Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Identifique os atendimentos, em educação especial, direcionados aos educandos da rede regular de ensino, que têm caráter de apoio, complemento ou suplemento:

1. Turma Bilíngue – LIBRAS/Português para educandos com deficiência mental.

2. Oficinas de Arte Cênicas, visual e musical .

3. Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE).

 4. Oficinas de esportes.

5. Serviço de Atendimento Especializado (SAESP).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Com relação às tendências pedagógicas do ensino de Arte, assinale a alternativa onde são indicadas algumas características da Pedagogia Tecnicista.

  • A.

    História da arte e apreciação artística evidenciada.

  • B.

    Leitura estético-crítica de imagens e técnicas artísticas.

  • C.

    Produção artística reduzida aos aspectos técnicos e uso do material.

  • D.

    Contextualização histórico-crítica dos conteúdos.

  • E. Experiência artística e estética com liberdade de expressão.

A arte e seu ensino na contemporaneidade busca ser crítica e conectada com a cultura, enfatizando o compromisso com a diversidade cultural que dá atenção à diversidade de códigos em função de etnias, gênero, classe social, religiões, etc.

 Para Ivone Richter (In Barbosa, 2002), o termo mais adequado a um ensino-aprendizagem em arte que se propõe estabelecer a inter-relação entre os códigos culturais de diferentes grupos culturais é:

  • A.

    Hibridismo.

  • B.

    Mediação Cultural

  • C.

    Multiculturalidade.

  • D.

    Pluralidade Cultural.

  • E.

    Interculturalidade.

Amanda Tojal (2007) foi pioneira no Brasil em sua abordagem na formação de públicos cegos para o museu. Com ela aprendemos que, na impossibilidade de um aluno visualizar imagens nas aulas de artes visuais, podemos recorrer:

  • A.

    ao toque em imagens bidimensionais.

  • B.

    apenas ao fazer artístico e à contextualização da obra.

  • C.

    às potencialidades sonoras, visuais e gestuais do objeto artístico.

  • D.

    ao toque direto em objetos tridimensionais e ao toque em objetos pedagógicos, como imagens de obras reproduzidas em diferentes relevos e texturas.

  • E.

    à possibilidade de desenvolver narrativas que descrevam precisamente as formas e os conteúdos da imagem.

Com relação à Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa na década de 1980, é correto afirmar:

  • A.

    é um método a ser aplicado através de eixos hierárquicos lineares.

  • B.

    é uma metodologia que se limita a si mesma, não se abrindo a outras teorias.

  • C.

    a partir de seus três eixos, fazer, ler e contextualizar, é possível pensar uma atuação significativa no ensino de Arte.

  • D.

    serve para quem quer um manual de caráter prescritivo.

  • E.

    no eixo da leitura é possível aprender a produzir um trabalho artístico.

Pesquisas preocupadas com a educação, arte e inclusão apontam para a necessidade de produção de objetos pedagógicos para ampliar as possibilidades de sua inclusão na escola. Fonseca da Silva (2010) alerta que “os objetos pedagógicos devem garantir um conjunto de características a serem observadas pelo professor de arte”.

Dentre as características, podemos apontar como corretas as afirmativas:

1. Inserir a pessoa com deficiência na aprendizagem de artes da turma.

2. Potencializar as aprendizagens dos estudantes.

3. Veicular uma concepção de ensino de arte espontaneista.

4. Garantir os aspectos lúdicos, desestabilizador, investigativo e inquietante na aprendizagem da arte contemporânea.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

As novas mídias trazem consigo novas linguagens e novas estratégias de aprender. Neste contexto é importante que a escola e os professores conheçam e se utilizem das mídias que estão no cotidiano, observando como elas podem colaborar na aprendizagem. A Mansão de Quelícera é um jogo eletrônico educativo que oportuniza novas possibilidades de interação e conexão com a arte, uma vez que durante todo o jogo o jogador é convidado a apreciá-la.

O jogo conta com citação de 101 obras da tradição de pintura artística, tendo por base o conceito que é marca das produções culturais contemporâneas.

Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito correspondente.

  • A.

    Apropriação

  • B.

    Assemblagem

  • C.

    Reelaboração

  • D.

    Reprodução

  • E.

    Releitura

Assinale a alternativa que corresponde à definição de educação especial apresentada na Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina, considerando os efeitos da Lei Complementar no 170 de 1998.

  • A.

    Educação especializada voltada para o atendimento de um público especial.

  • B.

    Processo interativo de educação escolar que visa à prevenção, ao ensino, à reabilitação e à integração social de educandos portadores de necessidades especiais, mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.

  • C.

    Educação escolar pública voltada estritamente para as pessoas que têm impedimento de natureza física e intelectual

  • D.

    Processo pedagógico que visa o ensino e a integração social de educandos portadores de necessidades especiais, mediante a utilização de materiais pedagógicos e tecnológicos em geral.

  • E.

    Educação escolar pública efetivada mediante a garantia de educadores especializados visando a formação de um cidadão integral.

A interdisciplinaridade de conteúdos ensinados pelo professor sempre teve grande importância pedagógica nas escolas. Um professor de Artes, querendo mostrar para seus alunos o quanto as disciplinas interagem entre si, propõe uma parceria com o professor de Matemática para uma aula especial. Este, por sua vez, aceita, para que os alunos compreendam melhor o conteúdo de geometria que ele está ensinando. Para isso, os dois professores devem escolher um artista que trabalhe com os conceitos de geometria e os aplique de maneira bastante explícita em suas obras. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o artista mais apropriado para ser trabalhado nesta ocasião.

  • A.

    Hieronymus Bosch.

  • B.

    Jan van Eyck.

  • C.

    Pieter Brueghel.

  • D.

    Maurits Cornelis Escher.

  • A.

    O termo “uma” não é a união das três cadeiras, mas ela mesma, única, que pode ser apresentada de várias formas, seja ela tridimensional, bidimensional ou descritiva (imagem imaginária), pois a representação de cadeira é uma construção cultural de senso comum, visto que é funcional e está presente no cotidiano, tornando-a uma representação simples e universal, pragmatizada no inconsciente coletivo. A fig.1 é a materialização de todas essas apresentações numa nova representação.

  • B.

    O termo “uma” significa que existe somente uma cadeira, que é a tridimensional. E a “apresentação pictórica” é a materialização de todas as ideias presentes na obra.

  • C.

    O termo “uma” é a união da “contextualização artística, apreciação visual e o fazer artístico”, logo, é a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. E a “apresentação pictórica” é a materialização visual do ensino-aprendizagem.

  • D.

    O termo “uma” refere-se à representação das três formas de apresentação de “cadeira” presentes na obra, logo, o “uma” é sinônimo da própria “Fig.1”. As três apresentações presentes na Fig.1 possuem, em comum, o significado “cadeira”. Comparando em termos pedagógicos, remetem à Proposta Triangular da Ana Mae Barbosa, no entanto, o “uma” assim como a “Fig.1” não é a Proposta em si, mas o que cada prática possui em comum, o objetivo desta proposta: formar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...