Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No contexto educativo, a arte tem importante papel no processo de construção da cidadania. A apreciação e o desenvolvimento de diferentes linguagens artísticas são fundamentais para a educação. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. O ensino da arte, é atualmente, direcionado ao desenho técnico e centrado na figura do professor e na reprodução de modelos.
Artes - Arte/Educação - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
De acordo com Martins etalii (1998), uma avaliação é uma bússola de excelente qualidade para o professor se orientar. Ela é um diagnóstico dos alunos, do professor e do assunto tratado. É ponto de chegada e de partida; é meio, começo, fim e reinício.
As autoras relacionam, na avaliação em Arte, uma série de pontos de chegada, dentro de cada linguagem específica, a partir de três campos conceituais que subsidiam o trabalho em arte. Esses campos conceituais foram denominados como:
Artes - Arte/Educação - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Segundo Vygotsky (apud Martins et alii, 1998), a imaginação criativa não é um dom ou talento especial. Portanto, valorizar a criatividade nas aulas de Arte seria proporcionar aos alunos uma variedade de experiências sensíveis, desenvolvendo a capacidade presente na espécie humana de organizar novas combinações a partir de:
Educar o nosso modo de ver e observar é importante para transformar e ter consciência da nossa participação no nosso ambiente, na realidade cotidiana. Em relação à importância de ver, analise as afirmativas.
I. A visualização ocorre em dois níveis principais. Um deles é o que se refere ao objeto observado. O outro é o que a ambiência lhe proporciona.
II. Ver é também um exercício de construção perceptiva, onde os elementos selecionados e o percurso visual podem ser educados.
III. Observar é olhar, pesquisar, detalhar, estar atento de diferentes maneiras às particularidades visuais, relacionando-as entre si.
IV. Estimular o ver e o observar de maneira crítica na escola, através do conhecimento de artistas e estilos, não influenciará a leitura de mundo do aluno.
Estão corretas apenas as afirmativas
A aprendizagem de fatos, conceitos, procedimentos, valores, atitudes e normas são objetivos a serem alcançados no ensino-aprendizagem em arte. A aprendizagem de fatos e conceitos envolve, entre outros, as seguintes ações:
são suficientes para o aluno conhecer apenas a arte individual, local e regional.
a História da Arte é irrelevante, sendo necessária apenas em cursos especializados e universitários.
os conhecimentos adquiridos em um curso de arte servirão apenas para seu desenvolvimento na escola.
deverão incluir as elaborações sensíveis cognitivas frente às próprias produções artísticas e as de outros autores.
Compositor norte-americano, músico experimental, nascido em Los Angeles, em 5 de setembro de 1912. Compôs Imaginary Landscape nº 1, uma das suas mais conhecidas obras. É considerado o criador do happening. O trecho anterior refere-se ao músico
John Cage.
John Lennon.
Júnior Watson.
Hermeto Pascoal.
Considerando a arte como objeto de conhecimento, a compreensão do significado de cultura e o alargamento deste significado tornam-se indispensáveis para o professor. Ele pode compreender os modos de perceber e interpretar de seus alunos, seus padrões culturais, seus interesses, facilitando o diálogo, as relações sociais e afetivas, promovendo a dignidade e cidadania durante a realização de seu trabalho. De acordo com os conceitos de identidade cultural nos grupos sociais e sua relação com o aprendizado de artes nas escolas, marque a alternativa correta.
Identificar o que é significativo e relevante para o aluno em sua trajetória de vida, seus gostos e preferências, seus interesses e necessidades, suas preocupações e expectativas e sua leitura do mundo, é um caminho de dificultação para o trabalho pedagógico na escola.
A cultura se constrói no viver, não havendo, pois, um único lugar para se adquirir cultura, já que esta é entendida como uma rede de símbolos, significados e visões de mundo, o que favorece a criação sonora e musical e a dramatização de diferentes papéis e situações sociais.
A educação se faz na cultura. Tudo o que é feito pelo homem, como ideias, valores, objetos, técnicas, instrumentos, símbolos, preceitos, crenças, palavras e leis, é considerado cultura, assim como as obras concebidas pela natureza.
Diferente das culturas europeias, a cultura brasileira é homogênea e singular, existindo uma única matriz para nossos comportamentos, sendo necessário reconhecer esta característica para compreendê-la.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem da arte, assinale a opção correta.
No processo de ensino/aprendizagem da arte, não é possível integrar tecnologias diferenciadas, como as telemáticas, audiovisuais, textuais, orais, musicais, lúdicas e corporais.
O professor de arte deve ter uma visão pedagógica inovadora, porém restrita à que pressupõe a participação dos alunos.
O processo de ensino aprendizagem da arte é, sem dúvida, muito instigante somente para o aluno.
O ensino da arte não fornece subsídios para que os alunos se tornem autônomos e desenvolvam um senso estético.
O ensino da arte nas escolas deve incentivar a criatividade, facilitar o processo de aprendizagem e preparar melhor os alunos para o enfrentamento do mundo.
A arte, no contexto da educação, é uma ferramenta poderosa para o processo de construção da cidadania, uma vez que é fundamental para a educação o contato com as várias linguagens artísticas, preparando o aluno para a apreciação da arte e desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
Por dispor de conteúdos objetivos, a arte desenvolve o pensamento crítico.
Os novos meios e suportes tecnológicos comprometem de maneira negativa o fazer e a apreciação artística.
Os elementos e temas da cultura popular são determinantes para a criação do artesanato.
A criança reafirma seus valores culturais e de identidade por meio da arte.
O desenho, a pintura, a música, a dança são linguagens artísticas desconectadas umas das outras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...