Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No contexto educativo, a arte tem importante papel no processo de construção da cidadania. A apreciação e o desenvolvimento de diferentes linguagens artísticas são fundamentais para a educação. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. O ensino da arte, é atualmente, direcionado ao desenho técnico e centrado na figura do professor e na reprodução de modelos.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Martins etalii (1998), uma avaliação é uma bússola de excelente qualidade para o professor se orientar. Ela é um diagnóstico dos alunos, do professor e do assunto tratado. É ponto de chegada e de partida; é meio, começo, fim e reinício.

As autoras relacionam, na avaliação em Arte, uma série de “pontos de chegada”, dentro de cada linguagem específica, a partir de três campos conceituais que subsidiam o trabalho em arte. Esses campos conceituais foram denominados como:

  • A. criação/produção; percepção/análise; conhecimento da produção artístico-estética
  • B. conteúdo/habilidade; objetivo/competência; destreza no uso de instrumentos
  • C. objetivo geral/específi co; comportamento/atitude; identificação dos estilos estéticos
  • D. leitura/fruição; aprimoramento/aprofundamento; julgamento da qualidade artística
  • E. história/contexto; produto/resultado; evolução do gosto estético

Segundo Vygotsky (apud Martins et alii, 1998), a imaginação criativa não é um dom ou talento especial. Portanto, valorizar a criatividade nas aulas de Arte seria proporcionar aos alunos uma variedade de experiências sensíveis, desenvolvendo a capacidade presente na espécie humana de organizar novas combinações a partir de:

  • A. elementos da realidade que dispõem
  • B. técnicas observadas nas grandes obras de arte
  • C. referências presentes na história da arte
  • D. memórias de emoções de cada aluno
  • E. dados teóricos transmitidos pelo professor

“Educar o nosso modo de ver e observar é importante para transformar e ter consciência da nossa participação no nosso ambiente, na realidade cotidiana.” Em relação à importância de ver, analise as afirmativas.

I. A visualização ocorre em dois níveis principais. Um deles é o que se refere ao objeto observado. O outro é o que a ambiência lhe proporciona.

II. Ver é também um exercício de construção perceptiva, onde os elementos selecionados e o percurso visual podem ser educados.

III. Observar é olhar, pesquisar, detalhar, estar atento de diferentes maneiras às particularidades visuais, relacionando-as entre si.

IV. Estimular o ver e o observar de maneira crítica na escola, através do conhecimento de artistas e estilos, não influenciará a leitura de mundo do aluno.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.
  • E. I, II e III.

A aprendizagem de fatos, conceitos, procedimentos, valores, atitudes e normas são objetivos a serem alcançados no ensino-aprendizagem em arte. A aprendizagem de fatos e conceitos envolve, entre outros, as seguintes ações:

  • A. Compor, confeccionar, utilizar e simular.
  • B. Construir, simbolizar, representar e observar.
  • C. Prestar atenção a, deleitar-se com, brincar com e preferir.
  • D. Analisar, interpretar, conhecer, explicar, descrever e comparar.
  • E. Apreciar, valorar (positivamente e negativamente) e ser consciente de.

  • A.

    são suficientes para o aluno conhecer apenas a arte individual, local e regional.

  • B.

    a História da Arte é irrelevante, sendo necessária apenas em cursos especializados e universitários.

  • C.

    os conhecimentos adquiridos em um curso de arte servirão apenas para seu desenvolvimento na escola.

  • D.

    deverão incluir as elaborações sensíveis cognitivas frente às próprias produções artísticas e as de outros autores.

“Compositor norte-americano, músico experimental, nascido em Los Angeles, em 5 de setembro de 1912. Compôs Imaginary Landscape nº 1, uma das suas mais conhecidas obras. É considerado o criador do happening.” O trecho anterior refere-se ao músico

  • A.

    John Cage.

  • B.

    John Lennon.

  • C.

    Júnior Watson.

  • D.

    Hermeto Pascoal.

Considerando a arte como objeto de conhecimento, a compreensão do significado de cultura e o alargamento deste significado tornam-se indispensáveis para o professor. Ele pode compreender os modos de perceber e interpretar de seus alunos, seus padrões culturais, seus interesses, facilitando o diálogo, as relações sociais e afetivas, promovendo a dignidade e cidadania durante a realização de seu trabalho. De acordo com os conceitos de identidade cultural nos grupos sociais e sua relação com o aprendizado de artes nas escolas, marque a alternativa correta.

  • A.

    Identificar o que é significativo e relevante para o aluno em sua trajetória de vida, seus gostos e preferências, seus interesses e necessidades, suas preocupações e expectativas e sua leitura do mundo, é um caminho de dificultação para o trabalho pedagógico na escola.

  • B.

    A cultura se constrói no viver, não havendo, pois, um único lugar para se adquirir cultura, já que esta é entendida como uma rede de símbolos, significados e visões de mundo, o que favorece a criação sonora e musical e a dramatização de diferentes papéis e situações sociais.

  • C.

    A educação se faz na cultura. Tudo o que é feito pelo homem, como ideias, valores, objetos, técnicas, instrumentos, símbolos, preceitos, crenças, palavras e leis, é considerado cultura, assim como as obras concebidas pela natureza.

  • D.

    Diferente das culturas europeias, a cultura brasileira é homogênea e singular, existindo uma única matriz para nossos comportamentos, sendo necessário reconhecer esta característica para compreendê-la.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem da arte, assinale a opção correta.

  • A.

    No processo de ensino/aprendizagem da arte, não é possível integrar tecnologias diferenciadas, como as telemáticas, audiovisuais, textuais, orais, musicais, lúdicas e corporais.

  • B.

    O professor de arte deve ter uma visão pedagógica inovadora, porém restrita à que pressupõe a participação dos alunos.

  • C.

    O processo de ensino aprendizagem da arte é, sem dúvida, muito instigante somente para o aluno.

  • D.

    O ensino da arte não fornece subsídios para que os alunos se tornem autônomos e desenvolvam um senso estético.

  • E.

    O ensino da arte nas escolas deve incentivar a criatividade, facilitar o processo de aprendizagem e preparar melhor os alunos para o enfrentamento do mundo.

A arte, no contexto da educação, é uma ferramenta poderosa para o processo de construção da cidadania, uma vez que é fundamental para a educação o contato com as várias linguagens artísticas, preparando o aluno para a apreciação da arte e desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Por dispor de conteúdos objetivos, a arte desenvolve o pensamento crítico.

  • B.

    Os novos meios e suportes tecnológicos comprometem de maneira negativa o fazer e a apreciação artística.

  • C.

    Os elementos e temas da cultura popular são determinantes para a criação do artesanato.

  • D.

    A criança reafirma seus valores culturais e de identidade por meio da arte.

  • E.

    O desenho, a pintura, a música, a dança são linguagens artísticas desconectadas umas das outras.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...