Questões sobre Estudo de Usuários

Lista completa de Questões sobre Estudo de Usuários para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Estudos de comunidade e estudos de usuários são importantes mecanismos para o planejamento e a avaliação de serviços de informação. A respeito desses estudos, julgue os itens subseqüentes.

Os estudos de usuários tradicionais, denominados estudos centrados no sistema, baseiam-se em características socioeconômicas de grupos de indivíduos, enquanto os estudos mais recentes, denominados estudos centrados no usuário, estudam as características e perspectivas individuais dos usuários e buscam identificar comportamentos comuns à maioria deles.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estudos de comunidade e estudos de usuários são importantes mecanismos para o planejamento e a avaliação de serviços de informação. A respeito desses estudos, julgue os itens subseqüentes.

O método da observação direta é adequado para a coleta de dados socioeconômicos em estudos da comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que está de acordo com a técnica de elaboração de questionário nos exemplos de perguntas/respostas abaixo.

  • A.

    Você considera o atendimento da biblioteca

    Muito bom       Bom       Regular        Ruim.
  • B.

    Como você considera o espaço da biblioteca?

    Muito Bom            Ruim.

  • C.

    Você conhece e utiliza a biblioteca da instituição?

    Sempre        Às vezes         Raramente        Nunca.

  • D.

    Você considera o espaço da biblioteca suficiente e adequado?

    Sim                               Não

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Reconhecer as habilidades do usuário para diagnosticar seu comportamento em relação ao uso da informação, melhorar a resposta do sistema e aumentar o nível de satisfação do usuário, é um mecanismo praticado pelas unidades de informação. Esse mecanismo, que é importante para promover a melhoria dos serviços e produtos, denomina-se:

  • A.

    avaliação do público-alvo.

  • B.

    estudos de usuário.

  • C.

    controle de habilidades.

  • D.

    técnicas de atendimento.

Entre as habilidades desenvolvidas por meio de um programa de educação de usuá-rios voltado para information literacy, NÃO se inclui:

  • A.

    Inteligência competitiva.

  • B.

    Responsabilidade social.

  • C.

    Competência informacional.

  • D.

    Aprendizagem independente.

Estudos de comunidade e de usuários são mecanismos importantes para o planejamento e a avaliação dos serviços de informação prestados pelas bibliotecas. Assinale a opção correta acerca desses estudos.

  • A.

    Estudos de usuários são análises dos aspectos econômicos e sociais de um grupo a ser atendido por um serviço de informação.

  • B.

    A técnica do incidente crítico, que é utilizada em estudos de comunidade, consiste na proposição de problemas por um grupo de especialistas e na observação de como os usuários os solucionam.

  • C.

    Em estudos de usuários, necessidade de informação refere-se às informações que o usuário deve ter para o seu trabalho, e demanda de informação refere-se ao que é efetivamente solicitado pelo usuário.

  • D.

    Em estudos de comunidade, não devem ser levantadas informações étnicas e raciais, pois esses fatores não devem interferir no planejamento dos serviços de informação.

Em muitas bibliotecas brasileiras, o pessoal menos capacitado é designado para atuar nas atividades de atendimento ao público. Isso, em última instância, evidencia

  • A.

    baixa prioridade dos serviços ao usuário.

  • B.

    falta de uma política de treinamento de pessoal.

  • C.

    gerência desatenta.

  • D.

    dificuldade na captação de recursos humanos apropriados.

  • E.

    falta de pessoal especializado para atendimento ao público.

Em uma máquina do tempo você retorna ao ano de 1876 e participa de um Congresso da ALA. O palestrante é Samuel Sweet Green. Antes mesmo do início da palestra, você sabe que ele vai apresentar uma proposta de

  • A.

    reserva de mercado para os bibliotecários norteamericanos.

  • B.

    metodologia para análise de necessidades do usuário.

  • C.

    avaliação holística da biblioteca.

  • D.

    criação de uma base de dados sobre biblioteconomia e documentação.

  • E.

    serviço formalizado de atendimento ao usuário.

O perfil de interesses informacionais aplicado a usuários de uma biblioteca especializada em direito detectou que cinco deles lêem sempre os novos fascículos de um determinado título de periódico. O bibliotecário elabora uma lista com os nomes dos usuários e, anexando-a a cada novo fascículo do periódico de interesse, encaminha-o para o primeiro usuário da lista. Solicita a este que, após o uso, envie o fascículo para o segundo da lista e assim por diante. Nesse caso, o bibliotecário implantou um serviço de empréstimo

  • A.

    sistematizado.

  • B.

    dirigido.

  • C.

    em rodízio.

  • D.

    encadeado.

  • E.

    apriorístico.

O usuário percorre as estantes de uma biblioteca que permite o livre acesso ao acervo. Depara-se casualmente com um livro que será útil para a pesquisa que realiza no momento. O processo que lhe permitiu encontrar esse livro é denominado, no jargão da biblioteca, como

  • A.

    aproximação.

  • B.

    occasional.

  • C.

    contextualidade.

  • D.

    browsing.

  • E.

    intervencionismo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...