Lista completa de Questões sobre Estudo de Usuários para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Estudos de comunidade e estudos de usuários são importantes mecanismos para o planejamento e a avaliação de serviços de informação. A respeito desses estudos, julgue os itens subseqüentes.
Os estudos de usuários tradicionais, denominados estudos centrados no sistema, baseiam-se em características socioeconômicas de grupos de indivíduos, enquanto os estudos mais recentes, denominados estudos centrados no usuário, estudam as características e perspectivas individuais dos usuários e buscam identificar comportamentos comuns à maioria deles.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Estudos de comunidade e estudos de usuários são importantes mecanismos para o planejamento e a avaliação de serviços de informação. A respeito desses estudos, julgue os itens subseqüentes.
O método da observação direta é adequado para a coleta de dados socioeconômicos em estudos da comunidade.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção que está de acordo com a técnica de elaboração de questionário nos exemplos de perguntas/respostas abaixo.
Você considera o atendimento da biblioteca
Muito bom Bom Regular Ruim.
Como você considera o espaço da biblioteca?
Muito Bom Ruim.
Você conhece e utiliza a biblioteca da instituição?
Sempre Às vezes Raramente Nunca.Você considera o espaço da biblioteca suficiente e adequado?
Sim NãoNAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Reconhecer as habilidades do usuário para diagnosticar seu comportamento em relação ao uso da informação, melhorar a resposta do sistema e aumentar o nível de satisfação do usuário, é um mecanismo praticado pelas unidades de informação. Esse mecanismo, que é importante para promover a melhoria dos serviços e produtos, denomina-se:
avaliação do público-alvo.
estudos de usuário.
controle de habilidades.
técnicas de atendimento.
Entre as habilidades desenvolvidas por meio de um programa de educação de usuá-rios voltado para information literacy, NÃO se inclui:
Inteligência competitiva.
Responsabilidade social.
Competência informacional.
Aprendizagem independente.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Estudos de comunidade e de usuários são mecanismos importantes para o planejamento e a avaliação dos serviços de informação prestados pelas bibliotecas. Assinale a opção correta acerca desses estudos.
Estudos de usuários são análises dos aspectos econômicos e sociais de um grupo a ser atendido por um serviço de informação.
A técnica do incidente crítico, que é utilizada em estudos de comunidade, consiste na proposição de problemas por um grupo de especialistas e na observação de como os usuários os solucionam.
Em estudos de usuários, necessidade de informação refere-se às informações que o usuário deve ter para o seu trabalho, e demanda de informação refere-se ao que é efetivamente solicitado pelo usuário.
Em estudos de comunidade, não devem ser levantadas informações étnicas e raciais, pois esses fatores não devem interferir no planejamento dos serviços de informação.
Em muitas bibliotecas brasileiras, o pessoal menos capacitado é designado para atuar nas atividades de atendimento ao público. Isso, em última instância, evidencia
baixa prioridade dos serviços ao usuário.
falta de uma política de treinamento de pessoal.
gerência desatenta.
dificuldade na captação de recursos humanos apropriados.
falta de pessoal especializado para atendimento ao público.
Em uma máquina do tempo você retorna ao ano de 1876 e participa de um Congresso da ALA. O palestrante é Samuel Sweet Green. Antes mesmo do início da palestra, você sabe que ele vai apresentar uma proposta de
reserva de mercado para os bibliotecários norteamericanos.
metodologia para análise de necessidades do usuário.
avaliação holística da biblioteca.
criação de uma base de dados sobre biblioteconomia e documentação.
serviço formalizado de atendimento ao usuário.
O perfil de interesses informacionais aplicado a usuários de uma biblioteca especializada em direito detectou que cinco deles lêem sempre os novos fascículos de um determinado título de periódico. O bibliotecário elabora uma lista com os nomes dos usuários e, anexando-a a cada novo fascículo do periódico de interesse, encaminha-o para o primeiro usuário da lista. Solicita a este que, após o uso, envie o fascículo para o segundo da lista e assim por diante. Nesse caso, o bibliotecário implantou um serviço de empréstimo
sistematizado.
dirigido.
em rodízio.
encadeado.
apriorístico.
O usuário percorre as estantes de uma biblioteca que permite o livre acesso ao acervo. Depara-se casualmente com um livro que será útil para a pesquisa que realiza no momento. O processo que lhe permitiu encontrar esse livro é denominado, no jargão da biblioteca, como
aproximação.
occasional.
contextualidade.
browsing.
intervencionismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...