Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - Arte/Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Barbosa (2007), a escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação. Isto não só é desejável, mas essencialmente civilizatório, porque o prazer da arte é a principal fonte de continuidade histórica, orgulho e senso de unidade para uma cidade, nação ou império.
Esse trecho indica que o objetivo da educação escolar é de formarartistas profissionais.
o conhecedor, o fruidor e o decodificador.
historiadores.
professores de arte.
técnicos que possam preservar as obras.
Artes - Arte/Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A proposta da Federação de Arte Educadores do Brasil FAEB em relação à educação artística polivalente é de
incorporar a prática na formação do professor.
desenvolver pesquisas que a corroborem.
capacitar melhor os professores polivalentes.
organizar seminários que valorizem sua história.
rejeitar e denunciar a prática.
Artes - Arte/Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Pimentel (In: Oliveira, 2007) aponta para os estudos contemporâneos que deslocam o entendimento da arte como linguagem para arte como imagética. Assim, seu ensino não se daria por comunicação, mas por
metonímia.
metonímia.
metonímia.
simbolismo.
metáfora.
Contemporaneamente, para compreender os significados atribuídos ao ensino de arte se faz necessário observar as transformações que ocorreram no entendimento de estética e da passagem da arte moderna para a pós-moderna. No contemporâneo, há uma ampliação das significações do entendimento de arte, não mais vinculada ao ideal de beleza, e sim de:
procura por temas glorificadores da elite.
contextualização do objeto artístico.
reconstituição do traço da pureza.
cristalização e reafirmação do estilo pessoal.
dramatização dos fenômenos da vida.
Segundo Ana Mae Barbosa é preciso levar a Arte, que está circunscrita a um mundo socialmente limitado, a expandir-se, tornando-se patrimônio cultural da maioria. Com base nessa afirmação, pode-se concluir que a presença da arte nas escolas contribui para:
favorecer o acesso aos códigos artísticos e às possibilidades de expressão desses códigos.
uma atitude de sublime aceitação, concordância e serenidade diante das obras de arte.
o entendimento do supremo poder idealístico e crescente do que é sagrado artisticamente.
perceber a condição espiritual que se manifesta nas imagens que enaltecem a eternidade.
compreender a contenção estrutural das imagens, sua economia e o rigor de suas formas.
Em toda obra, de qualquer gênero artístico, existe uma marca semântica e cultural registrada no modo de fazer do artista. Diante dessa constatação, pode-se afirmar que é possível por meio da leitura e interpretação da obra:
unir as várias curvas num só percurso visual que vai de margem a margem.
encontrar nenhum obstáculo visual ou tátil entre o início e seu fim.
encontrar nenhum obstáculo visual ou tátil entre o início e seu fim.
subdividir as áreas desiguais, ocupando uma fração mínima do espaço.
compreender o contexto espacial e o temporal em que o autor está inserido.
Uma das preocupações da Educação Musical no âmbito escolar é a busca da musicalização do estudante. Portanto, o Professor de Arte deve procurar:
priorizar a genialidade dos que têm dotes artísticos, exigindo-lhes maior autonomia.
a ênfase na exterioridade material e na ostentação dos signos relacionados com a avaliação.
dar ao aluno as ferramentas básicas para a compreensão e utilização da linguagem musical.
uma aparente neutralidade com o discurso de igualdade de posições entre as artes.
o excesso de informações e elementos para o possível desenvolvimento pleno do aluno.
E específico das Artes Visuais desenvolver a visualidade, a educação do olhar no ensino das artes. Desta forma, a leitura tem sido uma prática amplamente difundida entre os professores de artes visuais.
Considerando que ler é atribuir significado, uma leitura se torna significativa quando:
percebemos as características formais e topológicas do objeto de leitura.
conseguimos obter todas as informações do objeto de leitura.
consideramos o contexto gráfico e pictórico do objeto de leitura.
identificamos as intenções do autor no objeto de leitura.
estabelecemos relações entre nossas experiências de leitor e o objeto de leitura.
Muitas pesquisas em ensino de Artes Visuais foram publicadas no Brasil, sendo referências para Propostas de Arte na Educação Escolar.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 2 3 4 5
1 2 3 5 4
1 4 2 3 5
2 5 3 4 1
4 5 1 2 3
Quando se expõem alunos a obras de arte no original essas obras desafiam seu poder de observação e oferecem conhecimento que habilita os estudantes para esforços criativos posteriores (Ott, 1988).
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 2 3 5 4
2 5 3 4 1
4 5 1 2 3
4 2 1 5 3
5 2 1 3 4
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...