Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    A prática pedagógica da arte deve-se ater principalmente ao ensino da escultura, realizado com o uso de técnicas de modelagem.

  • B.

    A arte contemporânea é caracterizada pelo rompimento de barreiras entre o visual, o gestual e o sonoro.

  • C.

    Os happenings só acontecem em locais alternativos estabelecidos fora do circuito comercial.

  • D.

    A interdisciplinaridade no ensino da arte só pode ocorrer na interconexão das diversas manifestações artísticas.

  • E.

    Escapa à competência do arte-educador propiciar aos seus alunos o contato com as várias linguagens artísticas e suas possibilidades expressivas.

Teorizada por Ana Mae Barbosa, a Proposta Triangular para o ensino de arte tem como uma de suas finalidades:

  • A.

    Promover a integração entre alunos de classes sociais diferentes.

  • B.

    Eliminar as práticas artísticas de ensaios nas escolas.

  • C.

    Ensejar estudos de planejamento educacional.

  • D.

    Desenvolver no aluno habilidades de leituras de obras de arte.

Ensinar arte significa articular três campos conceituais: a criação/produção, a percepção/análise e o conhecimento da produção artístico-estética da humanidade, compreendendoa histórica e culturalmente. Esses três campos conceituais estão presentes nos PCN-Arte e, são respectivamente, denominados:

  • A.

    Fruição, reflexão e produção.

  • B.

    Produção, reflexão e fruição.

  • C.

    Reflexão, produção e fruição.

  • D.

    Produção, fruição e reflexão.

Ao professor de arte, é importante:

  • A.

    Aperfeiçoar-se, continuamente, em seus “saberes sobre arte e sobre o ser professor de arte”, para intermediar a formação artística e estética dos alunos.

  • B.

    Não interferir em momento algum na produção do aluno, para que o mesmo desenvolva atividades totalmente livres e sem qualquer base.

  • C.

    Repetir as mesmas aulas em todas as séries, independente da faixa etária e interesses.

  • D.

    Criticar sempre para impor respeito.

Destacou-se como escultor. Entre as suas esculturas evidenciam-se “Pietà” (1499) e “David” (1501-1504). Quando esculpiu Pietà o artista tinha apenas 23 anos. Entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina no Vaticano.

O texto se refere a:

  • A.

    Leonardo Da Vinci.

  • B.

    Rafael Sanzio.

  • C.

    Michelangelo.

  • D.

    Rodin.

“O teatro no ensino fundamental leva a criança a compreender e estar habilitada para se expressar na linguagem dramática” (PCN).

Com esse critério, o professor poderá, entre outras coisas, avaliar se o aluno desenvolve capacidade de:

  • A.

    Técnica, interação e raciocínio.

  • B.

    Teoria, motivação e memória

  • C.

    Atenção, concentração e observação.

  • D.

    Raciocínio, intuição e competitividade.

Cabe ao professor de arte, ao ensinar conceitos e princípios:

  • A.

    Confirmar que a memorização dos conteúdos não pertence a uma rede de significações.

  • B.

    Criar múltiplas oportunidades de interação dos estudantes com esses conteúdos, variando as formas de apresentálos.

  • C.

    Criar isoladas oportunidades de interação dos estudantes com esses conteúdos, variando as formas de apresentálos.

  • D.

    Não permitir ao aprendiz chegar a definições mais complexas, através das oportunidades de interações.

É necessário que o professor conheça diversos procedimentos em arte para ensiná-los aos seus alunos. São alguns exemplos de conteúdos procedimentais que devem ser dominados pelos professores em artes visuais:

  • A.

    Pintura, desenho, gravura, silêncio, modelagem e utilização de softwares.

  • B.

    Pintura, desenho, gravura, jingle, modelagem e utilização de softwares.

  • C.

    Pintura, desenho, gravura, modelagem e utilização de softwares.

  • D.

    Pintura, desenho, gravura, coreografia, modelagem e utilização de softwares.

Na finalização de uma atividade de ateliê, propor aos alunos uma roda de conversa, na qual os trabalhos realizados são exibidos, analisados e cada aluno pode falar de seu processo de trabalho, é uma atividade

  • A.

    inadequada, porque não faz sentido mostrar trabalhos de crianças e adolescentes como produção artística.

  • B.

    inadequada, porque isso pode criar desconforto e competição entre os alunos.

  • C.

    inadequada, porque não existem formas de análise de produções artísticas que possam ser compartilhadas.

  • D.

    adequada, como forma de partilhar fruição e troca de repertório na resolução dos problemas da criação.

  • E.

    adequada, como forma de estabelecimento de critérios sólidos na avaliação de obras de arte.

A disseminação da leitura da obra de arte na educação ocorreu no Brasil, após a publicação do livro A imagem no ensino da Arte (1991), de Ana Mae Barbosa (In: Oliveira, 2007). Antes dessa disseminação, as atividades de artes visuais desenvolvidas na educação escolar estavam limitadas

  • A.

    aos estudos teóricos de crítica e estética.

  • B.

    ao desenho geométrico e à história da arte.

  • C.

    à decodificação da imagem e ao fazer artístico.

  • D.

    ao fazer artístico autoexpressivo e ao desenho geométrico.

  • E.

    aos estudos de crítica e à história da arte.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...