Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A prática pedagógica da arte deve-se ater principalmente ao ensino da escultura, realizado com o uso de técnicas de modelagem.
A arte contemporânea é caracterizada pelo rompimento de barreiras entre o visual, o gestual e o sonoro.
Os happenings só acontecem em locais alternativos estabelecidos fora do circuito comercial.
A interdisciplinaridade no ensino da arte só pode ocorrer na interconexão das diversas manifestações artísticas.
Escapa à competência do arte-educador propiciar aos seus alunos o contato com as várias linguagens artísticas e suas possibilidades expressivas.
Teorizada por Ana Mae Barbosa, a Proposta Triangular para o ensino de arte tem como uma de suas finalidades:
Promover a integração entre alunos de classes sociais diferentes.
Eliminar as práticas artísticas de ensaios nas escolas.
Ensejar estudos de planejamento educacional.
Desenvolver no aluno habilidades de leituras de obras de arte.
Ensinar arte significa articular três campos conceituais: a criação/produção, a percepção/análise e o conhecimento da produção artístico-estética da humanidade, compreendendoa histórica e culturalmente. Esses três campos conceituais estão presentes nos PCN-Arte e, são respectivamente, denominados:
Fruição, reflexão e produção.
Produção, reflexão e fruição.
Reflexão, produção e fruição.
Produção, fruição e reflexão.
Ao professor de arte, é importante:
Aperfeiçoar-se, continuamente, em seus saberes sobre arte e sobre o ser professor de arte, para intermediar a formação artística e estética dos alunos.
Não interferir em momento algum na produção do aluno, para que o mesmo desenvolva atividades totalmente livres e sem qualquer base.
Repetir as mesmas aulas em todas as séries, independente da faixa etária e interesses.
Criticar sempre para impor respeito.
Destacou-se como escultor. Entre as suas esculturas evidenciam-se Pietà (1499) e David (1501-1504). Quando esculpiu Pietà o artista tinha apenas 23 anos. Entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina no Vaticano.
O texto se refere a:
Leonardo Da Vinci.
Rafael Sanzio.
Michelangelo.
Rodin.
O teatro no ensino fundamental leva a criança a compreender e estar habilitada para se expressar na linguagem dramática (PCN).
Com esse critério, o professor poderá, entre outras coisas, avaliar se o aluno desenvolve capacidade de:
Técnica, interação e raciocínio.
Teoria, motivação e memória
Atenção, concentração e observação.
Raciocínio, intuição e competitividade.
Cabe ao professor de arte, ao ensinar conceitos e princípios:
Confirmar que a memorização dos conteúdos não pertence a uma rede de significações.
Criar múltiplas oportunidades de interação dos estudantes com esses conteúdos, variando as formas de apresentálos.
Criar isoladas oportunidades de interação dos estudantes com esses conteúdos, variando as formas de apresentálos.
Não permitir ao aprendiz chegar a definições mais complexas, através das oportunidades de interações.
É necessário que o professor conheça diversos procedimentos em arte para ensiná-los aos seus alunos. São alguns exemplos de conteúdos procedimentais que devem ser dominados pelos professores em artes visuais:
Pintura, desenho, gravura, silêncio, modelagem e utilização de softwares.
Pintura, desenho, gravura, jingle, modelagem e utilização de softwares.
Pintura, desenho, gravura, modelagem e utilização de softwares.
Pintura, desenho, gravura, coreografia, modelagem e utilização de softwares.
Artes - Arte/Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na finalização de uma atividade de ateliê, propor aos alunos uma roda de conversa, na qual os trabalhos realizados são exibidos, analisados e cada aluno pode falar de seu processo de trabalho, é uma atividade
inadequada, porque não faz sentido mostrar trabalhos de crianças e adolescentes como produção artística.
inadequada, porque isso pode criar desconforto e competição entre os alunos.
inadequada, porque não existem formas de análise de produções artísticas que possam ser compartilhadas.
adequada, como forma de partilhar fruição e troca de repertório na resolução dos problemas da criação.
adequada, como forma de estabelecimento de critérios sólidos na avaliação de obras de arte.
Artes - Arte/Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A disseminação da leitura da obra de arte na educação ocorreu no Brasil, após a publicação do livro A imagem no ensino da Arte (1991), de Ana Mae Barbosa (In: Oliveira, 2007). Antes dessa disseminação, as atividades de artes visuais desenvolvidas na educação escolar estavam limitadas
aos estudos teóricos de crítica e estética.
ao desenho geométrico e à história da arte.
à decodificação da imagem e ao fazer artístico.
ao fazer artístico autoexpressivo e ao desenho geométrico.
aos estudos de crítica e à história da arte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...