos a obras de arte no original essas obras desafiam seu poder de observação e oferecem conhecimento que habilita os estudantes para esforços criativos posteriores” (Ott, 1988).

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 5 – 4

  • B.

    2 – 5 – 3 – 4 – 1

  • C.

    4 – 5 – 1 – 2 – 3

  • D.

    4 – 2 – 1 – 5 – 3

  • E.

    5 – 2 – 1 – 3 – 4

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...