Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A fim de fazer seus alunos se interessarem mais pela sua disciplina, uma criativa professora de Artes decidiu mostrar aos seus alunos um desenho animado americano chamado As Tartarugas Ninja. Neste desenho, os quatro heróis, que são os personagens principais, se chamam Rafael, Leonardo, Donatello e Michelangelo. A proposta da aula é pesquisar sobre os artistas no qual os criadores desse desenho se inspiraram para batizar os personagens. Sobre Rafael Sanzio, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    É considerado o pintor que melhor desenvolveu, na Renascença, os ideais clássicos de beleza: harmonia e regularidade de formas e cores.

  • B.

    Tornou-se muito conhecido como pintor das figuras de Maria e Jesus e seu trabalho foi tão precisamente elaborado que se transformou em modelo para o ensino acadêmico de pintura.

  • C.

    Os elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplos, claros e segundo uma simetria equilibrada.

  • D.

    Procura compreender o mundo segundo os conhecimentos científicos do seu tempo e, em suas obras, tenta recriar a realidade segundo princípios matemáticos.

As afirmações a seguir dizem respeito aos sistemas de cores RGB e CMYK.

I. A soma de duas cores primárias de um mesmo sistema resulta em uma das cores primárias do outro.

II. Em uma mistura entre as três cores primárias de um mesmo sistema, a subtração de uma dessas cores resulta na complementar da mesma.

III. A soma das três cores primárias de um sistema é exatamente o contrário da soma das três cores primárias do outro.

IV. Em uma mistura entre as três cores complementares de um mesmo sistema, a subtração de duas dessas cores resulta na primária desta.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

Próximo à década de 50, surgiu um movimento bastante ativo, que visava a desenvolver a expressão artística de crianças e adolescentes. Trata-se do movimento

  • A.

    Escola Tradicional.

  • B.

    Escola Nova.

  • C.

    Arte na Escola.

  • D.

    Escolinha de Arte.

  • A.

    detenha tanto o domínio instrumental como o conteúdo que deve ser trabalhado, as próprias concepções de currículo e as estratégias de aprendizagem.

  • B.

    domine completamente o inst rumental tecnológico a ser utilizado, não necessariamente tendo de ter conhecimento de todo conteúdo curricular a ser aplicado.

  • C.

    possua conhecimento das estratégias de aprendizagem e do conteúdo curricular a ser trabalhado, sem necessidade de conhecimento da tecnologia utilizada.

  • D.

    crie estratégias de aprendizagem para que os alunos desenvolvam o domínio do instrumental utilizado sem que este tenha ligação efetiva com a composição curricular.

  • E.

    trabalhe o conteúdo curricular a ser aplicado, de acordo com uma estratégia de aprendizagem que privilegie o conhecimento teórico a respeito do instrumental tecnológico.

É característica da avaliação formativa ser:

  • A.

    quantitativa

  • B.

    contínua

  • C.

    classificatória.

  • D.

    somativa.

  • E.

    genérica.

Para realizar um planejamento atual, preocupado com a experiência e crescimento cultural/artístico do estudante, o Professor de Arte deve ter como ponto de partida:

  • A.

    a arte estudadaempaíses europeus.

  • B.

    assuntos desenvolvidos por outras escolas.

  • C.

    organização de atividades de ensino – aprendizagem dos conteúdos escolares.

  • D.

    conhecimento da prática social e cultural vivida pelos alunosemrelação à arte.

  • E.

    a criação e o fazer do aluno pautados em qualquer proposta.

A partir de 1950, as disciplinas canto orfeônico, música e trabalhos manuais uniram-se ao desenho e passaram a fazer parte do currículo escolar da educação brasileira. Esse ensino da arte objetivava:

  • A.

    livre expressão dos alunos.

  • B.

    manter a divisão social existente na sociedade.

  • C.

    criação e criatividade.

  • D.

    sociedade mais justa e igualitária.

  • E.

    experiência cognitiva dos alunos.

O crítico de arte tem uma importante função na atualidade, registrar expressões artísticas por meio de ensaios, textos e fotografias, ajudando o público a tomar consciência daquilo que aconteceu na arte. São manifestações artísticas contemporâneas de caráter efêmero:

  • A.

    performances assemblages

  • B.

    happenings e grafite.

  • C.

    teatro de rua e gestualismo.

  • D.

    performances happenings

  • E.

    happenings action painting

Algumas nomenclaturas foram dadas ao ensino da arte, entre as quais A Educação através da arte, que foi difundida no Brasil com as ideias do filósofo Herbert Read. A base desse pensamento é ver a arte como:

  • A.

    seu próprio processo, sendo ele criador.

  • B.

    meta da educação.

  • C.

    processo técnico, aliado ao mercado de trabalho.

  • D.

    transformação da realidade social.

  • E.

    elaborações intelectuais, com baseemmodelos.

São objetivos da área de Arte no Ensino Fundamental II da SEE/MG que levam a valorizar e respeitar a diversidade:

  • A.

    conhecer e saber usar os diferentes procedimentos de arte,

  • B.

    experimentar, explorar e apreciar todas as possibilidades de linguagens artísticas, valorizando os processos de criação.

  • C.

    reconhecer valores e capacidades artísticas de indivíduos e de grupos, que relativizem as normas e valores da cultura de cada um.

  • D.

    identificar, relacionar e compreender a Arte a partir das diferentes exposições e espetáculos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...